Marcado pela Oração

Meditação do dia 18/01/2016

1 Cr 4.10 “Jabez orou ao Deus de Israel: Ah! Abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores. E Deus atendeu ao seu pedido.”

Marcado pela oração – Como já tenho escrito em outras oportunidades, nós temos uma história com começo meio e fim e além disso, fazemos parte de um contexto anterior e posterior a nós mesmos. Trazemos marcas e características de pais e antepassados e com certeza deixaremos nossa marca nas nossas gerações futuras. Como fazemos isso é que torna a coisa interessante. Hoje vamos pensar na figura de Jabez, que recebeu esse nome por ter provocado dor e sofrimento em sua mãe no seu nascimento. Então, começou sua história com uma marca indelével que poderia ter feito de sua existência uma amarga experiência. Quando alguém lhe perguntava o significado do seu nome, ele teria que explicar: “Fiz minha mãe sofrer muito; causei-lhe muita dor…” Uau! Hoje, esse garoto já iria para tratamento e acompanhamento psicológico, antes mesmo de ir para a creche! Provavelmente sua mãe seria impedida legalmente de registrá-lo com esse nome e ainda processada por “bullying.” Resumindo, esse garoto nasceu para dar tudo errado a seu respeito. Mas, aconteceu exatamente o contrário, pois ficou registrado que ele foi o homem mais respeitado de sua família. Ele virou o jogo que lhe era contrário e reescreveu sua história. O notável de tudo isso, é que ele fez isso, através da oração. Em algumas versões da Bíblia, essa passagem mostra que o registro da sua oração, foi interrompida pelo escritor, deixando-a como uma figura de linguagem, conhecida como reticência. Não escreveu na íntegra o que ele disse…. mas o fato é que Deus lhe respondeu e sua parte na história, embora ocupando pouquíssimos versos, o colocou na lista dos homens que oram e tem suas orações respondidas. Do que estou falando? Estou dizendo que muitas pessoas, falam muito, mas não dizem nada, tudo não passa de um bla bla bla religioso, entediante até mesmo para Deus que é prá lá de longânimo! São orações vazias, de conteúdo, de sentido, de verdade, de propósito, desejo e porque não, de sinceridade! Oram mesmo por uma obrigação religiosa, já que todo “cristão” deve orar, então eles cumprem o penoso ritual da oração. Jabez foi direto ao ponto; vamos ao que interessa! Ele se apresentou a Deus e disse exatamente o que queria, do que precisa e quais eram as suas expectativas. Não costumamos dizer que “quem não sabe para onde vai, não sabe se chegou?” Pois é, quem ora, sem especificar, como saber que foi atendido? Se tem medo ou dúvida quanto ao que pedir, com certeza a dúvida anula a oração! Sempre que oramos em dúvida, ficaremos sem a resposta. Ou você crê ou você duvida; uma coisa anula a outra! Fé é ação do espírito, enquanto dúvida é ação da alma, do intelecto propriamente dito. Nos relacionamentos com Cristo, no Novo Testamento, é quase unanimidade que todos que chegaram a ele, sabendo o queriam, sempre recebiam resposta positiva. Quando é que devemos usar “senhor, se for da tua vontade?” Normalmente em situações de consagração, onde nos dispomos a buscar algo que não é especificado pela Palavra de Deus e sua vontade pode ser específica e personalizada para cada caso. O que já está especificado na Bíblia, já faz parte de nossa devoção, praticar dentro daquelas especificações. Vamos orar?

Senhor, obrigado por essa oportunidade de olhar para a tua Palavra e ver ali, a vida de uma pessoa, muito parecida com a de muitos de nós; cuja história poderia ser totalmente diferente, se ela simplesmente se acomodasse e aceitasse passivamente sua condição. O Deus que servimos, é poderoso para mudar a história de qualquer um, que se chegue a ele com coração humilde, mas sincero e convicto de que deseja uma sorte melhor! Abençoa, Senhor, hoje, após essa leitura, a história dessa pessoa, marcada negativamente, mas que decidiu reagir e virar a página e se necessário, trocar o livro, mas sair lá na frente como uma pessoa notável na sua geração. Em nome de Jesus, amém!

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s