Perpétuo e Geracional

Meditação do dia: 22/03/2024

“¹⁴Faça com que também os filhos de Arão se aproximem, vista-os com as túnicas, ¹⁵e unja-os assim como você ungiu o pai deles, para que me oficiem como sacerdotes; sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo de geração em geração.” (Ex 40.14,15)

Perpétuo e Geracional – Gerações são preciosidades do plano de Deus e é para mim um tema muito especial, me faz muito bem, ler na Bíblia sobre gerações, sobre as bênçãos prometidas para as gerações; alianças com fundamentos nas gerações; enfim, isso mexe muito comigo. Aqui, em nossa meditação de hoje, aparece mais uma dessas joias lindas e maravilhosas; Deus ordena a Moisés preparar Arão para oficiar como Sumo Sacerdote do culto da nação e depois do pai, era para preparar também os filhos dele, para servirem no sacerdócio e receberiam uma unção que lhes daria o ofício de sacerdócio perpétuo, de geração em geração. Muito especial essa citação, porque o serviço deles era de caráter permanente, perpétuo, ou seja nunca mais deveria deixar de acontecer, eles tinham uma incumbência eterna. O outro lado disso que me apaixona é o registro de ser realizado de geração em geração. Para isso acontecer, o elementar é que todos deveriam se casar e gerar filhos, porque só assim passaria de uma geração para outra. Isso também exigiria uma ortodoxia nos ensinamentos e na cultura a ser criada e desenvolvida, para ser profundamente assimilada e transmitida tão fielmente, quando a própria noção de responsabilidade com o ministério. Olhe e observe o que acontece com a população brasileira em termos geracionais; meu pai, por exemplo, eram 12 irmãos – ele teve oito filhos – esses 8 geraram 16 netos, veja que a média caiu de 8 para 2 filhos e esses 16 até agora só geraram 22 descendentes, bem abaixo de 2 filhos. Uma cultura maldita de cobiçar bem estar e poder aquisitivo se instalou e a turma não quer se casar e os que se casam não querem ter filhos … mas todos querem ser abençoados de geração em geração!!! Nem estamos falando dos discursos contra ter filhos e anti casamento… Esses dias ouvi a notícia daquela jovem atriz, modelo e membro das forças especiais israelense, Gal Gadot, mais conhecida pelo papel de “Mulher Maravilha,” que está grávida do quarto filho. Isso é mentalidade de reino e de promessas geracionais.

Senhor, obrigado por nos chamar para uma vida eterna, com promessas para cada geração e aqueles que confiam em ti serão firmados e sustentados para sempre, exatamente porque confiam no Poderoso Deus de promessas e que tem um plano e um propósito para todos os seus filhos, de geração em geração. Somos gratos, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Unção e Consagração

Meditação do dia: 21/03/2024

“Vista Arão com as vestes sagradas, unja e consagre-o para que me sirva como sacerdote.” (Ex 40.13)

Unção e Consagração – Estamos meditando na Palavra de Deus, como cremos, inspirada, santa, poderosa e transformadora. Nela, estão registrados os caminhos da vida para quem acredita e permite a graça de Deus guiar e conduzir por todos os aspectos de suas vidas. As lições estão por toda parte na Bíblia e não são mistérios e segredos de difícil acesso. Cremos na Bíblia como uma mapa seguro para ser utilizado na grande jornada da vida; precisamos consulta-la não apenas no início da viagem, mas o tempo todo e em todo o percurso. Hoje, ou esses dias, estamos vendo a consagração e os preparos para a inauguração do tabernáculo e consequentemente, os sacerdotes e as pessoas que serviriam nos diversos serviços para o bom andamento do culto e das celebrações da fé e do relacionamento com Deus. Agora, Moisés é instruído a preparar o seu irmão Arão, para oficiar como Sumo Sacerdote daquele culto. Ele deveria se apresentar e ser purificado cerimonialmente e então vestir-se com os trajes sagrados do seu ofício, então seria ungido com um óleo especialmente preparado para esse ritual e assim seria consagrado ao serviço. São duas coisas: Unção e Consagração – a unção era externo e material, pois um óleo composto com aromas e especiarias seria aplicado nele; qualquer um poderia ver e sentir o aroma. A Consagração é um ato interno, do coração, da vida, algo imaterial, invisível aos olhos humanos e de foro íntimo. Consagrar é tornar sagrado, separado de… para… A vida de Arão e daqueles sacerdotes, deixaria de pertencer-lhes para fazer dela o que desejassem ou planejassem, para pertencer exclusivamente a Deus e ao seu serviço, seguindo as prescrições por ele determinadas. Na nova aliança, todos somos sacerdotes e isso não é escolha ou opção, é da nossa fé. “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” (1 Pe 2.5,9). Nós nos consagramos e o Espírito Santo é que nos unge com o poder de Deus para servirmos.

