Os Tesouros e Untensílios do Templo do Senhor

Meditação do dia 13/01/2016

2 Rs 24.13Conforme o Senhor tinha declarado, ele retirou todos os tesouros do templo do Senhor e do palácio real, quebrando todos os utensílios de ouro que Salomão, rei de Israel, fizera para o templo do Senhor.

Os tesouros e utensílios do templo do Senhor – A minha fé cristã, é uma herança espiritual da fé judaica, com seus cultos, rituais, cerimonias com objetos e utensílios dos mais variados. Para os judeus, o templo construído pelo rei Salomão em Jerusalém era sagrado, pela sua consagração a Deus, bem como pela concepção arquitetônica recebida por revelação divina. Ele era o centro da fé e do culto ao Deus único, conhecido como Jeová. Antes do templo, havia o tabernáculo, que era um templo móvel, feito ainda na época peregrinação em direção a Palestina, também chamada de Terra Prometida. Herdamos também as suas Escrituras Sacras, que formam o nosso Velho Testamento, que aliado ao Novo Testamento, forma-se a nossa Bíblia. Basicamente o Velho Testamento trata do pacto de Deus com a nação de Israel e seu relacionamento; o Novo Testamento, Escrito após a vida e ministério terreno de Jesus Cristo, trata da Nova Aliança que foi feita entre Deus e a igreja, iniciada por Cristo e seus discípulos. Muitos conceitos materiais de conotação figurada do Velho Testamento ganhou uma nova postura e interpretação no Novo Testamento. A fé judaica antiga, se apegava a um templo, um sacerdócio, os sacrifícios rituais e um dia de guarda, ou dia sagrado de descanso. Na Nova Aliança, o Templo muda completamente o seu foco e função, pois agora, nós somos o templo, o santuário, a morada de Deus em espírito; o nosso corpo físico ganhou o status de templo de Deus. Os sacrifícios foram substituídos por um único, santo, perfeito e de validade eterna, que foi o de Jesus Cristo na Cruz; o dia sagrado, cai de um dia cronológico semanal sagrada para um conceito de descanso físico e adoração, sendo igualmente santo todos os dias da semana. O conceito sacerdotal também deixou de ser exclusivo de uma linhagem hereditária, para um conceito global de que todos os filhos de Deus na Nova Aliança, são sacerdotes para Deus, para a igreja e para si mesmos. A clara distinção do que era sagrada e profano ou secular deixa de existir, por todas as coisas são sagradas e todas as coisas devem ser feitas para Deus, assim sendo a vida do cristão é um culto contínuo e permanente. O risco de profanar objetos e utensílios, tem a ver com o conceito do todo da vida e não de onde ou para onde algo é usado. Na igreja concebida por Cristo no Novo Testamento, não existe um lugar sagrado, quer o templo ou parte dele, nem os móveis e utilidades diversas que compõe o mobiliário. A casa de Deus hoje, somos nós, entrar na casa de Deus, simplesmente significa se misturar com um grupo de cristãos; nosso culto não tem hora para começar nem terminar, ele acontece o tempo  todo; no máximo, nos reunimos para um culto coletivo de celebração. Você entende a vida cristã por esse caminho também?

Pai Celestial, que em amor e graça nos alcançou em Cristo Jesus, revela os teus planos aos nossos corações e ajuda-nos a entender a simplicidade do Evangelho de Cristo, destituído de vaidades e aparências ritualísticas, mas cheio de amor e graça para com os fracos e perdidos e sedentos da tua justiça. Permita que os nossos corações entendam o teu projeto como um todo para nossa vida seja plena de culto e adoração e não um eco de religiosidade e aparências vazias. Permita-nos desfrutarmos das generosidades da Nova Aliança firmada e garantida por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s