O Trigo e a Palha

Meditação do dia 30/09/2017

Lc 3.17 – Ele tem a pá na sua mão; e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga.

 O Trigo e a Palha – João batista falava aqui do ministério de Jesus e o resumo de toda a obra redentora do mestre. Salvar o que se pode salvar e fazer uma limpeza definitiva daquilo que não pode ser salvo. É fato, que no processo de redenção, tudo que não pode ser purificado e salvo, será destruído. Algumas coisas são purificadas com água, outras com fogo e pessoas só com sangue, o sangue de Jesus é claro. Tudo mais que não poder ser ou não aceitar ser purificado, certamente será destruído. Essa expressão profética de João, sobre Jesus trabalhar na sua eira, seara, vinha ou outra acepção de campo de trabalho, está de acordo com todo o contexto bíblico. Sendo Deus, quem de fato é, e especialmente Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, tendo tudo e todos à sua disposição, não precisaria (em termos de conceitos humanos), por à mão na massa, para trabalhar, mas essa não é a maneira de Deus pensar e agir. Entre os homens, um pouquinho só de prestígio já é suficiente para tornar o trabalho um conceito serviçal e para inferiores. Deus não pensa assim: E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também (Jo 5.17). Temos fazendeiros cujas terras são tão grandes que o rabo de suas vacas atrapalham os vizinhos, mas eles já tem status de não mais por a mão em nada, só de Hilux para cima e para baixo com chapeuzão na cabeça e a conta no posto e as prestações atrasadas. A descrição de João Batista é que Jesus tem uma pá na mão e trabalha com ela na sua eira, fazendo a limpeza e separando o trigo da palha. Redenção, só Jesus pode fazer. Podemos pregar o Evangelho, louvar, tocar, fazer missões, construir templos, cuidar da parte social, filantropia e etc; mas só Jesus salva. Só Jesus julga com justiça e só Jesus sabe, pode e tem como separar o trigo da palha. Como instituições podemos adotar ótimos mecanismos de auto-purificação e manter uma boa disciplina e as coisas em ordem, mas nossos critérios ainda estão longe de ver dentro do coração e ser exatos e precisos. Como seres humanos é muito complicado fazer justiça e misericórdia simultaneamente; ou condenamos ou absolvemos! Punimos o bom e liberamos o perverso travestido. Mas Deus não tem esse problema, ainda bem. Esse processo de assepsia espiritual Deus faz isso o tempo todo mediante a ação purificadora de sua Palavra e do ação do Espírito Santo, quer individual, quer coletivamente; mas chegará um dia em que ele tem que concluir a safra e recomeçar, então é ai que entra os efeitos purgativos que encontramos nos fins dos tempos. Jesus está trabalhando na sua eira e assim, somos, cada um de nós, trigo ou palha e cada um tem sua função e a separação necessariamente não é o fim do processo, tal qual o final da colheita para o lavrador, não é o fim para os produtos colhidos. Se for trigo, agora vem o armazenamento, a secagem, o transporte, a moagem ou trituração, a mistura com outros produtos e o processo de ser amassado até ficar no ponto, ser enformado, e aí vem a parte boa, ir para o forno quente e ser novamente transformado, para sair do forno como alimento, porque as bocas já estão escancaradas querendo alimento. Ninguém é trigo para ser trigo, ser trigo é para ser alimento. Jesus não está trabalhando em nossas vidas só por trabalhar e se ocupar; o trabalho dele tem finalidade, porque a nossa vida e existência tem propósito. Pense nisso, e aceite o trabalho de Deus em sua vida.

Senhor, obrigado por ter dado sua vida em substituição a de todos nós, para que hoje o Pai tenha uma grande família, com muitos filhos, todos à semelhança do primogênito. Graças te damos por não desistir de nós e transformar-nos em algo útil e que trás glória ao teu santo nome. Amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s