Obrigado Senhor, pelo chamado ao serviço e à consagração a ti primeiramente e a graça de sermos cheios do Espírito Santo para uma vida de serviço, louvor, glória e honra ao nosso Deus na construção do seu reino. Aceitamos pela fé a nossa capacitação que vem de ti, para realizarmos a tua vontade; em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Começando Pelo Começo

Meditação do dia: 20/03/2024

“Faça com que Arão e seus filhos se aproximem da porta da tenda do encontro e mande que se lavem com água.” (Ex 40.12)

Começando Pelo Começo – Aqui, inicia-se os preparativos para os sacerdotes começarem os seus ofícios no serviço do tabernáculo. A primeira coisa a fazer era se purificarem cerimonialmente. Antes de iniciar o serviço aos outros, e à Deus, a primeira medida que a redenção aponta é livrar-se dos pecados e purificar-se porque o trabalho a ser feito é santo e visa levar as pessoas a também serem beneficiadas pela obra da redenção oferecida por Deus. No caso particular desses sacerdotes israelitas, tendo Arão como Sumo Sacerdote e os seus filhos como sacerdotes auxiliares e os demais levitas, formando todo o contingente de serviço disponível à toda a nação; eles iriam iniciar os trabalhos, que incluiriam os atos de inauguração do próprio tabernáculo e os atos de culto em conformidade com a nova legislação que receberam diretamente de Deus através de Moisés. Além da vocação sacerdotal de toda a tribo, aqueles homens também tinham muito o que aprender e à partir de agora, eles serviriam continuamente, pois a idéia era de perpetuidade. Provavelmente isso, só deve ter sido interrompido nas ocasiões de cativeiro, que a nação veio a sofrer muitos anos depois dessa inauguração. Voltando ao ritual que Moisés presidiria, eles compareceriam diante do tabernáculo, na Bacia, ou Pia de purificação e se lavariam, para então vestirem as vestes sagradas e receberem os demais elementos da consagração e só então começarem a servir ministrando aos demais levitas e depois à toda a congregação. Gosto de ficar observando esses pormenores, como comparecerem ali diante do tabernáculo, se lavarem, se vestirem e passarem por todo um ritual minucioso, antes entrarem em serviço. Estou dizendo isso, porque vemos agora na Nova Aliança e mais propriamente dito, na igreja nos dias de hoje, onde pessoas comprovadamente sem vocação, não chamados por Deus, mas que se auto proclamam obreiros, ministros, pastores, apóstolos e etc e estabelecem os seus próprios meios de ordenação e alguns até sem ordenação alguma, se infiltram nas fileiras ministeriais fazendo verdadeiros estragos na obra de Deus. Pessoas em estado de rebelião, revoltados, amargurados, com pouca ou nenhuma noção de vida cristã, se aventuram, investem e apoiam outros tais e tantos… é claro que isso não acaba bem, para nenhum dos lados. Se até em Israel dos tempos bíblicos isso aconteceu, quem diria, em nossos tempos? Na época do profeta Jeremias, que por acaso foi uma das épocas de cativeiro, ele registrou a seguinte mensagem de Deus: “²¹Não mandei esses profetas,

  mas eles foram correndo; não lhes falei, mas eles profetizaram. ²²Mas, se tivessem estado no meu conselho, teriam anunciado as minhas palavras ao meu povo e o teriam feito voltar do seu mau caminho e da maldade das suas ações” (Jr 23.21,22). Misericórdia, Senhor!

