O Sinal de Caim

Meditação do dia 02/12/2017

Gn 4.15 – O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.

 O Sinal de Caim – Um pastor que cuidava bem das pessoas da sua igreja e estava sempre preocupado em resolver as questões e diferenças com discrição e sobriedade, certo vez se deparou com um caso sério e apropriado para se tornar um grande escândalo e trazer muitos transtornos para toda a igreja. Ele ao sair de casa para atender a essa situação pediu que a esposa permanecesse em oração para que tudo desse certo. Mais tarde quando ele retornou, ela, já estava na porta, ansiosa por saber o desfecho, já foi lhe antecipando: “E aí, como foi?” Ele parou e lhe perguntou muito seriamente: “Você sabe guardar segredo?” Ao que ela afirmou com toda a convicção: Sim, claro que sei! – Então ele disse: “Eu também!” Antes de você me excluir por isso, quero lhe dizer que contei essa ilustração para lhe revelar a verdade sobre o sinal de Caim, que o texto fala e que todos comentam, ao menos é o que sei desde quando me converti à Cristo e comecei a estudar a Bíblia. A verdade sobre esse sinal, é que também não sei o que é! Tudo que a Bíblia diz sobre isso, é isso aí que lemos nesse texto. Agora, existem um punhado de teorias e afirmações que vão desde ofensas racistas, até situações genéticas e místicas, passando por manchas e sinais de pigmentos na pele, até absurdos que nem compensa cita aqui. Do alto da minha pequenez, eu posso deduzir que algo poderia ser visto ou notado, assim que alguém se aproximasse dele, porque o Senhor afirma que colocou a tal marca ou sinal para que se alguém o encontrasse, não o matasse, por saber que aquele sinal lhe fora dado com essa finalidade. Como não havia muitas pessoas e todas que viesse a existir seriam originarias de uma mesma origem e conhecedores da história, então poderia ser algo bem simples mas que cumpria bem um propósito. Os cineastas e escritores tem se desdobrado em criatividade para aproximar as mentes modernas  a entenderem o que poderia ser e quem sabe, eles até estejam certos, mas quem sabe também eles estejam cada vez mais distantes da verdade. Para mim, que creio em Deus como criador e sustentador de todas as coisas e aceito as verdades das Escrituras como sendo autenticas, não fico preocupado em ter que descobrir o significado ou que seria, como se isso fosse um código para a felicidade ou um passaporte para algo maior e melhor ainda. Fico muito à vontade com aquela verdade de Dt 29.29 que afirma: As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. Não acredito que Deus inseriu tantos mistérios e códigos nas páginas e letras dos manuscritos originais autografados das Escrituras para que mentes brilhantes e boas de matemáticas e cálculos viessem a desvendar seus segredos; para mim, verdades espirituais da Palavra de Deus são assimiladas apenas pelo espírito humano, guiado e iluminado pelo Espírito Santo.

Pai, te agradeço porque a maior revelação que esteve oculto, foi sobre Cristo em nos a esperança da glória. Isso tem a ver com a redenção e para isso o Senhor dá a sabedoria para os homens alcançarem a salvação pela graça através da fé em Cristo. As demais coisas virão à seu tempo. E sou grato por isso. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s