O Andar do Bem-Aventurado

Meditação do dia: 31/03/2024

“Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Sl 1.1)

O Andar de Um Bem-Aventurado – Alguém perguntou o que seria cometer um pecado de omissão? Ao receber a resposta, de que se trata de deixar de fazer algo que deveria fazer e essa omissão produz um dano, prejuízo ou algum mal, então se chama de “pecado de omissão.” A pessoa então comentou sobre a sua ingenuidade: “Pensei que pecado de omissão, seria quando eu tinha oportunidade de cometer um pecado e deixava de cometer!” O Livro dos Salmos é aberto com essa preciosidade, que simplesmente chamamos de “Salmo 1, ou primeiro;” já de cara, no primeiro versículo ele fala de uma trilogia que não faz parte da vida de uma pessoa bem-aventurada. Milhares e milhares de pessoas tem sido abençoadas, só com a simples abstinência de praticar essas três coisas que em certas circunstancias, fazem parte da vida cotidiana de muitos, senão de todos, e quem pensa raso, diria, “isso não faz mal, isso não tem importância, todo mundo faz ou passa por isso.” Como aquele slogan de quase todas as mães falando aos seus filhos: “VOCÊ NÃO É TODO MUNDO!”             Não andar – não se deter e não se assentar. Parece bastante claro, que são de “passos,” ou etapas seguidas que uma coisa leva a outra e no final dá tudo errado e se perde a bênção. A pessoa está seguindo com sua vida, vivendo, caminhando, quando encontra a primeira placa do salmo alertando: Não andar no conselho dos ímpios – claro, se trará de pedir ou aceitar conselhos, sugestões, encaminhamentos, direcionamentos de pessoas ímpias. Permita-me não ofender a sua inteligência, mas é uma questão de hábito; evangélicos costumam atribuir o nome “ÍMPIO” para qualquer pessoa não evangélica. Não é só uma questão de semântica, as palavras são objetos muito precisos e tem peso, tem valor, e essa palavra significa alguém de caráter mal, maldosa, implacável, perigosa, nociva e mal intencionada. Sabemos que nem todas as pessoas não evangélicas são assim. O que uma pessoa bem-aventurada não faz e não pode fazer é pedir ou aceitar conselhos de uma pessoa verdadeiramente ímpia e que lhe dá conselhos e sugestões que lhe conduzirão a praticar o mal. Quando precisamos de conselhos e orientações, procuramos boas pessoas, especializadas, profissionais com credibilidade e com ética e responsabilidade. Se vamos construir, precisamos de orientações de engenheiros, construtores e profissionais da área. Se vamos iniciar um negócio, procuramos assessoria e apoio especializado; quem vai iniciar um tratamento de saúde, precisa consultar um profissional da área específica principalmente. Agora, que seja num caso desses supra citados, a orientação inclui alguma prática que contraria a fé, viola a Palavra de Deus e ou é ilegal, imoral, subversão de leis estabelecidas… aí não dá! Nesse caso, precisaremos de uma segunda opinião, preferencialmente de alguém que seja de fato, ético, respeitável e não induza ao pecado. Não ande no conselho dos ímpios!

Senhor, obrigado pela advertência que a tua Palavra nos traz e que serve de guia seguro para a nossa caminhada de fé e crescimento na semelhança de Cristo. Em nome dele oramos agradecidos, amém.

Pr Jason

O Bem-Aventurado

Meditação do dia: 30/03/2024

“Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Sl 1.1)

