Deus Fez um Juramento

Meditação do dia 12/07/2017

 Am 4.2 – Jurou o Senhor DEUS, pela sua santidade, que dias estão para vir sobre vós, em que vos levarão com ganchos e a vossos descendentes com anzóis de pesca.

 Deus fez um juramento – Juramento é coisa séria! É feito para não voltar atrás e nem quebrar a palavra empenhada. O Escritor aos Hebreus, fala que se trata de uma forma para se por fim a uma demanda, porque quando alguém invoca um juramento, isso é definitivo. Porque os homens certamente juram por alguém superior a eles, e o juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda a contenda (Hb 6.16). Ele se referia à aliança feita por Deus à Abraão, quando o chamou e fez-lhe promessas; e certamente para que a confiança do patriarca não ficasse tímida, pois o relacionamento era inicial, então o Senhor valeu-se de um artifício válido entre os homens, fazendo um juramento por si mesmo, já que não existe ninguém maior do que Ele, por quem jurasse. Já a opinião de Jesus no Novo Testamento, é que seus seguidores devem ter um caráter bem trabalhando e confiável, de forma que suas palavras sejam suficientes, sem precisar recorrer a garantias maiores como juramentos. Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor. Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna (Mt 5.33-37). No texto de Amós, Deus se interpôs com juramento pela sua santidade, que na verdade é sua essência, é ele mesmo e é algo inviolável até para ele que é Todo-Poderoso. Agora a razão de chegar a esse nível de afirmação, era a postura do seu povo, que não agradava em nada, pois adotaram um estilo de vida pecaminoso e sua religiosidade era uma formalidade vazia e de aparências. O juízo viria certamente, para corrigir a nação, porque havia um compromisso divino de fazer deles um povo abençoado e abençoador e essa promessa dada a Abraão, não cairia por terra, afinal era uma aliança eterna. Amós profeticamente aponta as questões que Deus cobrava deles, pois ostentavam uma postura de adoradores, tinham seus rituais e cerimonias, cumpriam obrigações devocionais como prescrito nos mandamentos dados a eles, mas o faziam do jeito deles e para suas próprias conveniências. Se vocês seguirem a leitura nos próximos versos, verão que aparentemente era tudo correto, mas a motivação não condizia com culto a Deus. Nada disso é privilégio só dos israelitas! Hoje, vemos as mesmas coisas, com os mesmos propósitos e as explicações são cada vez mais descaradas. As conveniências humanas, os gostos e preferencias, o conforto e bem estar das pessoas predominam sobre o que seria uma adoração em espírito e em verdade. Vão infiltrando toda sorte de novidades e algumas são cópias fiéis de ações mundanas e profanas, agora travestidas de “contemporâneas,” e se o público gosta, isso sim, tem peso na escolha. Mas certamente o juízo não tarda vir!

 

O Senhor nosso Deus é o mesmo ontem, hoje e o será para sempre e eternamente, e digno de toda reverencia, honra, glória e louvor. Obrigado, Senhor Jesus, por distribuir dons e talentos para haver verdadeira adoração a Deus na tua igreja. Obrigado, Espírito Santo, por convencer-nos do pecado, da justiça e do juízo e nos guiar à toda a verdade. Te peço inspiração, mas também obediência àquilo que já sei em tua Palavra. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s