Legalidade e Legitimidade

Meditação do dia 02/06/2018

E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.”  (Gn 22.2)

Legalidade e Legitimidade – Um dos meus textos bíblicos favoritos, em termos de uso em momentos cruciais está nos Salmos: “Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras” (Sl 145.17). Sempre que uma situação me arrasta para tempos de dificuldade e obscurece a visão, em me agarro a este texto e como se fosse uma âncora e não me deixo ser levado pelas tempestades mentais ou emocionais, até que a calmaria volte a reinar e assim eu possa tomar decisões mais equilibradas e sensatas. Confessar e às vezes até em voz alta, que o Senhor é justo em todos os seus caminhos e santo e em todas as suas obras, produz um efeito mental e espiritual de confiança acalma o meu interior. Minha alma sabe que as ações de Deus são sempre justas, e assim nunca haverá uma situação que seja injusta comigo, posso até não entender, mas sei que Deus está certo e ou não estou no lugar ou na hora certa, mas ele tem razão. Uma vez que ele é santo em todas as suas obras, o que está acontecendo comigo não é e não será prejudicial e nem mau, porque ele é santo em tudo o que faz. Estou abordando isso inicialmente, para introduzir o ensino de que as ações humanas, se justificam pela condição humana, isto é, somos fracos, falhos e limitados e assim são as nossas ações e escolhas. Deus, por outro lado é quem ele é e quem a Palavra diz ser e nesse estado de absoluta perfeição, suas escolhas, ações e julgamentos são igualmente perfeitos, santos e justos, quer gostemos ou não, concordemos ou não; ele não precisa se justificar e nem tampouco o fará, sua soberania se dá esse status. Me refiro ao relacionamento dele com Abraão, é a referencia para o relacionamento com todos nós também; Abraão produziu um filho fora do centro da vontade do Senhor e agora isso traria consequências, mas sem afetar o projeto original que era de Deus, quem criou uma variável foi o homem e não Deus. Sempre que fazemos isso, ficamos na expectativa e na torcida para que o Senhor dê o seu selo de aprovação e bata o seu carimbo de legitimidade, o que nos deixaria de consciência aliviada e o senso de que no fundo, não foi tão ruim assim. Mas Deus não embarca nessa, nunca! Ele tem uma clara e distinta noção de certo e errado, justo e injusto, puro e impuro; Ele se compromete com tudo que está na sua Palavra e nem um pingo a mais. Deus aceitou Ismael? Sim. O rapaz foi abençoado? Sim! Recebeu cuidados e milagres? Sim! Afinal ele era uma pessoa e ainda mais, filho de um grande amigo. Mas isso mudaria os planos do Senhor? Não! Para efeito de aliança e projeto eterno, Abraão só tinha um filho, o filho da promessa, Isaque e era com ele que Deus tinha compromisso e aliança. Atos legítimos e legais tem a chancela do Senhor e atos ilegítimos, ilegais, carnais, inventados pela engenhosidade humana é responsabilidade humana. Deus jamais discriminou ou rejeitou Ismael, ele simplesmente seguiu seu plano com Isaque, com quem ele tinha vínculos por promessa e por alianças. É aquela velha situação entre FRUTOS do Espírito e OBRAS da carne. Isso nunca se inverterá e não adianta justificativas e manobras. “O que é nascido da carne é carne; o que é nascido do Espírito é espírito” (Jo 3.6); “O que semeia para sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna” (Gl 6.8).

Pai, graças damos por sua santidade e justiça. Reconhecemos que não há falha e nem segundas intenções em tudo que fazes e operas em nós e através de nós. Obrigado por permitir por pura graça, sermos participantes de tua santidade e também da tua obra. Obrigado pela vida de Jesus e por tudo que ela significa para nós. Pela salvação e benefícios de amor, graça e perdão. Obrigados por nos tornar herdeiros teus e co-herdeiros com Cristo, nosso Senhor. Em nome dele oramos agradecidos. Amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s