O Bem-Aventurado – Vou variar um pouco a temática nesses próximos devocionais, voltando a atenção para o Livro dos Salmos. Este é um dos livros preferidos de onze de cada dez leitores da Bíblia. Além de serem muito inspirativos, eles expressam muito bem as profundezas da alma humana e especialmente dos adoradores de Deus. Desejo aprender e compartilhar com vocês algumas boas experiencias com a Palavra cantada, declamada e aqui podemos dizer que literalmente em “verso e prosa. Hoje, vamos começar no começo, e a chamado do poeta, iniciou com a expressão “Bem-aventurado” que se mostra ser um termo bastante recorrente nas páginas sagradas e na literatura oriental   dos velhos tempos, mas que no nosso português atual quase não se utiliza e mesmo entre os cristãos praticantes, se faz necessário buscar sinônimos e dar explicações, para uma melhor compreensão da exatidão do sentido original. Mas estamos aqui para nos alimentar e não para discussões semânticas e exegéticas ou culturais entre os escritos antigos e o hodierno. O mais trivial que adotamos para o termo que inicia o Livro dos Salmos, é “mais que feliz!” talvez poderíamos dizer “um felizardo,” um “sortudo,” mas nesse caso o sentido é mais restrito à idéia de ganhar coisas, acertar alvos, ser recompensado constantemente. A idéia de “Bem-Aventurado” vai mais longe, é mais abrangente e lida com a vida espiritual, intimidade com Deus, alguém realizado e satisfeito com os resultados de sua vida. Sendo assim, esse primeiro salmo vai descrever digamos, a receita de como se alcançar esse nível de experiencia e permanecer lá por muito tempo. Então, estamos falando de um projeto de vida, não é coisa para satisfação imediata; se trata de alguém que busca em Deus e sua Palavra, soluções definitivas e não apenas alívio temporário. Para se construir esse estilo de vida é preciso um projeto de longo prazo, investimento sólido, perseverança e resiliência. No devido tempo, os frutos aparecerão. “… no devido tempo, dá o seu fruto…” (Sl 1.3). Vamos juntos nessa viagem?

Pai querido, queremos nos ver como Bem-Aventurados diante do Senhor e colher os frutos de uma vida de proximidade e comunhão verdadeira. Pedimos que abra os nossos olhos e também nossos entendimentos e corações para recebermos revelações do Espírito Santo, o mesmo que inspirou a Escritas das poesias e canções que tem iluminado a vida de milhares de pessoas durante os milhares de anos, mantendo-se novos a cada manhã e renovados a cada dia. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

A Nuvem de Dia e o Fogo de Noite

Meditação do dia: 29/03/2024

“De dia, a nuvem do Senhor repousava sobre o tabernáculo, e, de noite, havia fogo nela, à vista de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.” (Ex 40.35)

A Nuvem de Dia  e Fogo à Noite – Vivemos num país tropical e de certa forma temos temporadas climática razoavelmente bem definidas; hoje não mais tão precisas devido às mudanças climáticas globais, mas na média nossas regiões tem suas peculiaridades e a grande parte da população sabem definir as temporadas de chuvas, frio, calor, ventos mais fortes e algumas particularidades. Sendo assim, estamos bem acostumados com nuvens de diversos tipos e formatos; mas nada que se compara com aquela nuvem que apareceu sobre os israelitas na noite da saída do Egito e que serviu de iluminação para eles e à certa altura da perseguição do Faraó, ela se deslocou automaticamente e se interpôs entre as duas massas de gente, servindo de luz para os israelitas e obscurecia o caminho para os egípcios, o que por si só, não é nada comum. “Então o Anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e passou para trás deles. Também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles,20 e ia entre o exército dos egípcios e o exército de Israel. A nuvem era escuridão para os egípcios, mas iluminava a noite para o povo de Israel, assim que, durante toda a noite, os dois exércitos não puderam se aproximar.” (Ex 14.19,20). Aquelas pessoas passaram a viverem suas vidas diárias com suas rotinas de atividades, debaixo daquele toldo que os protegiam do sol escaldante do deserto, fazendo sobre e de certa forma ela também oferecia conforto térmico, amenizando o clima. À noite, ela ficava como que em chamas, sendo assim, produzia conforto contra o frio que desaba no deserto durante a noite e inibia ataques contra a segurança dos acampados, pois os animais selvagens e predadores de hábitos noturnos, não se sentiam à vontade com o aspecto que aquilo tomava. Fogo e nuvem sobrenaturais, acontecendo naturalmente todos os dias, de forma que aquele aspecto do favor divino, com sua presença produzindo conforto, segurança e bem-estar, fora incorporado de tal forma que logo não despertava mais a admiração, a êxtase e o impacto do sobrenatural. Não gostaria de pensar assim, mas parece que algumas circunstancias da vida deixam de serem notadas e os favores e as bênçãos de Deus começam a não produzir a glória e o louvor merecidos por Deus, o Senhor Todo Poderoso e provedor de todas as bênçãos para nós. Você se sentiria incomodado se lhe fosse perguntado se reconhece que vive debaixo da nuvem e fogo das providencias divinas para todas as suas necessidades e em todas as suas atividades?

