Teve Medo Porque Estava Nu

Meditação do dia 27/10/2017

Gn 3.10 – “Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e porque estava nu, tive medo, e me escondi.”

 Teve medo porque estava nu – Algumas coisas não mudam nunca, geração vai e geração vem, e as ações e reações permanecem as mesmas. Não é incomum, mesmo no meio cristão evangélico, pessoas ficarem espantados e até com ares de dúvida quando alguém afirma: “Deus me falou!” Como assim, Deus falou com você? Já ouvi até de gente grande, afirmações que põem em dúvida as duas coisas: A capacidade de Deus falar e do homem ouvi-lo. Isso por si só contradiz o bom senso da fé na revelação divina nas Escrituras. Sendo o Senhor nosso Deus quem Ele é e quem cremos ser ele, é totalmente plausível que o criador se comunique com suas criaturas. Sendo Deus inteligente, é muito razoável que ele se comunique com outras criaturas inteligentes. Como ele deseja expressar seu amor e manter um relacionamento conosco, se não é possível a comunicação entre os dois lados? Adão, mesmo depois do pecado, ainda tinha condições de ouvir a voz de Deus, e ouviu. Deus se revelou a ele de forma que lhe fosse possível perceber e discernir, e assim poderia ter começado um processo de restauração; mas o homem escolheu o caminho mais difícil. Apenas para refletir divertidamente, até parece uma justificativa muito barata e sem muita noção, essa apresentada por Adão em resposta a pergunta divina: Afirma ter ouvido a voz de Deus no jardim, e consciente de que estava nu, teve medo. O que tem a ver uma coisa com a outra? Estar com medo porque estava nu! Ele havia experimentado essa sensação de desproteção, agora, mas Deus já o conhecia e seria quem melhor poderia lhe ajudar. Nossos medos em relação a Deus e as coisas espirituais não se justificam, senão pela nossa própria fragilidade e e incapacidade de compreender coisas novas e ou que nos desafiam. Sempre que confrontado com a verdade, o homem apresenta uma situação de medo e incompreensão. Mas não podemos deixar de observar, que novamente a iniciativa de aproximação foi de Deus, em todos os casos, Deus se revela misericordioso e disponível para ajudar e resolver; e em todos os casos, do lado humano, a fuga, o medo, a desconfiança e não raro, sobra acusação para Deus, de não amar, proteger e cuidar. Nossas justiças e bondades, nunca serão suficientes para cobrir nossa nudez diante de Deus. Nada é tão penetrante como o olhar divino.

 

Pai, perdoa-nos e aceita-nos, mesmo como não nos mostramos tão acessíveis ou compreensíveis à tua revelação. Mas obrigado por nas desistir e em Cristo alcançar e salvar muitos, embora o teu desejo seja de salvar todos. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s