Leitura dos Tempos

Meditação do dia 11/07/2017

 Am 3.7 – Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

 Leitura dos tempos – Sempre que temos que lidar com o tema “tempo,” certamente lidamos com algo engenhosamente complicado, porque se pode ver isso dos mais diversos campos das ciências; História, geografia, geologia, escatologia, ética, cronologia, arqueologia e sem citar as ciências humanas e biológicas. Ainda tem as questões bíblicas proféticas e o desenrolar dos planos e projetos divinos entrelaçados na limitada vida humana ao mesmo tempo que se apoia na eternidade divina. Mas vamos ficar com o mais simples, o que nos toca no momento de nossa vida e o que estamos fazendo aqui. Partindo da premissa de que o Senhor nosso Deus age em nossas vidas e através delas, como age na história e a conduz de forma brilhante, aceitamos isso como normal e abençoador da parte divina, respeitando assim o seu senhorio. O profeta alega que Deus age aqui no mundo dos homens, mas não sem dar-lhes alguma satisfação, ou manter um diálogo ou ao menos passando informações relevantes. De uma lado diríamos que sendo quem é, Ele não precisaria prestar contas ou dar satisfação nenhuma de seus atos e decisões. De outro lado, conhecendo seu caráter santo e justo, aceitamos como sendo boa a sua postura, pelo princípio da autoridade, ou cadeia de comando; pois as Escrituras afirmam que Deus entregou o comando das coisas aqui para os homens, então é justo que ao interagir aqui, ele o faça respeitando seus próprios princípios estabelecidos. Os céus são os céus do Senhor; mas a terra a deu aos filhos dos homens” (Sl 115.16). Quando Jesus nomeou seus seguidores a irem por todo o mundo e testemunhassem da graça divina e proclamando o evangelho da salvação e chamando os homens ao arrependimento e conversão a Deus, ele estava se valendo da autoridade recebida e agora delegada. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra (Mt 28.18). Essa autoridade de Cristo tem propósitos muito definidos, como podemos ver em At 17.30,31 Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”. Deus já marcou na sua agenda um dia em que exercerá sua justiça contra o mundo e a ressurreição de Cristo é a garantia disso. Também, esses mesmos discípulos comissionados, exercem um papel diplomático de representatividade, oferecendo asilo espiritual a qualquer um que adentre as fronteiras do seu reino. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus (2 Co 5. 20). A igreja de Cristo não apenas faz parte da história e dos tempos, mas está aqui para influenciar e fazer a história e nessa condição, precisa exercitar e exercer o seu papel profético e hermenêutico, sabendo ler e interpretar os tempos e os fatos, para que seja diligente em sua missão. Se Jesus disse que não precisamos ser pegos de surpresa pela sua vinda e pelos acontecimentos dos finais dos tempos e apocalípticos, está implícitos que quem estiver atendo e fazendo o dever de casa, sabe ler e interpretar os acontecimentos que Deus disse a Amós que comunica aos homens antes de agir. Quem estuda história da igreja sabe que a queda de Roma em 476 D.C. foi predita e escrito por Agostinho, no livro cidade de Deus. Eu me pergunto e Hiroshima? E outros fatos relevantes que temos visto nos últimos anos? Que Deus ainda fala, é um fato, que há capacidade de ouvir e interpretar, também é fato! O radar da igreja está ligado?

 

Senhor, Tu és o Senhor dos tempos e da história; tens boa vontade para com os homens e a comunicação é possível porque o Espírito Santo habita na igreja e a tua Palavra está acessível a todos nós. Oro, hoje, para que os nossos olhos e ouvidos estejam atentos aquilo que de fato é interesse do Senhor nesse momento da história e para o qual tens preparados pessoas, situações e circunstancias, para que os teus planos aconteçam. Unja os nossos olhos com aquele colírio citado por Jesus em apocalipse, para vermos de fato, o Senhor deseja. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s