Senhor, minha oração é na verdade uma pergunta: Onde não estou percebendo a tua graça e tua glória abençoando a minha vida? Onde o Senhor não está sendo reconhecido, adorado e glorificado por minha vida e minhas ações? Aproprio-me da oração do salmista quando ele disse: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos;24 vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139.23,24). Em nome de Jesus, amém. Pr

A Nuvem e a Glória

Meditação do dia: 28/03/2024

“Moisés não podia entrar na tenda do encontro, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo.” (Ex 40.35)

A Nuvem e a Glória – Tudo o que qualquer pessoa deseja ver sobre seu trabalho e suas atividades é a aprovação. Todos gostamos de apreciação e reconhecimento pelo que fazemos e também pelo que somos. Nem sempre acertamos todas, mas isso não deve ser motivo para não dar continuidade aos projetos iniciados. Muitas pessoas concluíram seus maiores trabalhos em estágios já bem adiantados em termos de idade. Quando se acerta muito cedo, o risco de vir a errar se torna bem maior do que quando se faz várias tentativas e não se chega ao êxito; sendo assim, cresce a expectativa de que ainda vai chegar a minha vez. Moisés foi chamado para conduzir o povo hebreu, retirando-o da escravidão no Egito e leva-lo até a terra de Canaã, que lhe era atribuída por Deus e por eles chamada de Terra Prometida. Entre a saída do Egito e a chegada à Canaã, havia um percurso com desertos, perigos, oportunidades e em tudo teriam a presença e a graça de Deus lhes dando todas as condições de serem bem sucedidos. Essa jornada é uma metáfora da vida cristã: Damos a partida com a experiencia do Novo Nascimento, quando deixamos o mundo e o pecado que controlavam a nossa vida e ditavam nossas práticas e consequentemente, selavam o nosso destino. Entrar em Canaã e chegar na vida cristã adulta, ou na maturidade da fé, como disse o apóstolo São Paulo: “¹³Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, ¹⁴Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente” (Ef 4.13,14). Então, tal lá, como cá, entre a saída e a chegada, existe um percurso que todos devem fazer. Pode ser feito com prazer, determinação, aproveitar as oportunidades de aprender e servir. Também pode ser feito com murmuração, desprezo e inquietação e dificultar a vida dos líderes e companheiros de jornada. Podemos ser testemunhas da bondade de Deus e sua infinita capacidade de suprir e livrar, como também podemos ser consumidos de ressentimentos, apegos desnecessários e até saudades da velha vida. Mas a vida, a liderança e o testemunho de vida de Moisés é uma ótima referencia para quem tem grandes responsabilidades. Ele serviu, fez tudo conforme a vontade de Deus e na inauguração do maior projeto humano para Deus, em termos de adoração, ele foi abençoado, aprovado e a manifestação acontecida ali, foi o selo de aprovação e reconhecimento de tudo que fez até então. Sejamos fiéis e firmes no propósito de fazer bem feito e no devido tempo, veremos a bênção sobre nossos serviços.

Obrigado, Senhor, por manifestar a sua graça sobre nossas vidas e aprovar aquilo que realmente foi bem feito e com a motivação correta. Te louvamos e agradecemos no nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Quando Nem Moisés Podia

Meditação do dia: 27/03/2024

“Moisés não podia entrar na tenda do encontro, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo.” (Ex 40.35)