Pai, oramos a ti em atitude de louvor e gratidão, por nos aceitar em tua família, como filhos amados, aceitos, acolhidos, perdoados e não há título maior e mais dignificante do que o de filho de Deus e entre nós, sermos chamados irmãos em Cristo. A Deus seja a honra, a glória, o louvor para sempre e eternamente, amém.

Pr Jason

A Bacia de Lavar

Meditação do dia: 19/03/2024

“Depois, unja a bacia e o seu suporte e consagre-a.” (Ex 40.10)

A Bacia de Lavar – Hoje a nossa meditação vai falar sobre rituais da vida espiritual e ministerial dos sacerdotes israelitas, em como eles deveriam proceder em termos de pureza pessoal para comparecerem diante do tabernáculo e do altar dos holocaustos para ministrarem a Deus e às pessoas. Aquilo era um estatuto perpétuo, isso é, não mudaria, não deixaria de acontecer, não sofreria alterações de quaisquer formas. Na ordem inicial para confeccioná-la foi registrado assim: “¹⁷O Senhor disse mais a Moisés: ¹⁸Faça também uma bacia de bronze com o seu suporte de bronze, para lavar. Coloque-a entre a tenda do encontro e o altar e ponha água dentro dela. ¹⁹Nela, Arão e seus filhos lavarão as mãos e os pés. ²⁰Quando entrarem na tenda do encontro, eles se lavarão com água, para que não morram. Também quando se aproximarem do altar para ministrar, para acender a oferta queimada ao Senhor, ²¹lavarão as mãos e os pés, para que não morram. E isto lhes será por estatuto perpétuo, a ele e à sua posteridade, através de suas gerações” (Ex 30-17-21). Fiz questão de colocar o texto inteiro, para que você leitor visse claramente a seriedade e a responsabilidade atribuída ao serviço de Deus e o cuidado que aqueles ministros deveriam ter, até mesmo para preservar-lhes a vida. Uma ação inoportuna, ocasional de desleixo, pressa ou negligencia seria suficiente para lhe custar a vida. Ali, era literalmente! Morreria mesmo, isto é, cairia duro, acabou! Isso é claro que infundia temor, respeito e reverencia naquelas pessoas, mesmo que pessoalmente eles tivessem a sua opinião ou visão de como ser ou fazer as coisas, elas sabiam que qualquer inovação ou alteração, não teria chance de acontecer. A profanação não era admitida no serviço deles. Trazendo para a nossa realidade e hábitos de vida: Digamos que antes de iniciar o turno de trabalho, os sacerdotes em casa, tomavam banho, se lavavam e higienizavam antes de saírem para o expediente de trabalho; mas há o trajeto, percurso, o caminho de casa até o tabernáculo –  chegando lá, antes de iniciar ele deveria se apresentar na pia ou bacia de bronze, localizada entre a entrada do tabernáculo e o altar de bronze, onde era oferecidos os holocaustos. Ali, na Bacia, ele lavava mãos e os pés e se fosse servir lá no tabernáculo e minutos depois, ter que atender um serviço no altar de holocaustos, teria que passar pela bacia e se lavar novamente, quantas vezes isso viesse a acontecer. O que significa isso? Significa que precisavam se manter puros de quaisquer pequenas impurezas, ainda que fosse só uma “poeirinha de nada!” Somos salvos pela vida de Cristo, somos perdoados pelo seu sangue derramado lá na cruz e isso são realidades definitivas e permanentes. “¹⁰Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas. ¹²Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus, ¹⁴Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados” (Hb 10.10,12,14). Salvação é um ato, definitivo, para sempre! Vida cristã, serviço, ministério e etc. são contínuos, progressivos e os cuidados são diários e constantes; nunca devemos descuidar da pureza, purificação, santificação etc. Não esqueça, mesmo que haja muito trabalho, muita gente para atender, muitas demandas… entre servir a Deus intimamente no tabernáculo e servir as pessoas no altar – tem a Bacia e é obrigatório passar por ela e utilizá-la. Lembra do que Paulo ensinou aos cristãos efésios? “para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,” (Ef 5.26).

