É Hipérbole ou Deus Fala Sério?

Meditação do dia 17/07/2017

Am 9.2 – Ainda que cavem até ao inferno, a minha mão os tirará dali; e, se subirem ao céu, dali os farei descer.

 É Hipérbole ou Deus fala sério? – A Bíblia é a mensagem de Deus em linguagem humana, escrita para homens de forma que eles possam compreender exatamente a intenção do autor. Toda literatura humana, tem suas regras e estilos, e a Bíblia não é diferente, embora com o diferencial da inspiração exercida sobre a autoria humana, preservando a essência divina sem prejuízo para inteligência humana. Podemos resumir da seguinte forma: “O ouro era de Deus, mas a forma, era humana!” Até que ponto devemos levar as palavras da Bíblia à sério? Não sei você, mas eu creio na inspiração e autoridade plena da Escrituras como PALAVRA DE DEUS do início ao fim. Para mim, ela É a Palavra de Deus, e não apenas CONTÉM. Então devemos levar muito e bem a sério todas as palavras nela escrita. Sempre se deu bem, quem obedeceu e guardou as instruções recebidas, pois a obediência é uma bênção e é segurança para os fiéis. Os pecados da nação estavam em proporções alarmantes e nem os líderes religiosos, responsáveis pela preservação da fé e da reta conduta e os meios de reconciliação escaparam da grassa corrupção e dos pecados grosseiros que assolaram toda a sociedade dos seus dias. Por mais que Deus advertia e enviava seus mensageiros e aplicava disciplina, eles não se emendavam e criavam novas formas de interpretar a revelação divina e assim continuarem em rota de colisão com o juízo divino. Aqui, o profeta Amós, trouxe uma pesada sentença, e estou de bom humor e por isso, estou suavizando a situação, perguntando se Deus está mesmo bravo ou só exagerando na dose, para meter medo nas pessoas? Certamente Deus não blefa, não mente e não exagera, pode acreditar. Também ele não se sente ameaçado pela pressão do humanismo, que tenta culpa-lo por tudo, já que é Ele o Todo-Poderoso. Se tem alguém justo, santo, reto e honesto nesta história, é Deus. Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? (Nm 23.19). O Novo Testamento também confirma esse aspecto do caráter de Deus, conforme escreveu Paulo na sua carta à Tito: Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos (Tt 1.2). E o autor aos Hebreus, não deixa por menos: Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta (Hb 6.18). A hipérbole do texto está na forma intensa da expressão do que Deus quer e vai fazer, com eles, para não lhes dar ou eles saberem que não escaparão do juízo. Na teologia dos judeus e na cristã, o inferno é um lugar de condenação eterna, quem chega lá é com visto só de entrada, mas nesse caso, Deus disse que ainda que eles escolhessem entrar no inferno, ele os arrancaria de lá para lhes dar uma palmadas e sabemos que ninguém vai ao céu, senão através de Jesus, claro, pela conversão – mas se eles conseguissem um jeito de chegar lá, para se esconder de Deus, eles ainda assim, teriam uma bela surpresa, pois eles seriam expulsos de lá e pagariam o preço. Para fechar, com ou sem humor, é bom lembrar dessas palavras de Paulo aos Gálatas: Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. (Gl 6.6.7).

 

Nossa oração hoje, não poderia ser outra senão o Salmo 139: Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; Amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s