Quando Nem Moisés Podia – Entendo que precisamos de uma boa dose de humildade e serenidade ao meditar nesse texto, para tirarmos conclusões precipitadas sobre condições de servir a Deus. Grande parte das experiencias espirituais que acontecem entre nós, como povo de Deus, são muito intimistas, particulares e peculiares. Não podemos querer utilizar todas as situações para servirem como parâmetros do que seja considerado ideal em servir ou realizar tarefas. Moisés era Moisés, primeiro e único! Davi era Davi, primeiro e único! Pedro foi Pedro; Jason e Jason e não precisa esperar nada mais do isso! Precisamos aprender, podemos e devemos aprender em todo lugar da Palavra de Deus; até as experiencias negativas, podem nos servir de aprendizado. Mas cuidado com as comparações e as medidas desmedidas. Quando Moisés acabou a sua obra e a entregou a Deus como determinado, a nuvem da presença de Deus se manifestou poderosamente, cobrindo tudo ali e a glória de Deus encheu o tabernáculo. Que coisa maravilhosa! Devia ser algo lindo, glorioso, bom demais para se ver e se experimentar; especialmente se a pessoa estivesse ali com um coração quebrantado, reverente, com temor e poder apreciar aquilo como algo verdadeiramente sobrenatural e único; mesmo para nós da nova aliança, ocidentais e cheios das manias de interpretar tudo que aparece em nossa frente, ou ouvimos falar; aquilo era glorioso para os de fé, que amava a Deus e apreciava sua revelação. Nunca podemos esquecer os ensinos apostólicos e bíblicos: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam” (Hb 11.6). Sem ter uma fé autêntica, tudo é só movimento, agito! Ver por ver não significa muito. Quantos daquelas pessoas que viram e testemunharam aquilo, se tornaram rebeldes, teimosos e foram consumidos no deserto e não herdaram as promessas. A revelação que agora temos na Nova Aliança é muito superior àquilo que aconteceu lá. Mas quantos cristãos estão cientes disso? Quantas pessoas não experimentam a graça de Deus, porque não vêem e não sentem? Sem fé, nivelamos por baixo e não vale muito à pena.

Senhor, obrigado por personalizar as experiencias de cada um de nós com a tua graça e misericórdia. Quero compreender o meu papel e o meu lugar e fazer a tua vontade com alegria e diligencia. Agradecemos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Então a Nuvem Cobriu a Tenda

Meditação do dia: 26/03/2024

“Então a nuvem cobriu a tenda do encontro, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo.” (Ex 40.34)

Então a Nuvem Cobriu a Tenda – Esse é um daqueles textos da minha predileção, porque diz muito em pouco espaço; daqueles que vão direto ao ponto, e que se pode ler mais do que está escrito sem medo de ser feliz. Na meditação de ontem, deixei um spoiler para hoje, ligando os pontos entre o versículo 33 e o 34 de hoje. Lá termina dizendo: “Assim Moisés acabou a obra.” O verso 34 vem exatamente dando sentido e confirmando o início da nova etapa: “Então a nuvem cobriu a tenda do encontro, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo.” Deus deu uma missão ou tarefa a ser feita e quando ela ficou pronta, então ele se manifesta de forma maravilhosa, confirmando a aceitação do trabalho feito, da forma como foi feito e no tempo que fora programado. Deus estava dando a sua aprovação, a sua bênção, confirmando a aceitação de sua parte de tudo aquilo. Deus só se manifestou depois que Moisés terminou a sua parte. Eu amo essa lição! Pessoas vivem pedindo, implorando e correndo atrás da aprovação de Deus, de confirmação de chamada, de ministério, de fazer alguma coisa, começar um novo projeto, mas parece que nada acontece e elas vivem confusas e desorientadas. Mas a quase totalidade dessas pessoas não concluíram a etapa que lhes foi dada, e sem terminar uma tarefa, não pode haver aprovação divina. A nuvem e a glória de Deus não vai aparecer até que ele entenda que foram satisfeitas todas as determinações anteriores. Pregadores querem ver o fogo cair nas suas ministrações; igrejas querem ver conversões de pecadores, crescimento saudável dos membros; missões querem ver resultados; líderes esperam ver eficiência e a graça de Deus fluindo nos ministérios; tudo isso é fato e alguns estão pagando preços altos de custos, desgastes, ativismo e etc. A pergunta que não quer calar é: Já montou seu tabernáculo, já concluiu a sua última missão? Já entregou a Deus o que ele lhe confiou? Assim que você terminar…. a nuvem pode se manifestar e a glória de Deus pode vir e confirmar tudo. Você terá a aprovação de Deus! Termine, conclua as etapas e finalize tudo, não deixe trabalho sem fazer ou incompleto. O Senhorio de Deus exige obediência e eficiência integral da parte dos seus servos.