Senhor, obrigado pelo perdão definitivo dos nossos pecados com base no sacrifício de Jesus Cristo lá na cruz. Obrigado também pela purificação das manchas, marcas e impurezas da caminhada diária, mesmo no serviço do Senhor, podemos ser purificados pela lavagem da água pela tua Palavra. Louvado seja o Senhor, Deus santo, justo e maravilhoso. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

A Consagração do Altar

Meditação do dia: 18/03/2024

“Unja também o altar do holocausto e todos os seus utensílios e consagre o altar; e o altar se tornará santíssimo.” (Ex 40.10)

A Consagração do Altar – Estamos muito interessados nas lições que podemos aprender com essas prescrições divinas. Ele ordenou a Moisés que montasse o tabernáculo e ungisse-o todo e todas as peças e depois, especificou que deveria ungir o altar do holocausto para que ele se tornasse santíssimo. Esse altar era revestido de bronze e ficava localizado no pátio externo do tabernáculo, bem em frente a entrada principal. Nele eram queimados todos os sacrifícios pelos pecados, daí o nome de “altar dos holocaustos” que significa, “totalmente queimado.” Esse era um aspecto muito importante do culto e da fé dos hebreus, pois é, digamos assim, o coração da obra da redenção. O maior e mais grave dos problemas humanos é justamente o pecado diante de Deus. Esse problema é resolvido pela obra expiatória de Cristo, que prefiguradamente estava representado nos sacrifícios oferecidos a Deus e consumidos naquele altar de bronze. Espiritualmente, os nossos pecados são perdoados devido a obra de Cristo na cruz, onde ele levou sobre os nossos pecados, fato esse afirmado e confirmado em todas as Escrituras Sagradas. “Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados” (Is 53.5). Esse altar era então objeto de verdadeira consagração e seria ungido com o óleo especial e os utensílios auxiliares nos serviços do altar seriam igualmente consagrados. Consagrar é tornar sagrado, separado para determinado uso. Deus disse a Moisés, que fizesse isso, porque tinha essa importância e significado. Se tinha para Deus, então tinha para o povo de Israel e tem para a Igreja de Cristo e individualmente deve ter também para nós. Os pecados, como vimos, são levados bem à serio por Deus e o modo como ele trata e lida com os pecados dão indícios de como isso deve ser de fato sério e tratado com solenidade e muita reverencia.

Senhor, agradecemos pela provisão de perdão e purificação que está disponível a todos os pecadores através da vida e obra de Cristo na cruz. Ali os nossos pecados  foram levados e Cristo foi totalmente consumidos numa oferta única, perfeita e completa para sempre. Agradecemos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

A Unção é Que Santifica

Meditação do dia: 17/03/2024

“Pegue o óleo da unção, e unja o tabernáculo e tudo o que nele está, e consagre-o com todos os seus pertences; e será santo.” (Ex 40.1,2)

