As Tres Perguntas à Caim

Meditação do dia 26/11/2017

Gn 4.6,7 – E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito?

 As três perguntas à Caim – Quando Deus faz perguntas, necessariamente ele não espera uma resposta, mas uma atitude. O senhor nosso Deus é onipotente e onisciente, entre outras coisas, não precisa perguntar para saber as coisas. Mas no relacionamento com os homens, ele se vale dos recursos comuns entre os homens para estabelecer uma boa comunicação. Também, para nós, as perguntas funcionam como um mecanismo de fazer pensar. Sempre somos surpreendidos por perguntas que nos levam a refletir e chegar a conclusões que até então nunca havíamos pensado daquele jeito. Assim, fazer boas perguntas se torna uma arte. Estamos num cenário onde nosso personagem principal, Caim, está de pé, diante do altar que edificara para cultuar a Deus e onde seu culto não agradou e ele está profundamente frustrado, irado, transtornado, que poderia dizer, maluco de jogar pedra em avião (se já houvesse no seu tempo). Vendo a fumaça e o aroma do holocausto de seu irmão Abel se elevar às alturas e ver o seu altar mais parecendo um rescaldo de incêndio mal apagado, com a fumaça descendo e não subindo o que lhe produz olhos vermelhos, mas agora mais de ira e revolta que propriamente da fumaça. Ali de braços rígidos e punhos cerrados, cabeça baixa e respiração ofegante, os pensamentos rodando a mais de mil, naqueles instantes que parecem eternidade e onde se pensam centenas de coisas e formula-se planos e ações em linha de produção e volta tudo à estaca zero. Numa hora dessas, tudo o que não gostamos de ouvir é alguém calmo, sereno, pacificar e com boas intenções; claro, tudo isso, só reforçará que estamos errados e na direção errada e que já está passando dos limites e da hora de voltar ao caminho da sensatez e equilíbrio. Justamente aí o Senhor Deus, faz três perguntas sucessivas a ele: Por que te iraste?E por que descaiu o teu semblante?” – “Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? Traduzindo: Qual a razão da sua ira? Por que estás transtornado por dentro e por fora? Sabia que se fizer o certo, tudo volta ao normal? Se envolver emocionalmente de forma muito intensa, cega completamente qualquer pessoa e a impossibilita de ver a razão e o certo. É possível alguém ficar tão irado e depois nem ele mesmo saber justificar porque aconteceu e qual a real razão. Nas perguntas, Deus estava apontando o caminho da redenção, da restauração e da comunhão. Tudo poderia ser revertido ainda, mesmo ele estando naquele nível de descaminho. Caim teve oportunidade de parar, refletir, dar meia volta e recomeçar e se sair bem. Só passa dos limites, quem assume essa responsabilidade por conta própria.

Senhor, obrigado pela obra do teu Espírito Santo para nos manter em humildade e convictos de que precisamos de ajuda, antes de irmos longe demais. O pecado pode ser forte e a tentação grande, mas o coração está antecipadamente acelerado e a consciência freneticamente disparada dizendo pare, pare antes que seja tarde. Obrigado pelo perdão e restauração disponível a qualquer um e a todos nós em Cristo Jesus. Amém!

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s