Senhor, obrigado por nos ajudar a completar as tarefas e sermos eficientes naquilo que é nossa responsabilidade. Não é só pedir a tua aprovação, mas ela vem assim que fazemos o que fomos ordenados e incumbidos de fazer. Obrigado por essas preciosas lições de vida e para a vida! Em nome de Jesus, oramos com gratidão. Amém!

Pr Jason

Assim Moisés Acabou a Obra

Meditação do dia: 25/03/2024

“Levantou também o átrio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou o cortinado da porta do átrio. Assim Moisés acabou a obra.” (Ex 40.33)

Assim Moisés Acabou a Obra – Constantemente estamos finalizando alguma tarefa; como diariamente realizamos muitas coisas, sempre estaremos começando umas, fazendo outras e finalizando algumas. Do ponto de vista íntimo, no interior de cada pessoa, há uma necessidade de finalizar etapas. Que trabalha com as ciências comportamentais, elas afirma que para a boa saúde emocional e psicológica, finalizar etapas e concluir projetos é extremamente importante para a pessoa. No íntimo, já sabemos disso. Atividades que não permitem conclusão, se tornam rotineiras, cansativas e geram insatisfações e inquietações que podem até passarem desapercebidas, mas o acúmulo disso na vida, gera fatores de estresse e uma hora a medida satura e alguém pode explodir com reações que parecem atos de insanidade ou descontrole emocional. Atividades desse nível, precisam ser compensadas com outras ações que equilibrem e produzam satisfação e bem estar pessoal e íntimo. Exemplos disso são as atividades domésticas, que submetem a pessoa aquela rotina de fazer, refazer e fazer de novo diariamente e continuamente. Uma mãe dona de casa, levanta cedo, faz café, põe a mesa, tira a mesa e enche a pia de coisas para lavar, lava; vai arrumar a casa, fazer as camas, fazer almoço, lavar louça, fazer jantar, lavar louças, lavar roupas, recolher, dobrar, passar, arrumar e amanhã cedo começa tudo de novo e a semana toda, o mês, o ano, a vida… ela nunca vê fim nessas atividades e ainda houve os elogios de sempre: ela não trabalha, só cuida da casa… Pastores com atividades espirituais de pregar, acolher novos convertidos, preparar para batismo, doutrinar, ensinar e o circulo continua a vida toda, sempre… isso é sim, fator de estresse emocional e físico. O nosso texto, afirma que Moisés recebera o tabernáculo pronto, mas desmontado e depois de supervisionar tudo e conferir e aprovar, recebeu ordem de montar o tabernáculo e preparar os sacerdotes e deixar tudo em condições de inauguração. Foi o que ele fez: “Levantou também o átrio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou o cortinado da porta do átrio. Assim Moisés acabou a obra.” Agora sim, acabou mesmo! Que satisfação deve ter gerado no interior daquele ancião obediente e disposto a fazer tudo conforme as instruções. Vou conectar esse texto com o seguinte, na meditação para o dia de amanhã e veremos que linda experiencia de se ver a vontade de Deus acontecendo e validando as ações feitas até então.

Senhor, obrigado pela sua infinita graça e bondade, de forma que possamos ver os frutos do nosso trabalho e a realização de ter feito algo que agradou ao Senhor e isso vai abençoar muitas outras pessoas. Te agradecemos pelas oportunidades e parcerias, de servir ao Senhor, servindo também às pessoas. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Uma Data a Ser Celebrada

Meditação do dia: 24/03/2024

“No primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, o tabernáculo foi armado.” (Ex 40.17)