A Unção é Que Santifica – Todas as etapas da obra de construção estavam concluídas e entregues à contento. As pessoas já foram abençoadas pela liderança de Moisés e ele já recebeu a ordem para montar o tabernáculo. Depois de montado e todas as peças e utensílios colocados nos seus devidos lugares, ele deveria tomar o azeite ou óleo apropriado para a unção e ungir o tabernáculo e tudo o que nele estava e isso o tornaria santo, ou seja, separado para o serviço sagrado para o qual ele fora construído. A lição preciosa inicial a ser aprendida aqui, é aprendermos sobre a diferença entre objetos bons, bonitos, feitos para finalidades nobres e até de culto ou a serviço de Deus, continuam sendo objetos, mas a diferença vai aparecer quando ele for consagrado e aceito por Deus como tal. Continuaria sendo o mesmo tabernáculo, feito com materiais conhecidos e feito por pessoas da comunidade e tudo feito com muito carinho e dedicação, mas ele só se tornou santo, quando recebeu a unção de Deus. Moisés e Arão e outras pessoas até então, por vezes oficiaram atos sacerdotais em favor do povo; agora, eles receberiam suas vestes, seus paramentos e seriam ungidos e daí em diante, só eles cumpririam aquelas funções específicas para as quais foram ungidas. As pessoas perderam a noção do que é sagrado, e criam suas próprias versões caricaturadas do ministério divino, da vocação sagrada e dos ofícios ministeriais e fazem como bem entendem e ainda acham que tem a chancela divina. Mesmo as pessoas chamadas divinamente para alguma função, precisam respeitar os espaços e os tempos necessários de preparo, ordenação e consagração em conformidade com as verdades bíblicas. Uma necessidade, não constitui uma chamada! Deus não utiliza “Tapa buracos!” O rei Saul, o primeiro rei de Israel, perdeu o seu trono e sua bênção, por agir nesses moldes: “eu disse comigo: “Agora os filisteus virão contra mim em Gilgal, e ainda não busquei a face do Senhor.” Assim, forçado pelas circunstâncias, ofereci holocaustos” (1 Sm 13.12). “Forçado pelas circunstancias…” Ainda assim é rebelião, é desobediência.

Senhor, obrigado por chamar pessoas para servir ao Senhor e cumprir funções que honram e dignificam aquela pessoa e a sua vocação. Concede sabedoria aos teus servos e unção do Espirito Santo para realizarem a tua vontade. Em nome de Jesus, amém!!!

Pr Jason

Dia de Armar o Tabernáculo

Meditação do dia: 16/03/2024

“¹Depois o Senhor disse a Moisés: ²No primeiro dia do primeiro mês, arme o tabernáculo da tenda do encontro.” (Ex 40.1,2)

Dia de Armar o Tabernáculo – Tudo andou bem e dentro do esperado para a construção do Tabernáculo para ser o lugar de adoração para toda a congregação dos israelitas ali naquele deserto. Desde a revelação recebida por Moisés lá no cume do Monte Sinai, até a convocação para a primeira fase, de doações, depois o recrutamento de pessoas especialistas para liderarem todo o trabalho e até a entrega de tudo pronto. Só faltava Montar tudo aquilo, peça por peça e na prática se verificaria se de fato tudo fora confeccionado exatamente como ordenado. Já que tudo viera com as medidas, padrões, encaixes e arremates, tudo pré-determinado, a montagem revelaria a precisão e perfeição do trabalho. Nos nossos dias, com modernos sistemas de medidas de precisão, tudo padronizado, de vez em quando encontramos produtos que não funcionam ou não se encaixam… no Brasil, as portas tem um padrão geral de medir oitenta centímetros; Portas de banheiros é setenta; mas os profissionais que assentam sempre precisam fazer alguma coisa e se não forem bons naquilo, dá ruim… Automóveis são fabricados em etapas e lugares diversos; as peças e componentes são fornecidos por empresas diversas e todas tem um rigoroso padrão fornecidos pelos construtores como projetos aprovados. Os chamados para reparar, trocar itens, substituir… sem falar em modelos excelentes, que vem com o chamado “defeito de fábrica,” que nunca consegue corrigir!!! A ordem de Deus agora para Moisés era para montar o tabernáculo, no dia primeiro do primeiro mês. Deus foi preciso em tudo e ele tinha e tem os seus motivos. Você se lembra de alguma instrução que Deus deu e que faz parte das coisas que você deve fazer? Já fez? Tá fazendo?

