Sangue Justo

Meditação do dia 10/12/2017

Mt 23.35 – Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.

 Sangue justo – Para um judeu, essa declaração de Jesus significava as vítimas registradas na totalidade das Escrituras Sagradas. Para nós, é o equivalente a uma citação “de Gênesis à Apocalipse.” Mas muito mais do que compor uma lista de vítimas da violência humana em atentado contra a vida, a descrição de Abel como uma pessoa que foi morto de forma violenta e injusta, também representa uma sentença da justiça divina de que haverá juízo contra o pecado e a violência contra a vida. A sociedade humana tem a tendência de pensar que seus atos não tem consequência, ou que tais possibilidades estão resguardadas para um contexto coletivo, assim todos sofrem as consequências por igual. Nos nossos sistemas judiciais, há diversos institutos, que sendo levados em conta, acabam servindo mais para os propósitos de defesa dos direitos do ofensor, do que propriamente fazer justiça de forma equilibrada e justa. Desde a presunção de inocência, direito ao contraditório, falta de evidencias fortes, ausência de testemunhas, provas não substanciais e ademais mecanismos de protelação, que no final, quem perdeu a vida, perdeu de fato, sem direito à defesa, sem chances de apelação e o infrator, recorre e acaba saindo ileso. Isso, é o melhor que conseguimos produzir. Mas com Deus não é bem assim! Lá é individual, cada um dará conta de si e diante de um juiz que tudo vê, tudo sabe e tudo pode e é por essência, justo em todos os seus caminhos e não perverte a justiça e nem aceita a injustiça. Conseguimos enquanto sociedade organizada, prover-nos de mecanismos para nossa própria destruição e permitir que o mal ganhe força e peso em decisões importantes. Mas alimentamos também uma bendita esperança, em que alguém com justiça assumirá o governo e o poder desses reinos e então haverá paz e justiça verdadeiros. É só uma questão de tempo!

Senhor, nossos justiça, nossa paz está em ti. Guia os nossos corações para caminhos mais próximos de ti e dos teus princípios de vida. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário