Jesus na África

Meditação do dia 10/09/2017

Mt 2.13 – E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.

 Jesus na África – A história da humanidade tem o seu berço nas terras do Oriente, nos arredores do que conhecemos hoje como Oriente Médio. Todos os patriarcas e a nação de Israel tem suas origens e histórias ligadas a esse pedaço de terra. Cristo, descendente de Davi, a família real que ganhou a promessa de governo eterno, nasceu em Belém da Judéia, na Palestina atual; sua vida e ministério esteve centralizada por ali mesmo. Mas por um espaço de tempo, Jesus viveu em outro continente, e isso causa um sentimento de alegria muito grande nos cristãos africanos, porque este é o único outro continente, citado nas Escrituras, que recebeu a pessoa de Jesus nos seus dias aqui na terra. Ainda mais, que ali esteve, no Egito, na condição de refugiado, para escapar da perseguição insana do rei Herodes, o Grande, que como sabemos, não era israelita, mas Indumeu, ou descendente de Edom, ou Esaú; Ele chegou ao trono israelita, via arranjos de casamento, com a Mariane, filha de um Sumo Sacerdote, que durante a dispersão e resistência, tomaram o poder para livrar a nação do domínio gentílico. Também é significativo, que profeticamente, a existência da própria nação israelita esteve ligada na sua origem ao Egito, que todos conhecemos, pela história de José, filho de Jacó, que se tornou primeiro Ministro de Faraó, e com isso permitiu-se que a terra dos faraós servisse como berço para a formação da futura nação de Israel. Assim, um fato passado, tinha forte simbolismo com o futuro e com a eternidade. “Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho” (Os 11.1). Esta profecia, foi citada por Mateus na sequencia do nosso texto de hoje. “E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito. E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho” (Mt 2.14,15). Ao olharmos a nossa África de hoje, ficamos imaginando como um berço de civilização tão desenvolvido, próspero e importante no cenário mundial, como já foi, está hoje nessas condições. Entre razões e respostas sociais, políticas e outras mais, sabemos que o na verdade, o pecado é o opróbrio dos povos. Existem responsabilidades dos líderes, mas também da igreja, mas o principal para a minha modesta opinião, é que Deus ainda está no controle, ainda há alguém sentado no trono e a redenção completa, o que inclui a regeneração humana dos seus pecados e das mazelas causados por ele, também haverá resgate para a terra e os seus sistemas. Deus prometeu aos filhos que herdariam a terra; os justos herdarão a terra, e sem dúvida, não receberíamos de Deus uma herança deteriorada, inadequada e imprópria para a vida e o progresso do potencial que ele mesmo  colocou dentro de nós. Eu descanso naquela palavra: “E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis” (Ap 21.5).

Pai amado, graças de rendemos, pelos teus caminhos planos e veredas direitas que propusestes diante dos homens, mas escolheram seus próprios caminhos, que terminaram em ruína e destruição; mas em Cristo o Senhor, estamos tendo uma nova história sendo reescrita, com o sangue derramado na cruz, para perdoar os nossos pecados e nos dar acesso a sala do trono, onde tem alguém assentado, e ele tem todo o poder no céu e na terra, e fará novas todas coisas. Obrigado por nos alcançar com tão grande amor e nos acolher em tua família. A Jesus, seja a glória, a honra e o poder para todo sempre, amém!

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s