O Fim das Possibilidades

Meditação do dia 15/08/2018

 E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres.”  (Gn 18.11)

 O Fim das Possibilidades – Quando todos os diagnósticos e probabilidades pesam contra, a melhor expressão para nós é dizer que não vemos a luz no fim do túnel. Acabou! Para aqueles que sempre veem o copo meio vazio, é uma declaração final; e tem aqueles que sempre veem o copo meio cheio e ainda existem chances remotas, as não vão desistir até esgotar todas as vias. Mas tem também os que confiam no Senhor e exercitam uma fé criativa e inabalável, para esses, o Salmista escreveu: “Aqueles que confiam no senhor são… “Aqueles que confiam no senhor são como montes de Sião que não se abalam, mais permanece para sempre (Sl 125.1). Nas palavras do profeta Isaias: Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão (Is 40.31). Do posto de vista puramente humano, nossos patriarcas haviam chegado ao fim da trilha e agora teriam que lidar com a frustração ou frustrações, porque além da paternidade, dos sonhos de ter família, da alegria de ver crianças correndo pela casa, e tudo o que cerca essas expectativas, ainda tinha a questão da fé, pois eles haviam crido, esperado, confiado, cultuado a um Deus a quem eles conheciam como “o Todo-Poderoso – Altíssimo – Possuidor dos céus e da terra;”  eles haviam testemunhado de sua fé para os vizinhos, até para reis e pessoas influentes dos seus dias; eles haviam escolhido ser únicos, diferentes e servido a um Deus que não se fazia representar por imagens e nem representações. Estou escrevendo isso, como um exercício de raciocínio e teses, meramente teorias, porque no coração deles não houve espaço para dúvidas e incertezas. Temos o testemunho das Escrituras e muitas citações de outros personagens bíblicos que atestam a segurança com que eles lidaram com suas dificuldades e limitações. É muito interessante para quem crê e confia em Deus e desenvolve um relacionamento significativo, ver como Deus fará as coisas surgirem ou acontecerem. Usamos nossa razão para prever as possibilidades e até conseguimos precisar quais são as melhores chances e quais são aquelas que “correm por fora.” Mas de repente nem uma e nem outra; o Senhor nos surpreende abrindo portas onde nem mesmo existem paredes. Nossa palavra mágica “milagres” não impressiona Deus, pois ele tem todo o poder e sabe muito bem como e quando utilizá-lo, sem nem mesmo chamar a atenção ou se ostentar. O casal já eram velhos, avançados em idade – isso descreve o fim do ciclo reprodutivo humano e nessa etapa da vida as chances de um casal vir a ter filho é raríssima; e quando se trata de um casal onde a esposa era estéril desde a juventude, não só reduz mais ainda, mas esmaga, vaporiza, desintegra o potencial humano. Sara não mais manifestava os ciclos regulares de toda mulher em termos de concepção. Então eles estavam agora aptos a serem canais da ação de Deus onde qualquer um saberia que só poderia ser um feito milagroso divino. Só Senhor crido e servido por Abraão, nos termos que ele dizia, poderia demonstrar poder de operar além do razoável. As promessas de Deus jamais caem por terra! A Palavra de Deus não volta vazia. Sua situação, nossas crises e impossibilidades não são impedimentos para o agir do Senhor. Confiemos no Senhor e esperemos sempre por grandes lances, surpreendentes feitos!

 

Senhor Deus de milagres, Deus das grandes provisões, receba o nosso louvor e o nosso reconhecimento de que só o Senhor é Deus. Onde termina definitivamente nossas capacidades, inicia o teu ponto de entrada. Graças, por tudo e cada novo agir nas nossas vidas. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s