Quando Deus Não Quer Sacrifícios (3)

Meditação do dia: 06/09/2025

“Sacrifícios e ofertas não quiseste; abriste os meus ouvidos; holocaustos e ofertas pelo pecado não requeres.” (Sl 40.6)

Quando Deus Não Quer Sacrifícios (3) – Nos tempos do profeta Isaías, o relacionamento do povo de Deus e suas ações de culto estavam tão distantes daquilo que as Sagradas Escrituras ensinam e descrevem, que Deus enviou uma mensagem ao povo através desse profeta, que revela a insatisfação divina com o culto e os rituais que eram ações completamente vazias de significado e devoção verdadeiras. “¹¹O Senhor diz: “De que me serve a multidão dos sacrifícios que vocês oferecem? Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados. Não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. ¹²Quando comparecem diante de mim, quem requereu de vocês esse pisotear dos meus átrios? ¹³Não me tragam mais ofertas vãs! O incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados e a convocação das assembleias. Não posso suportar iniquidade associada à reunião solene. ¹⁴As Festas da Lua Nova e as solenidades, a minha alma as odeia; já são um peso para mim; estou cansado de suportá-las.” ¹⁵”Quando vocês estendem as mãos, eu fecho os meus olhos; sim, quando multiplicam as suas orações, não as ouço, porque as mãos de vocês estão cheias de sangue” (Is 1.11-15). Gostaria que você voltasse na leitura desse texto de Isaías e prestasse bastante atenção nos muitos apontamentos que o Senhor fez das razões porque não aceitava o culto e as ofertas das pessoas. Não se trata das ofertas ou do modo como elas são apresentadas, mas da condição da vida dos adoradores. Elas se acostumaram com os rituais e os ofereciam mecanicamente, tudo era muito artificial, supérfluo e racional sem nada de fé, devoção e reverencia. Não se serve a Deus fazendo rituais, cumprindo compromissos e obrigações sacrificantes, caros e preciosos, mas onde o coração e a vida da pessoa não está naquilo. Não muda nada em nossos dias e na Nova Aliança; só saber que Deus nos ama, que Cristo morreu por nós na cruz e que somos perdoados pelo seu sacrifício, isso em si não muda a vida de ninguém. Frequentar igrejas, cantar cânticos religiosos, oferecer dinheiro e até serviço, se desgastar fazendo coisas para Deus, dizendo que dedicou a vida inteira ao serviço de Deus e sofreu pela causa do Evangelho… mas quais foram e quais são os verdadeiros motivos?

Senhor, te louvamos e agradecemos pela vida eterna que ganhamos por aquilo que Jesus Cristo fez lá na cruz e colocou a nossa disposição. Cremos na tua Palavra e no poder transformador que ela tem e entregamos nossas vidas aos teus cuidados para que sejamos adoradores e servos dispostos e disponíveis a ti e ao teu serviço. Agradecemos por tudo, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário