Um Com Água, Outro Com Fogo

Meditação do dia 29/09/2017

Lc 3.16 – Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

 Um com água, outro com fogo – Estamos meditando juntos e pensando no ministério de João Batista. O que muito nos interessa, é o que podemos aprender com essa pessoa e com suas atitudes de vida, podendo traçar paralelos com o nosso contexto. João foi um profeta, com os traços e característica do ministério profético próprio do Velho Testamento. A figura de uma pessoa que foi chamada e separada por Deus, para ser cheio do Espírito Santo e desenvolver um ministério divino de transmitir a Palavra e a vontade de Deus. Eles recebiam revelações em todos os sentidos que essa palavra pode ser utilizada; desde percepções, intuições, visões, sonhos, experiências de oitivas reais e literais; premonições, autoridade para imprecar juízos e sentenças em nome de Deus; previsões e interpretações, êxtases (arrebatamentos de sentidos) e muitos outros aspectos que Deus lhes concedia e valia o improviso. Esse ministério profético, encerrou-se com João Batista – “A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele” (Lc 16.16). O trabalho profético que encontramos na Nova Aliança, exercido pela e na igreja, não é o mesmo; mas agora é um dom (charisma) distribuído pelo Espírito Santo e aparece, digamos, nas listas de dons espirituais diversos, como em Rm 12; I Co 12 e Ef 4. Com atribuições e utilidades regulamentas, nos ensinos de Paulo aos Coríntios. Mas o meu coração hoje está voltado para a maneira como João Batista se portava diante do assédio das pessoas e das oportunidades de se promover. Isso não o atraía pois ele agia com coerência com sua vocação original, que era preparar o caminho diante do Senhor que viria. No sentido que sua função significava, ele era um arauto real, aquela pessoa que ia à frente do rei em viagem anunciando a todos sobre a presença do seu Senhor e para que “o caminho fosse preparado.” Sua função era preparar o caminho e João estava muito consciente disso, nunca passou pela sua cabeça que ele era importante ou o que ele fazia merecia mais consideração e reconhecimento. Nos círculos em que vivemos, os golpes de estado é mais comum do que areia na praia. Os líderes não podem dar as costas por um segundo, que já tem gente conspirando para sentar no trono. Membros de igrejas, que ao ser elogiado por uma ministração, ou o bom desempenho de sua função durante um ano de gestão em um dos ministérios da igreja, já se acha no direito de reivindicar se tornar não apenas um pastor, mas O Pastor Titular, por que já é “homem de Deus.” Não vou nem citar as intrigas políticas denominacionais por cargos e visibilidade ou se manter no poder. João reconhecia que ele batizava com água os arrependidos, mas logo após ele vinha Jesus, o seu Senhor, muito mais poderoso e que batizaria com o Espírito Santo e com fogo. João tinha um papel a desempenhar e Jesus tinha outro e a importância de João estava em ser João e batizar com água. Ainda hoje, que salva, cura, batiza com Espírito Santo e tudo o que a nossa fé preconiza, é Jesus, a minha, a sua e a nossa importância está justamente em sermos servos e cumprir essa função que nos foi outorgada. Ser servo, é uma função muito importante, ser servo de um Senhor como Jesus, não tem preço!

Obrigado, Senhor pelo privilégio de servir a ti na função designada por ti. Isso me honra e me dá dignidade e valor e sou agradecido por isso. Em nome de Jesus amém!

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s