Os Direitos de Herança

Meditação do dia 19/01/2016

1 Cr 5.2 “Embora Judá tenha sido o mais poderoso de seus irmãos e dele tenha vindo um líder, os direitos de filho mais velho foram dados a José.”

Os direitos de herança – No sistema patriarcal antigo, registrado na Bíblia, o filho mais velho usualmente recebia uma porção dobrada da herança. Isso não tinha nada a ver com discriminação; mas sim, uma forma de compensar pelo exercício sacerdotal que lhe era atribuído em substituição ao pai. Então para que ele pudesse oficiar como líder espiritual e religioso para a família, lhe demandaria menos tempo para cuidar de seus negócios. Como Jacó deve doze filhos, e o mais velho, Rubem, pisou na bola de forma desastrosa moralmente em desonra para com o seu pai, foi lhe tirado esse privilégio, e os subsequentes também não fizeram jus a tal honra e o pai lhes tirou o direito de primogenitura; Por escolha pessoal de Jacó, ele passou esse direito à José, até como uma compensação por ter sido separado da família e vendido como escravo e assim levado para o Egito; O fato é que na distribuição da herança tribal na terra de Canaã, José entrou como sendo duas tribos, através de seus filhos Efraim e Manassés. Posteriormente, se confirmou a liderança que Judá já exercia entre seus irmãos e dessa tribo veio a nascer o Rei Davi e de sua descendência, Jesus Cristo, o nosso Senhor e salvador. Novamente vemos Deus intervindo em favor de alguém que não chegaria pelos caminhos normais à Bênção que aparentemente nem lhe estava destinada. Sabemos que Deus não faz acepção de pessoas e que todos e em todo lugar que o invoca de verdade e sinceridade é acolhido e abençoado. Também alguns que são por direito natural herdeiro ou detentor de certos privilégios e não valoriza isso ou negligencia suas oportunidades, elas lhe são tiradas e passadas a alguém que se colocou em condições de receber. Uma verdade importante é que Deus não ficará frustrado em seus planos por que alguém não se prontificou a servir e realizar uma missão ou tarefa que lhe estava confiada; Portas se abrirão e outros entrarão por elas e realizarão aquilo que devia ser feito. É um privilégio servir, ministrar e ser canal de bênção para outras pessoas, mas se alguém não entende assim e quer fazer suas próprias regras, pode estar certo, que a criatividade divina é fantástica.

Senhor Deus, criador e sustentador de todas as coisas, que bom que o teu poder é imenso e o teu amor igualmente disponível a todos nós. Desejo orar abençoando as vidas que estão se esforçando para cumprir tarefas e oportunidades que lhes foram confiadas por ti, qualquer que seja a chamada, o ministério, o local e os meios disponíveis, o que elas mais precisam, é a tua presença e graça sobre eles. No devido momento Tu irás levantar os meios e as pessoas certas para favorecer encaminhar a bom termo a tua vontade em suas vidas. Em nome de Jesus, Amém!

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s