Deus Lembrou de Noé

Meditação do dia 07/01/2018

Gn 8.1 – E lembrou-se Deus de Noé, e de todos os seres viventes, e de todo o gado que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas.

Deus lembrou de Noé – Como Deus se lembrou se ele não esquece? Brincadeirinha!!!! Nosso objetivo aqui não é tese de teologia e prova a ortodoxia doutrinária, se bem que não pretendemos escrever e nem defender nada que não seja bíblica e doutrinariamente correto. Só não nos desviaremos do propósito devocional, para discutir minucias doutrinárias, ok. Simplificando: Cremos que o Deus a quem servimos é Onisciente, ou seja, ele sabe tudo, nada escapa ao seu conhecimento e como tal, Deus não esquece, não tem problema de memorização, para deixar escapar qualquer coisa, ou deixar as coisas passarem do tempo etc. Entendemos que a Bíblia é literatura, e escrita por humanos para os humanos, portanto faz uso de recursos da linguagem humana. Não vamos pensar que aconteceu como conosco, quando colocamos água para ferver e fazer um café e nos distraímos com outra atividade e de repente assustamos ao lembrar de que algo foi deixado de lado. Deus não fechou Noé na arca e se ocupou de outras coisas e de repente, caiu a ficha! “Uau! Esqueci a turma no barquinho!!!!” Expressão semelhante encontramos em Ex 2.24, quando Deus estava iniciando o projeto com Moisés para a saída dos Israelitas do Egito. E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó; Fique Tranquilo, Deus não tem problemas de amnésia. Como seres falíveis, nossa maior aposta é no amor de mãe, é só superável pelo amor de Deus, e até ele mesmo trabalha com esse perfil: Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti (Is 49.15). Tudo o que Deus diz, está nos seus planos honrar e cumprir fielmente, sem precisar de garantias, juramentos ou qualquer outro instrumento que dissuada do não cumprimento. Tanto construir a arca, quanto entrar nela e sair depois, para recomeçar eram partes importantes de um único projeto. Uma coisa está intrinsicamente ligada a outra. Assim, como a história de Noé faz parte de um projeto maior de redenção, que tem cunho eterno. Noé foi uma peça nessa colcha de retalhos, e nós hoje também estamos complementando o trabalho de gerações anteriores e de histórias anteriores. Nada é por acaso e nada é sem significado. Queridos, não subestimem os vossos potenciais, os vossos ministérios e nem as oportunidades de servir e fazer coisas construtivas. Voce não está esquecido nesse fim de mundo, nem nessa condição. Se há algo que você mesmo pode fazer para mudar a situação, faça, tome a iniciativa. Se por obediência precisa estar, faça com alegria, fé e esperança pois no devido tempo, será honrado. Se está em dificuldade por decisão errada, pecado ou desobediência, levante-se e reconcilie-se com a verdade e dê a volta por cima; não fique prostrado chorando o leite derramado. Faça algo novo e levante-se no poder do Espírito Santo, sem tentar provar nada para ninguém. Recomece! Noé recomeçou em obediência, mas quem conhece a história sabe que ele também pisou na bola depois, mas isso não apagou a história e o trabalho feito anteriormente. É tempo de restauração. Esse pode ser o seu ano do jubileu, quando te é proclamado liberdade para voltar para casa, para sua família e quando sua herança te é restaurada legitimamente. Siga pela fé.

Senhor, obrigado por nos manter em constante cuidado sob tuas vistas. Obrigado pela capacidade de restaurar quando falhamos, fracassamos e temos de iniciar tudo de novo; obrigado, pois isso é favor que não merecemos mas a tua graça nos habilita a receber de tuas mãos. Restaura, ó Senhor essas vidas, esses ministérios e permita-os ver até onde vai a extensão da tua misericórdia e poder perdoador. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s