Uma Luz Para a Vida

Meditação do dia 29/09/2016

Sl 119.105 “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

 Uma luz para a vida – Não se pode discutir a importância da luz para a nossa vida, em todo e qualquer sentido. Luz é imprescindível. Com base nessa experiencia o Salmista escreveu um grande poema, que na nossa Bíblia se tornou o maior capítulo. Não foi apenas um poema como qualquer outro; ele foi artisticamente planejado e cuidadosamente montado, formando 22 grupos de 8 versos, equivalente às 22 letras do alfabeto hebraico e segundo fontes, cada bloco de versos é iniciado com a respectiva letra. A tradução para outra língua tira a possibilidade de manter a conformidade original, mas vale o registro. A grande maioria dos 176 versículos aludem à palavra de Deus, nos seus mais diversificados nomes e aplicações, tais quais: A Palavra de Deus – A lei do Senhor – Os mandamentos – Os juízos – Os preceitos – Os testemunhos – Os estatutos. Nenhum desses títulos é citado ao acaso ou por mera repetição, antes, eles expressam as múltiplas aplicações dela para uma perfeita administração da vida como uma propriedade de Deus, com muito valor. Pessoalmente, gosto de pensar nesse versículo como uma forma maravilhosa de receber orientação divina para minha vida. Lançando mão das duas figuras, a lâmpada e a luz, posso facilmente trazer para o meu contexto individual. A lâmpada aqui, nos dias da escrita, era uma lamparina, que usava provavelmente azeite como combustível e era carregada para onde quer que a pessoa fosse. O alcance de seu feixe de luz não era tão grande, mas extremamente útil e necessário dentro de casa e até mesmo fora. Para quem experimentou a vida antes das redes elétricas em todas as casas, já utilizou uma lamparina, ou uma vela, como essa mesma que utilizamos quando falta energia ou durante um apagão. Para mim, aplico isso como senda a utilização da Palavra de Deus, para meu uso pessoal e para me dar esclarecimento e edificação de curto prazo. Todos os dias precisamos agir e tomar decisões, que precisam conformar ao testemunho da nossa fé e assim abençoar-nos e aos outros próximos de nós. Precisamos da sabedoria divina para as pequenas decisões do dia a dia, tal qual fazemos uso de uma luz de uso manual. Mas também, ela é luz para o caminho, nos dias do autor, para essa finalidade era utilizado uma tocha, ou facho maior, geralmente na ponta de um bastão, assim o alcance se tornava bem maior e poderia até mesmo servir a uma necessidade coletiva. Hoje, para o caminho, podemos utilizar uma lanterna, um lampeão e o melhor mesmo é um farol, como dos carros, que possuem um longo alcance e permitem uma visibilidade bem maior e consequentemente, mais segura e precisão. Aqui, aplico como sendo o uso da Palavra de Deus para os projetos de médio e longo alcance, as decisões maiores e que faz-se necessário um grau maior de iluminação. Estamos falando de projetos de vida, de trabalho, de família, de ministério e assim por diante. Nesses casos, há uma grande decisão, cercada e acompanhada de outras tantas, umas pequenas e temporárias e outras auxiliares, mas permanentes. Isso produz coerência, permanência, perseverança, disciplina e correções constantes, para finalmente se chegar ao porto desejado. Ale a pena!

Pai, obrigado por nos dar a oportunidade de vivermos de modo que agrade ao Senhor, nos dê realização e ao mesmo tempo somos comprometidos com o projeto maior que tens para cada um de nós. Graças pela tua Palavra, que é viva e permanente no propósito para a qual foi enviada. Agradeço pelos caminhos que ela me guia e me corrige, para que eu permaneça no centro do teu querer. Também agradeço, pelas vidas e pessoas que na caminhada de fé, tem sido bênçãos e instrumentos de ajuda e apoio. Pai santo, graças, por tua Palavra, tua verdade, tua vontade e fonte de suprimentos e consolo para a vida dos teus filhos. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s