Senhor, graças te rendemos por tua bondade, misericórdia e precisão naquilo que espera, deseja e ordena que façamos como teus filhos, adoradores, servos e líderes de alguma etapa da construção do teu reino. Obrigado por nos permitir participar. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Examinou e Abençoou

Meditação do dia: 15/03/2024

“Moisés examinou toda a obra, e viu que a tinham feito segundo o Senhor havia ordenado; assim a fizeram, e Moisés os abençoou.” (Ex 39.43)

Examinou e Abençoou – Esse é um texto que gosto muito e à muito tempo. O tipo de mensagem que ele transmite, para mim, que lido com liderança, liderados, trabalhos em equipes, simplesmente é maravilhoso. Todos gostamos de sermos apreciados e aquilo que fazemos se elogiado, aprovado, produz um bem estar muito bom na alma. Uma condição sadia emocionalmente, distingue uma aprovação, elogio e apreciação, daquela ambição egoísta e competitiva de ser elogiado e aplaudido. Quando isso desencaminha para tristeza, amargura e ressentimento porque aquilo que foi feito não foi visto, elogiado, apreciado e a pessoa leva para o campo pessoal, como se ela fosse rejeitada. Isso aí é ruim! Paulo diz que isso não estar entre nós como cristãos; “³Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo, ⁴não tendo em vista somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros” (Fp 2.3,4). Moisés recebeu o serviço dos artífices e conferiu tudo, examinando detalhadamente cada íten, afinal ele daria o aval e aquilo seria como a aprovação de Deus. Essa responsabilidade é do líder responsável e maduro; ele delega, acompanha, supervisiona e quando tudo é apresentado como pronto, cabe a ele examinar e dar a aprovação final. Demonstra responsabilidade, maturidade, saber trabalhar em equipe e assumir responsabilidades. Se algo ali não estivesse à contento, Deus iria primeiro falar com Moisés e não diretamente com algum daqueles artífices. A prestação de contas tem à ver com o crescimento e a responsabilidade; se negar ou fugir de tal ação é indicio de falta de transparência. Também, ao fazer esse trabalho, Moisés não estava desconfiando, ou procurando ocasião contra qualquer pessoa ou trabalho. Todos agiram como pessoas cheias do Espírito de Deus e cada uma das etapas chegaram ao final podendo ser examinadas e aprovadas. Gosto de uma frase, que se ninguém sabe quem a utilizou primeiro, então mesmo que não seja minha, mas eu gosto: Para Deus, o melhor, sempre! Aquela bênção dada aos artífices era um reconhecimento do trabalho deles, da dedicação, e do trabalho bem feito e finalizado. Alguém diz que “é melhor feito do que bem feito!” No mundo dos negócios humanos, empresas, lucros, otimização etc, essa frase pode se encaixar como uma luva; mas quando se trata de serviço para Deus, aí o nível é outro! É exatamente por isso, que ele concede o seu Espírito para seus trabalhadores, para serem motivados, inspirados e instruídos por alguém que entende tudo de vontade de Deus! Lembre disso, seja e sejamos cheios do Espírito Santo, mesmo para fazer coisas consideradas simples.

Senhor, obrigado pela bênção que vem de ti para todo trabalho bem feito. Obrigado por prover todos os recursos e colocar pessoas boas para andar conosco e juntos fazermos a tua obra. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Assim se Concluiu

Meditação do dia: 14/03/2024

“Assim se concluiu toda a obra do tabernáculo da tenda do encontro. Os filhos de Israel fizeram tudo segundo o Senhor havia ordenado a Moisés.” (Ex 39.32)

