Adão e suas Capacidades

Meditação do dia 14/10/2017

Gn 2.19 – Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.

 Adão e suas capacidades – Quem já esteve num zoo para um passeio, além de divertido é muito educativo. Ali estão um bom número de animais em ambientes que de certa forma, lhe permite movimentos parecidos com o seu habitat natural. Estão catalogados e uma placa lhe dá o nome pelo qual o conhecemos e também o nome científico baseado em sua espécie e categoria. Sem aquelas placas, quantos animais você reconheceria e falaria de suas características? Eu também ficaria reduzido a bem poucos. Ainda hoje de vez em quando vendo esses canais especializados, fico conhecendo alguma espécie que nunca houvera visto ou falado. Nem estamos falando de espécimes que os próprios cientistas ainda não conhecem ou catalogaram. Mas é maravilhoso fazer um exercício ainda que imaginativo sobre esse versículo de hoje. Um desfile promovido por Deus; todos os animais passando diante de Adão e ele nomeando um por um, do primeiro ao último e até hoje, essas categorias prevalecem. Quanta imaginação, conhecimento e sabedoria para tamanho serviço sem cair em repetição. Isso nos leva a reconhecer a enorme capacidade que Adão detinha e fazia uso livremente; o que já não mais está disponível a nós desde a queda do homem. O pecado fez um baita estrago na capacidade humana; não afetando apenas o relacionamento com Deus à nível de espírito, mas todos os aspectos da vida humana. Com o passar dos anos isso se acentuou ainda mais. Perdemos nossa capacidade criativa e ilimitada de recursos mentais e intelectuais. Por ouro lado, podemos ver o quanto será maravilhoso quando o processo de redenção estiver definitivamente completado em nós, após o pecado e seus efeitos ser definitivamente afastados de nós. Poder voltar a ser aquilo que apenas Adão e Eva já foram por algum espaço de tempo. Pelos lampejos de sabedoria e de capacidades que de vez em quando aparecem em algumas pessoas, já é muito animadora. Eu fico admirado com a pessoa que inventou por exemplo o motor à combustão, que hoje utilizamos em uma infinidade de maquinas, desde o cortador de grama até um jato ou aeronave. Desde a sua criação ele melhorou, aumentou de capacidades, materiais e até tamanho, mas o princípio de todos eles é exatamente o mesmo desde o primeiro. Essa pessoa era alguém à frente do seu tempo, ou todos os demais, mesmo à partir do que ele fez não conseguiu mais nada? A verdade é que ainda tem muita coisa que temos potencial, mais ainda não sabemos como destravar. Por isso que ama a salvação e o Salvador!

Senhor, obrigado por me criar com um incrível capacidade, que nem mesmo ainda hoje consigo ver todas as possibilidades. Mas em Cristo eu sei que posso todas as coisas. Sei que os teus propósitos vão se estabelecer e se cumprir. Em nome de Jesus, oramos, amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s