Uma Data a Ser Celebrada – Considerando que os hebreus saíram do Egito na noite do dia catorze do primeiro mês do calendário deles, marcando assim o início do sua contagem de um calendário próprio, estamos falando de um ano de atividades e já estamos com muita coisa organizada e o tabernáculo já armado, pronto para iniciar as atividades de culto com todos os seus rituais e cerimoniais. Eis o registro inicial: “¹O Senhor disse a Moisés e a Arão na terra do Egito: ²Este mês será para vocês o principal dos meses; será o primeiro mês do ano. ⁶Vocês guardarão o cordeiro até o décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o matará no crepúsculo da tarde. ⁴²  Esta noite será dedicada ao Senhor, porque, nela, os tirou da terra do Egito. Esta é a noite do Senhor, que todos os filhos de Israel devem comemorar de geração em geração. ⁵¹Naquele mesmo dia o Senhor tirou os filhos de Israel do Egito, segundo os seus exércitos” (Ex 12.1,2,6,42,51). A vida pode mudar muito em muito pouco tempo. Ali, o povo do Senhor, que vivera por quatrocentos e trinta anos escravizados, e certamente após algumas gerações naquela condição, muitos perderiam a visão e a esperança de que as promessas feitas por Deus aos patriarcas e todas aquelas alianças que ouviram ao longo de suas vidas, deixaram de significar alguma coisa de importância. Acomodar-se com a situação presente, por vezes parece uma atitude de sabedoria, pois a pessoa cessa de lugar por um objetivo que lhe parece imaginário e tenda construir dentro de suas próprias possibilidades. Daí até surgem as filosofias e verdades humanas afirmadas em provérbios populares, afirmando que “é melhor ser um escravo vivo, do que um livre, mas morto.” Outras versões proclamam que “o covarde que luta e foge, tem vida para lutar outra vez!” Imaginem o prejuízo que tais idéias e conceitos produz em vidas sofridas! A redenção é uma grande promessa e não só promessa distante, mas os meios e os processos foram levados a efeito desde o início, e acreditar que a Palavra de Deus é capaz de criar tudo aquilo que ela mesma diz, nos faz ver e contribuir para construir aquilo que divisamos pela fé. Como era sua vida à um ano atrás? Como estará sua vida daqui à exatamente um ano? Claro que a sabedoria nos impõe afirmar que não temos como saber o futuro e que ele está nas mãos de Deus. Isso é pura verdade; mas também temos a responsabilidade de trabalhar para construir aquilo que acreditamos ser nossa missão e tarefa nessa vida. Deus tem o supremo direito e o poder de interferir quando bem quiser; e trabalhamos contando com isso, MAS trabalhamos. Tudo transcorrendo normalmente, precisamos prosseguir, caminhar, construir, crescer e ser tudo aquilo para o qual fomos chamados para ser e fazer. Celebremos a nossa libertação, o nosso crescimento espiritual e o desenvolvimento diário na fé, pela graça de Deus.

Senhor, obrigado, porque não estamos mais no cativeiro sob o jugo do pecado. Somos teus filhos e servos à caminho da vida madura e frutífera em Cristo Jesus. Louvamos a ti pela ação poderosa do Espírito Santo e da Palavra agindo em nossas vidas nos encaminhando pelos caminhos do Reino de Deus. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

O Moisés Obediente

Meditação do dia: 23/03/2024

“E Moisés fez tudo segundo o Senhor lhe havia ordenado.” (Ex 40.14,15)