Assim se Concluiu – A vida é um eterno começo, meio e fim! Etapas se sucedem constantemente e isso é maravilhoso, e para quem ama aprender, são ótimas oportunidades e o que não faltam são desafios. Algumas das tarefas, são de curtíssimos prazos ou durações e outras são de médio prazo e tem aquelas que duram uma vida toda e o melhor de todos é que há trabalho que é muito maior, vai muito além de nós e compõem partes da eternidade. Todos os dias começamos atividades que precisam ser terminadas rapidamente porque são preparativos para outras atividades; mas também trabalhamos diariamente em projetos mais duráveis e vamos concluindo etapas e elas precisam ser levadas em conta e cada um só pode ser concluída quando outras o forem também. Aqui estamos vendo algo muito importante: Uma missão foi dada a Moisés, que descentralizou os trabalhos, ficando apenas com a supervisão geral e outros parceiros se encarregaram de etapas intermediárias e outras partes pode contar com a participação de toda a congregação, e assim, chegou o momento em que saiu a notícia: Está concluído, tudo, do modo como Deus determinou! Se pensarmos nisso com relação ao trabalho da igreja, podemos nos encaixar em certas etapas e algumas precisamos delegar, ou sermos encarregados de cooperar. Tem coisas que não podemos fazer, não é da nossa alçada; mas aquelas que podemos, sabemos e temos os meios, aí sim, não podemos falhar. Quando se conclui uma tarefa, certamente iremos iniciar outra, ou iremos operar no funcionamento daquela que foi concluída. Eles concluíram a confecção material de todas as peças exigidas; agora que ele seria montado e inaugurado, o trabalho era de quem foram encarregado das atividades de culto. A população iria se servir, ser ministrada, pois era essa a razão de tudo o que fizeram até agora. Veja que essa não poderia ser uma obra ou tarefa que poderia ser deixada sem concluir, ela não teria utilidade ou cumpriria suas funções a menos que estivesse completa. Pensemos sobre as etapas do trabalho que está sob nossa responsabilidade, não deixemos nada inconcluso.

Senhor, somos agradecidos por concluir algumas etapas e participarmos de outras tantas que tivermos oportunidade, estaremos servindo a ti ao servirmos as pessoas que foram colocadas em nossa proximidade por uma designação de tua graça para que elas sejam atendidas e supridas, assim como tens feito conosco. É nossa oração em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Ouro, Prata e Bronze

Meditação do dia: 13/03/2024

“²⁴Todo o ouro empregado na obra, em toda a obra do santuário, a saber, o ouro da oferta, foram mil quilos, segundo o peso padrão do santuário. ²⁵A prata dos arrolados da congregação foram três mil quatrocentos e vinte e um quilos, segundo o peso padrão do santuário: ²⁹O bronze da oferta foram dois mil e quatrocentos quilos.” (Ex 38.24,25,29)

Ouro, Prata e Bronze – hoje não vamos falar de premiação de jogos olímpicos ou outras modalidades esportivas. Achei interessante a prestação de contas dos artífices sobre os materiais ofertados para a confecção do tabernáculo. Mil kilos de ouro é muito ouro, haja visto que mesmo em revestimentos, ele ainda é utilizado em lâminas finas. Essa quantidade em comparação com algo mais comum para nós, seria o equivalente a 20 sacos de cimento, embora o volume em ouro será bem menor. Somando esses três elementos utilizados nos diversos lugares no tabernáculo, somam seis mil e oitocentos kilos. Havia peças grandes como o altar de bronze onde era oferecido os holocaustos, a pia ou bacia onde os sacerdotes se lavavam e as mesas, a arca, o candelabro etc. também havia uma distribuição mais uniforme nas tábuas e colunas de madeira. Sabemos que tanto o tabernáculo em si como peças individuais apontavam figurativamente de modo simbólico para Cristo e sua obra perfeita. Quando pensamos na obra perfeita de Cristo, não é apenas sua morte lá na cruz, sua ressurreição e ascensão aos céus, mas o conjunto todo, desde deixar a sua glória eterna com o Pai, sua encarnação, nascimento, vida, ensinos, ministérios e etc. então os muitos benefícios e feitos de Cristo são representados naqueles materiais, cores, texturas, utilidades formas de uso no culto. Nada ali era sem propósito e sem uma função indicativa da perfeição da obra da redenção. Outro aspecto que levei em consideração ao pensar nesse texto, é o fato de que aquele tabernáculo era desmontável e suas peças e mobiliário eram transportados, alguns inclusive só poderiam ser transportados manualmente, nos ombros. Sendo assim, podemos imaginar que teria que ser distribuído para muitas pessoas, pois era muito peso a ser transportado; por outro lado, dá para perceber o tamanho da generosidade daquelas pessoas. Foram voluntárias, generosas, liberais e fizeram algo que era digno de merecer a presença de Deus e um orgulho para toda a nação. Bons exemplos para todos nós!

Senhor, obrigado, porque quando temos para doar é porque recebemos daquele que tem todas as coisas e as reparte abençoadamente com seus adoradores. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason