O Preço e o Custo

Meditação do dia 03/06/2018

E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.”  (Gn 22.2)

O preço e o Custo – Andar com Deus e cultuá-lo é um desafio maravilhoso para nossas vidas. É o melhor projeto de vida que alguém pode desenvolver. O finito tendo comunhão e proximidade com o infinito. O falível e fraco em contato com o infalível e forte; o efêmero em aliança com o eterno e transcendental. Teria tudo para ser uma relação impossível, ou no mínimo muito difícil de conciliar, mas na verdade Deus fez e faz as transformações necessárias de modo que qualquer pessoa pode se aproximar e agradá-lo e conviver em plena comunhão, aceitação e acolhida. Nessa jornada, nosso aprendizado e compreensão dos valores que realmente fazem sentido produzem transformações nos nossos conceitos e práticas, de tal forma que deixa de haver conflitos de interesses de nossa parte e uma submissão humilde e obediente ao Senhor que soa agradável e aceitável como culto a quem merece tudo. Quando recebemos da parte de Deus, é tudo de primeira linha, é perfeito, completo, satisfatório, abundante e suficiente. Tiago afirma: Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação” (Tg 1.17). Todas as referencias das ações doadoras do Senhor, segue esse padrão. Deus só dá coisas boas, sempre. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). O que havia de melhor e mais sublime no céu, foi o que Deus nos deu na pessoa de Jesus. Posso entender e compreender o poder da graça, da gratuidade do favor de Deus, mas sabendo que há um preço e um custo por trás de tudo isso que recebi pela graça. A minha salvação, ao Pai custou o seu filho, a Jesus, custou sua vida, ao Espírito Santo custa-lhe estar aqui até o dia do resgate de tudo o que Jesus comprou com seu sangue. A contrapartida da parte humana é que devemos corresponder a esse amor e a esse padrão de qualidade do que oferecemos como gratidão e resposta ao seu amor. Nos preceitos da Lei dada a Moisés e ao povo hebreu, ficou estabelecido que o culto e ações de culto, incluía ofertar com qualidade e generosidade. “A festa dos pães ázimos guardarás; sete dias comerás pães ázimos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado no mês de Abibe; porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça de mãos vazias perante mim” (Ex 23.15). Quando o rei Davi foi oferecer um sacrifício recomendado pelo Senhor, para que uma praga cessasse de assolar a população, ele demonstrou um conhecimento profundo do significado do culto e serviço a Deus. “Porém o rei disse a Araúna: Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata” (2 Sm 24.24). Para o salmista, não se deve oferecer nada a Deus, que não tenha um custo justo. Culto e serviço que não nos custa nada, também não serve para nada! Quando é para Deus, não é aceitável pechincha, barganha, desconto, promoção… oferecer para Deus aquilo que não faz diferença nenhuma para nós, significa que isso não tem muito valor, é sobra, é resto, é descartável… para Deus só se oferece o melhor, o mais valioso, o mais amado, aquilo que tem genuíno valor e significado para o ofertante. Olha o que o que o Senhor disse para Abraão: “… Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas…” captaram a mensagem? Minha oração hoje, será a oração do apóstolo Paulo aos romanos 11.33-36.

Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s