Pela Fé

Meditação do dia 24/07/2018

Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.”  (Hb 11.9)

 Pela Fé – Viver pela fé pode divergir de caso para caso, conforme o ponto de vista e a ênfase que se dá. Convivi com muitos seminaristas, missionários e obreiros que mantinham estilos de vida que eles consideravam viver pela fé. Conhecemos trabalhos, ministérios e obras assistenciais cristãs que só podem ser explicadas pela fé. Também vemos testemunhos de vidas transformadas, curadas, libertas e até salvas de situações fatais que só mesmo a fé pode falar alguma coisa. Provavelmente não são muitos conceitos do que é viver o servir pela fé; mas quem sabe, seja apenas uma manifestação da multiforme graça de Deus na sua igreja. Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus (I Pe 4.10). ou na versão paulina, a multiforme sabedoria de Deus. Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus (Ef 3.10). Abraão foi chamado e obedeceu pela fé, para ir para um lugar desconhecido, que lhe seria dado a ele e à sua descendência numerosa como herança perpétua, quando ele nem tinha filho e nem condições de gera-los. Andar pela fé começa por aí, com ele. Quando lá chegou, viveu ali e trabalhou, produziu, explorou, batalhou e conquistou espaço, respeito e ficou conhecido como um príncipe de Deus entre aquela população de nativos. Ainda assim, ele literalmente pisando em cima da terra, vivia tudo aquilo pela fé! Ele sozinho, com pouco gente, um bom rebanho e alguns pertences materiais, ainda que considerado um homem rico e abastado, ele olhava para algo infinitamente maior, através de muitíssima gente como as estrelas do céu, povoando aquela terra e governando com justiça e fé, como um povo amado e escolhido de Deus. O fato de ter bens e coisas, nunca interferiu na postura dele em crer que a bênção do Senhor estava muito além de coisas materiais. Deus é capaz de trazer a existência algo que não existe e isso só se materializa na vida de quem aprende a viver e a depender da sua fé no poder de Deus. Tudo aquilo que podemos fazer com esforço, labor, economia, planejamento e paciência, ainda assim são obras humanas, com recursos humanos. Mesmo que dependamos de fé para realizar algo grande, mas pode ser mero trabalho da genialidade, engenhosidade e capricho humano. Mas há a possibilidade de grandes realizações sem nenhuma condição humana de gerar aquilo. Outro detalhe, é que grande, pequeno, enorme, assustador, esplêndido, tudo são conceitos de homem. Deus é quem determina de fato, que feito é grande ou importante. Davi planejou a construção de um santuário e recebeu até as plantas por revelação divina; Salomão erigiu a construção e a consagrou num evento com a manifestação do fogo da aprovação divina e naquele lugar era certo o nome e a presença do Deus de Israel como local sagrado. Mas isso por si só não preservou de ser profanado, primeiro pelos próprios israelitas com um estilo de vida de desobediência e pecados aos olhos do Senhor; depois pelos pagãos que invadiram e saquearam e incendiaram a construção. O que um judeu não acreditava que viesse a acontecer. Deus tem compromisso com sua Palavra e sua Santidade. Viver pela fé, sem dúvida produz a concordância que Deus tem sempre razão e que sua Palavra expressa a sua vontade; contrariar isso é colocar a vida e as promessas em risco. A graça não é licença para pecar e desobedecer! Intimidade não tira a reverencia e o temor devido ao Senhor de todas as coisas. Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura (Is 42.8).

 

Senhor meu Deus, eu escolho te adorar e te servir conforme os teus termos e em obediência aos teus mandamentos e acolher no meu coração o temor que te é devido. Tu és Deus em cima nos céus e embaixo na terra; sobre tudo e sobre todos, tu és Senhor e operas segundo o teu querer. Nos prostramos e nos rendemos a ti, soberano Senhor. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s