Os Dias de Abraão

Meditação do dia 12/07/2018

 “Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que viveu cento e setenta e cinco anos.”  (Gn 25.7)

 Os dias de Abraão – Os poetas costumam dizer que a vida não vale pelo número de anos, mas pela intensidade com que se vive. Como não sou poeta, peço licença para dizer que os dias de vida de uma pessoa, dedicada a Deus é muito importante, tanto pela quantidade, quando pela qualidade e pelos resultados que ela produz; sem contar ainda nos valores agregados pelos resultados indiretos. A história está repleta de pessoas que viveram poucos anos e fizeram muito, ou tiveram uma vida intensa, uns positivos e construtivos para todos e outros que só foi farra, festa, bebidas e prazeres e as marcas deixadas, só são comemoradas por adeptos das mesas práticas. Sem tirar méritos ou acrescer deméritos, numa lista entrariam Alexandre, o Grande; Júlio Cesar; e muitos outros. No Brasil tem muita gente que curte Cazuza e até Raul Seixas, Elis Regina,
Airton Senna e os Mamonas Assassinas. Cada um desses também deixou um legado, que assim fosse possível chamar. Mas vamos pensar na longevidade do patriarca Abraão, em que a primeira menção de sua idade, foi quando do chamado em Gn 12.4 “Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.” Dos setenta e cinco até cento e setenta e cinco anos; cem anos de serviços prestados ao Reino de Deus. Fica difícil avaliar o conteúdo e a qualidade da vida desse homem, dentro de um período de cem anos. Muitos anos, muita qualidade, muita intensidade e experiências inigualáveis, que faz dele o amigo de Deus. Um século é muita coisa e ao mesmo tempo, em se tratando de história, não significa muito; mas quando estamos tratando de uma pessoa, que viveu num período da história da humanidade, em que podemos dizer que muitas coisas estavam começando a acontecer; ele não foi apenas um pioneiro, um desbravador ou conquistador de terras, ele foi isso e muito mais. Pelos princípios de Deus registrados em sua Palavra, toda construção necessita de uma boa base ou alicerce, pois é daí que se pode dedicar a edificar tudo que aquela base suportar. Jesus utilizou a idéia desse princípio ao ensinar sobre discipulado. Ali ele disse que as pessoas precisam fazer os cálculos para saber poderão dar continuidade e término em seus projetos de vida. Quem constrói uma torre, ou vai declarar guerra precisa saber suas condições antes de se lançar na empreitada. Deus planejou construir uma nação que fosse capaz de abençoar todas as demais e por todas as gerações pelos tempos e eternidade. Certamente isso precisava de uma super base e foi Abraão o escolhido para ser o início de tudo isso e ser capaz de ser pai de uma nação e de um povo, de onde poderia surgir um rei eterno, que jamais passará e seu reino não se abalará e nem mudará de dinastia. Entender a grandeza do projeto eterno de Deus, lança uma luz muito boa sobre a biografia de Abraão. Isso não serve de base para críticas aos eternos laços matrimonias modernos em que alguns duram menos que a festa do próprio casamento. Quem pensa em eternidade, precisa pensar em coisas duráveis e que aguentem provas e testes que resistam aos mais variados gêneros de planos malignos. Os dias de Abraão valeram cada dia, cada hora e cada escolha e decisão e hoje, ele pode estar naquela galeria dos heróis da fé, descrita em Hebreus 11. Muito mais do que aquela homenagem, somos gratos por tudo da vida desse nosso pai da fé.

 

Pai, obrigado pela vida do Pai Abraão! Ele soube andar com o Senhor e aprender contigo e fazer sua vida e existência valer muito. Obrigado, em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s