Inveja no Coração

Meditação do dia 22/11/2016

Pv 23.17 “Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia.

 Inveja no coração – Todo mundo sabe que inveja é uma coisa muito feia e uma prática repugnante na vida de quem a cultiva. A tradição religiosa até a categorizou como um dos famosos sete pecados capitais. Nas escrituras é abominada e em todas as suas manifestações e o povo de Deus e incentivado e exortado a evitar aceitar isso como normal no seu meio. Não tenho dúvidas de que qualquer pessoa em seu perfeito juízo concorda que isso não deve acontecer entre pessoas inteligentes e racionais e especialmente na igreja, pois temos a bênção do Senhor que deve ser o suficiente para não nos arrastarmos para essa lama. Contudo, não posso deixar de mencionar aqui, o fato de que os valores bíblicos e cristãos hoje não são mais o padrão de conduta e adotado mesmo pelos chamados “cristãos.” O chamado liberalismo doutrinário, aliado ao humanismo no centro e uma boa dose de egoísmo com cobertura de “direitos e garantias individuais…” torna tudo um coquetel bem misturado de padrões mundanos, com idéias de cristãos de meia tijela e assim ficamos como Israel no tempo em que ainda não havia rei e cada um fazia o que bem entendia. (Jz 21.15). Devido a deficiência de intimidade com Deus e vida devocional, a pessoa sofre efeitos semelhantes a de uma inanição alimentar, uma carência que exige ser suprida. A alma humana quando insatisfeita, ela deixa a pessoa inquieta e ansiosa em busca de algo que a satisfaça, sendo comum vermos pessoas com vontade de alguma coisa que nem ele mesmo sabe o que é. Sem os valores corretos enraizados na vida e uma carência anônima e oculta, a pessoa começa a prestar atenção ao seu redor e à medida que o nível espiritual desce, o nível materialista sobe, então facilmente o coração dessa pessoa começa prestar atenção “nas coisas e nos bens” do seu próximo. Logo segue as comparações que a mente faz automaticamente, sobre horas trabalhadas entre “eu e ele” – Quanto tenho e quanto ele tem, como prospero e como ele prospera, as diferenças de marcas de carro, roupa, móveis, lazer, ambientes frequentados… e à medida que o pescoço vai ficando cada vez mais esticado para ver a vida do vizinho, a insatisfação vai tomando conta de tudo e logo, logo as evidencias começam a aparecer e tomar forma. O Salmo 73 foi escrito por alguém que relata ali esse tipo de experiência pela qual passou e quase o levou à ruína e olha que era um ministro altamente qualificado e comprometido com a vida e o ministério divino. Foi a volta ao cultivo de intimidade com Deus através da vida devocional de meditação e contemplação que salvou Asafe, segundo ele mesmo. Os pecadores, ou as pessoas sem compromisso com a fé e com Deus, suas vidas são pautadas pela satisfação pessoal e em seu maior volume sobre bens materiais, poder e influencia; eles lutam por isso, eles se matam por isso e quando morrem não levam nada disso e não tem nada reservado de verdadeira riqueza armazenada na eternidade. O temor do Senhor nos conduz a uma escala de valores diferentes e o que mais prezamos não está aqui e nem é fisicamente palpável e mensurável. Quando uma pessoa depende de coisas, posses e bens para se sentir realizada ou segura, ela é realmente muito pobre! A recomendação sábia de Provérbios é perseverarmos todo dia no temor do Senhor, e já estamos de posse da promessa que tudo o que precisarmos, o Senhor suprirá, segundo a sua riqueza em glória, por Cristo Jesus. (Fp 4.19).

Obrigado Senhor meu Deus e Pai, pois tenho sido abençoado com abundancia e fartura além das minhas necessidades, não por merecimento ou esforço, mas a graça do Senhor tem sido mais do que suficiente. Obrigado pelas provisões de alimento, vestes, teto e cuidados com a saúde e o bem estar de minha família e pessoalmente. Obrigado pelo seu imenso amor e cuidado. Te peço que me ajudes a manter o meu coração focado na tua pessoa e na alegria de servir com a minha vida e com os dons e habilidades que dispusestes para a igreja. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s