Os Olhos de Ló

Meditação do dia 08/03/2018

E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.” (Gn 13.10)

Os Olhos de Ló – Já estamos bem familiarizados com a declaração de que as nossas escolhas revelam o nosso caráter. Já demonstramos isso em outras passagens que revelam ações de pessoas que andavam com Deus e que faziam escolhas reveladoras de seus traços de caráter e do relacionamento com Deus. Aqui também está o sobrinho de Abrão, fazendo escolhas e revelando bem mais do que as aparências e o bom senso diria como sendo boas escolhas. Mesmo andando com Abrão por muito tem, sendo apadrinhado e protegido de alguém tão dedicado a Deus e crescendo num relacionamento vertical com Deus, Ló não aprendia na mesma medida. Daí a importância de levarmos as pessoas próximas de nós que elas tenham por si mesmas uma genuína experiência com Deus. Andar de carona, não funciona espiritualmente e muito menos na sombra de outra pessoa. Assim, podemos encontrar pais piedosos com filhos arredios em termos de fé ou acomodados e lerdos nas coisas de Deus, ficando sempre às sombras dos pais sem desenvolverem-se. O mesmo pode acontecer com o processo de discipulado e treinamento de obreiros, que sendo bons e úteis como auxiliares, se acomodam, até mesmo fugindo de assumir responsabilidades maiores. Todos precisamos andar na luz, como ele na luz está, para que assim o sangue de Jesus Cristo nos purifique de todo pecado. Andar na luz, e andar no conhecimento, na experiência e na responsabilidade ao nível que já alcançamos. Andar abaixo disso não é saudável e muito menos aprovado por Deus. No salmo 121.1,2 temos a pergunta ideal com a melhor resposta possível: Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. Aqui a idéia é olhar para onde pode vir socorro permanente, verdadeiro. É um levantar de olhos de quem tem fé e está estruturado para confiar em Deus como a fonte de recursos. Quando se entra em crise, em dificuldade ou necessidade, para onde levantamos os nossos olhos? É uma pergunta razoável! Não necessariamente a primeira olhada é para Deus; pode ser para os recursos próprios, as possibilidades humanas ao alcance. Para muitas pessoas, elas esperam socorro de várias fontes, com exceção de Deus: esperam do governo, dos políticos, dos ricos, dos parentes, de alguém ou de alguma coisa, mas não vão a Deus, como aquele pode socorrê-las, como o criador dos céus e da terra. Jesus também fez uso do gesto de levantar os olhos, com relação à missão e à tarefa de proclamar o reino de Deus. Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. (Jo 4.35). Aqui, a diferença está no fator tempo, que humanamente se acha que tem tempo suficiente e o Senhor da Seara diz que não; o tempo da colheita já está acontecendo, os campos estão maduros e prontos para serem colhidos. Ló, levantou os olhos da esperteza, da vontade de levar vantagem; ele entendeu que podendo escolher primeiro, escolheria o melhor. Abrão não via desse mesmo jeito; para Abrão a bênção e o melhor estava do lado que Deus estivesse e Ló não tinha como perceber isso. Ele, ele cobiçou os campos que aos olhos de pecuarista experiente seriam os melhores. Mas foi Abrão que exercitou a fé e permitiu que as promessas de Deus o guiasse.

 

Obrigado, Senhor por dar sabedoria aos teus filhos para fazerem boas escolhas e nas quais o Senhor poderá andar juntamente e provendo o necessário. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s