O Homem Interior

Meditação do dia 19/11/2016

Pv 20.27 “O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo.

 O homem interior – Vamos nos ater aos aspectos devocionais do tema e respeitar as várias correntes de pensamento doutrinários da Antropologia Bíblica, pois temos mais em comum do que divergentes. Aceitamos pacificamente que o homem é criação de Deus e veio a existir por ato da vontade soberana do Criador e é sua imagem e semelhança, dotados de capacidades grandiosas e o muito que perdeu na queda diante do pecado é restaurado na redenção em Cristo. Um determinado momento haverá em que voltará aos planos e propósitos originais. Também é muito bem aceito que os anjos são seres espirituais sem corpos físicos, e os animais são seres com corpos físicos sem o espírito, já o homem é composto de espírito, alma e corpo, devido sua importância e seu meio necessário de vida e atuação. O corpo é a conexão com o mundo físico onde vive e atua, assim, o corpo humana está plenamente adaptado a todo esse ambiente. A alma é a parte metafísica, que anima o corpo e possui as características do indivíduo, é eterna e por ela é que se acessa a pessoa ela dá consciência de sí própria. O espírito é a pessoa em si, é eterno e dá conexão com Deus e as coisas espirituais. Na morte física, espírito e alma se separam do corpo e vão para outra dimensão, onde prestarão contas ao Criador de tudo o que fizeram durante a vida física da pessoa aqui na terra. Embora muitas pessoas tenham certas dificuldades em determinar o que é uma coisa e outra e outros se confundem intercambiando essas faculdades da pessoa, vou manter a base mais comum, tricotomista e caso você creia diferente, apenas faça a adaptação necessária, pois a minha idéia é como podemos acessar as verdades de Deus e aproveitá-las o melhor possível na vida devocional e de comunhão. Assim sendo cada uma desses três elementos humanos se subdividem em três partes, apenas à nível de estudo e observação, já a pessoa não se separa ou age separadamente e independentemente uma da outra. O CORPO: Membros – Desejos e Sentidos (dão contado com o físico e material). ALMA: Intelecto (mente) – Emoções – Vontade (dão contado consigo mesmo). ESPIRITO: Comunhão – Intuição – Consciencia (dá contado com o espiritual). Na nova Aliança, alcançamos uma compreensão maior da revelação divina e de seus planos e propósitos eternos, incluindo a revelação de que Deus não apenas está conosco, mas também EM nós, através do Espírito Santo. Assim, nos tornamos o santuário onde Deus habita; Deus é espírito e como tal ele tem comunhão, contato e acesso a nós a nível de espírito, então somos a morada de Deus, porque ele habita no nosso espírito, não em nossa mente ou nosso corpo. O corpo é a sede da nossa pessoa (o espírito), e esse sim, é a morada ou a sede da presença de Deus. Uma vez que o Espírito Santo, que é Deus, habita em nosso espírito, ele transmite o conhecimento e as revelações necessárias ao nosso desenvolvimento e educação espiritual, por sua vez, o nosso espírito se encarrega de traduzir esses acervos à nossa parte inteligente, para entendermos racionalmente ou digamos, em linguagem humana. Um exemplo: Em I Co 2. Paulo faz umas revelações profundas sobre isso – “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus” (v.9,10). Ele afirma que coisas inimagináveis à capacidade humana já nos foram reveladas pelo Espírito de Deus. O meu espírito já tem essa revelação, mas necessariamente, ainda não tenho a tradução disso intelectualmente, ou em conhecimento humano e isso só acontece por revelação espíritual, que acontece através da intimidade com Deus na vida devocional, estudo da Palavra, oração, meditação séria e comprometida, santidade e busca por sabedoria espiritual. Deus não vai revelar coisas profundas para pessoas superficiais, descuidadas e sem intimidade com ele. É preciso investimento nisso. É por isso que O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo.

Obrigado Pai, por se revelar de maneira tão suave e ao mesmo tempo profunda e comprometida com os seus filhos. As tuas verdades estão aí, claras e patentes a quem tem sede e fome de Deus. Assim, muitos tem olhos mas não veem e tem ouvidos mas não ouvem, pois nem mesmo sabem que podem acessar verdades espirituais. Permita que eu possa crescer e desenvolver a minha salvação com temor e tremor diante de ti, e ser um instrumento disponível do Senhor para abençoar o Corpo de Cristo aqui na terra. Preciso de ti e das verdades reveladas de tua Palavra; guia-me por teu caminhos planos, e veredas direitas, para cumprir o teu propósito para o qual fui criado, alcançado e transformado pela graça de Cristo. Em nome dele, o meu Senhor, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s