Ensaio Sobre a Soberba

Meditação do dia 18/07/2017

Ob 1.3 – A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derrubará em terra?

 Ensaio sobre a Soberba – Ficar ou ser soberbo não é uma coisa boa e todo mundo sabe disso, incluo-me nisso e a todos os meus colegas pastores e obreiros cristãos. Saber isso é uma fato, mas evitar que esse inseto nos pique, já é uma história um pouco mais complexa, mas nem por isso devemos desistir de erradica-la de nossas vidas e relações de comunhão e serviço. Uma das razões para não gostarmos dessa persona e nem querer dar margens a sua influencia é que Deus também não gosta dela. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tg 4.6). Desde quando eu vou querer ter a pessoa de Deus me resistindo? Quais as chances de eu conseguir prevalecer em alguma demanda contra ele? Quando oramos o “Pai nosso,” afirmamos o desejo de fazer a vontade de Deus e trabalhar para vê-la sendo feita em qualquer dos mundos e então cultivar uma atitude que me coloca em conflito direto com a minha confissão de fé e com aquilo que trabalho para construir, não é nada inteligente, produtivo ou espiritual. Outra razão bem simples para um servo de Deus não andar por esse caminho é que a soberba é a preliminar de algo ruim e contrário ao propósito de Deus para nossas vidas, conforme a sabedoria de Provérbios: A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos” (Pv 16.18,19). Assim como as nuvens escuras e carregadas precedem as chuvas, assim também a soberba precede a ruína! Você pode imaginar o que isso significa? Que tipo de pessoa temente a Deus quer ter ruína em sua vida, família, ministério, trabalho? Na linguagem militar antiga e bíblica, repartir ou conquistar despojos, era sinônimo de bênção, pois se tratava de ter conseguido vencer inimigos e os despojos era um direito legítimo dos guerreiros e conquistadores. Para nós, significaria superar as fraquezas e vícios e todos os obstáculos que se opunham a uma vida de vitórias e abundancia conforme promessas de Deus para nós. Mas ser humilde de espírito e andar com pessoas mansas é muito superior a vencer e levar despojos, mas com a atitude errada. O texto de Obadias, alude a uma nação irmã de Israel, Edom, ou Esaú, o irmão de Jacó, que perdera a bênção da primogenitura, por sua vida relapsa e profana e passou a existir na penumbra da bênção do povo de Deus, mas sempre cultivando rivalidade e até ódio com desejos de ver o mal de Israel e quando viram a desgraça se abatendo sobre os hebreus, eles se aliaram aos inimigos e aumentaram as atrocidades e se divertiram com o mal alheio. A mensagem do profeta era de que eles estavam errados, pois se gloriavam de vantagens que não tinham. Agiam como um presunçoso que tinha uma casa supostamente bem construída sobre bons fundamentos de tal forma que nada o atingiria. A soberba engana a pessoa pelo coração, no seu íntimo, exatamente o lugar onde deve abrigar a certeza e a segurança verdadeiras. O soberbo e tal mal por acreditar que é tão bom e correto no que faz, que ele não pode ser atingido e tem o direito de atingir a qualquer um. Definitivamente, isso não combina nem com a fé e nem com servir a Deus e a Cristo um rei muito humilde. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11.28-30).

 

Pai, obrigado por tua misericórdia estendida a nós, todos os dias em Cristo Jesus. Espírito Santo, obrigado por habitar em nós e nos guiar a toda a verdade que Jesus nos ensinou e é seu desejo que vivamos nelas. Perdoa-nos por descuidar-nos e correr o risco de agirmos de forma a afrontar a tua santidade e justiça. Nos conceda a graça de nesse dia, aceitarmos a humildade como o melhor caminho. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s