Quem Deve Entrar na Arca?

Meditação do dia 30/12/2017

Gn 6.18 – Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.

Quem deve entrar na arca? – Não há como pensar em Noé e na sua história, sem que se leve em conta a idéia da salvação. Primordialmente a missão de Noé era construir uma arca onde pessoas seriam salvas da destruição. O trabalho todo da vida inteira de Noé foi criar condições para a salvação de vidas. Esse era o propósito divino e esse era o objetivo último do trabalho de Noé. Quando pregamos o Evangelho e desafiamos as pessoas a receberem a oferta de amor e salvação oferecida por Deus em Cristo, fazemos um apelo para que creiam e se entreguem a Cristo, depositem sua confiança no sacrifício de Jesus lá na cruz, pois “todo aquele que nele crer, será salvo” (Jo 3.16). Conforme até mesmo as regras da língua portuguesa, o que vale também para a teologia soteriológica: quem é salvo, é salvo de alguma coisa e também é salvo para alguma coisa. Ninguém é salvo de nada para nada. Na experiência do patriarca Noé, eles seriam, e foram salvos de um mundo em corrupção degenerada e que ofendia a santidade de Deus e seus propósitos; e seriam posteriormente as sementes de um novo mundo, para reconstruir à partir de uma linhagem temente a Deus e que já haviam experimentado uma vida ruim e opressora e agora poderiam começar algo melhor, como desejavam, quando estavam na velha vida antediluviana. Deus planejava recomeçar com Noé e sua família e porventura alguém mais que tivesse acreditado. Acredite, Deus ainda planeja recomeçar e criar um mundo ideal, uma sociedade construtiva e saudável. Nos projetos anteriores, ele fez alianças com homens bons e  suas famílias, mas com o decorrer das gerações as coisas mudaram, porque os homens se afastavam da linha original idealizada por Deus e percorrida pelos ancestrais. Agora, na Nova Aliança, a última, celebrada entre Deus e os homens, ele fez alterações que lhe dão uma consistência e uma durabilidade eterna, porque agora o fiador dela é Jesus, e ele é eterno, fez um sacrifício com valor e durabilidade eterna, para dar aos homens uma salvação eterna. Essa aliança agora, não tem como ser quebrada e invalidada. Deus fez a aliança com Noé, mas não só com ele, pois era casado e tinha filhos, já casados; assim a justiça e a obediência de Noé abrangeu a todos os seus. Mesmo que eles não entendessem tudo, ou não estavam cientes de todos os benefícios, eles foram contemplados pela misericórdia divina, que lhes deu mais do que salvação. Uma intrigante citação paulina mexe com as pessoas até hoje: E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa (At 16.31). O problema atual é que transformaram a mensagem do evangelho em religião e rituais e ficam admirados de que os resultados não sejam os mesmos mostrados nas Escrituras. Ao invés de promoverem o relacionamento correto com Deus, eles buscam uma vida religiosa, com leis, mandamentos, regras e obrigações. Uns se escandalizam, outros se fartam de tirar proveito da ignorância alheia. A nossa arca agora, é Jesus e ele espera que você embarque com toda a sua família. Eles precisam ouvir o evangelho e ver o que o poder de Deus é capaz de fazer na vida de quem nele crer.

Querido Espirito Santo, que pode convencer o homem pecador de sua real condição e guia-lo a toda verdade oferecida em Jesus, permita que a mensagem poderosa do verdadeiro Evangelho de Cristo, chegue aos corações de cada família e de cada amago, que anda vazio e sem esperança. Revela o verdadeiro propósito da vida e da morte de nosso Senhor Jesus Cristo. Obrigado, por tão grande salvação, tão acessível a qualquer pecador. Salva-nos, Senhor e ilumina os nossos corações com a verdade de Deus, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s