O Moisés Obediente – Quando ainda era novo convertido, ouvi várias vezes o meu pastor dizer: “A melhor oração é uma vida de obediência!” Aquilo ficou como uma marca na minha mente e no meu coração. Alguns anos mais tarde, outra pessoa, um professor no seminário, o pastor Ricardo Linder, que foi uma influencia muito boa na minha formação, dizia constantemente: “O alfabeto de Deus é diferente do nosso, que inicia com a,b,c,d… o de Deus é: O,B,D,C…” Em muitas passagens Moisés é citado como uma pessoa que fez tudo conforme Deus lhe ordenara. Só isso já é suficiente para servir de modelo para todos que andam com Deus e se propõem a serem verdadeiros adoradores e desejam verdadeiras experiencias de comunhão e amizade com Deus. A obediência de Moisés era fruto de uma vida de relacionamento estreito, cultivado no coração e vivenciado no dia a dia. A prática da obediência estava em tudo que ele fazia para Deus, pois recebia instruções, leis, estatutos, rituais de culto, princípios de vida e ele acolhia tudo aquilo, assimilava, trazia para a exposição ao povo e aquilo que era sua parte, ele o fazia com esmero e diligencia. A questão da obediência tem também muito da atitude com que ela é praticada, porque se não for voluntária, alegre, diligente e precisa, necessariamente não é obediência. Obedecer a Deus nos nossos termos não é obediência. Obedecer quando temos vontade, quando é conveniente, lucrativo ou fácil, isso não é definitivamente obediência. Para Jesus a obediência estava diretamente ligada ao amor: “Se vocês me amam, guardarão os meus mandamentos” (Jo 14.15). Ele próprio aprendeu a obediência: “⁸Embora fosse Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu ⁹e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem” (Hb 5.8,9). Vejamos bem, que tudo o que Deus mandou Moisés fazer durante a sua vida, são muitas coisas, muitas mesmo! Nossa jornada espiritual é progressiva e a cada dia estamos mais perto do alvo proposto a nós, a falta de obediência nos faz retroceder e inibir o nosso desenvolvimento. Como disse Samuel ao rei Saul: “Obedecer é melhor do que sacrificar” (1 Sm 15.22).

Senhor, obrigado por nos dar ordens e mandamentos tão bons, justos e também o poder do Espírito Santo para nos capacitar a obediência, como ato de amor e adoração. Te reconhecemos como o nosso Deus, aquele que nos ama e nos providencia tudo o de que precisamos. Agradecemos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Perpétuo e Geracional

Meditação do dia: 22/03/2024

“¹⁴Faça com que também os filhos de Arão se aproximem, vista-os com as túnicas, ¹⁵e unja-os assim como você ungiu o pai deles, para que me oficiem como sacerdotes; sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo de geração em geração.” (Ex 40.14,15)

Perpétuo e Geracional – Gerações são preciosidades do plano de Deus e é para mim um tema muito especial, me faz muito bem, ler na Bíblia sobre gerações, sobre as bênçãos prometidas para as gerações; alianças com fundamentos nas gerações; enfim, isso mexe muito comigo. Aqui, em nossa meditação de hoje, aparece mais uma dessas joias lindas e maravilhosas; Deus ordena a Moisés preparar Arão para oficiar como Sumo Sacerdote do culto da nação e depois do pai, era para preparar também os filhos dele, para servirem no sacerdócio e receberiam uma unção que lhes daria o ofício de sacerdócio perpétuo, de geração em geração. Muito especial essa citação, porque o serviço deles era de caráter permanente, perpétuo, ou seja nunca mais deveria deixar de acontecer, eles tinham uma incumbência eterna. O outro lado disso que me apaixona é o registro de ser realizado de geração em geração. Para isso acontecer, o elementar é que todos deveriam se casar e gerar filhos, porque só assim passaria de uma geração para outra. Isso também exigiria uma ortodoxia nos ensinamentos e na cultura a ser criada e desenvolvida, para ser profundamente assimilada e transmitida tão fielmente, quando a própria noção de responsabilidade com o ministério. Olhe e observe o que acontece com a população brasileira em termos geracionais; meu pai, por exemplo, eram 12 irmãos – ele teve oito filhos – esses 8 geraram 16 netos, veja que a média caiu de 8 para 2 filhos e esses 16 até agora só geraram 22 descendentes, bem abaixo de 2 filhos. Uma cultura maldita de cobiçar bem estar e poder aquisitivo se instalou e a turma não quer se casar e os que se casam não querem ter filhos … mas todos querem ser abençoados de geração em geração!!! Nem estamos falando dos discursos contra ter filhos e anti casamento… Esses dias ouvi a notícia daquela jovem atriz, modelo e membro das forças especiais israelense, Gal Gadot, mais conhecida pelo papel de “Mulher Maravilha,” que está grávida do quarto filho. Isso é mentalidade de reino e de promessas geracionais.

Senhor, obrigado por nos chamar para uma vida eterna, com promessas para cada geração e aqueles que confiam em ti serão firmados e sustentados para sempre, exatamente porque confiam no Poderoso Deus de promessas e que tem um plano e um propósito para todos os seus filhos, de geração em geração. Somos gratos, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason