De Si Para Si Mesmo

Meditação do dia 16/08/2018

 Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?”  (Gn 18.12)

 DE Si Para Si Mesmo – Quem nunca se pegou falando consigo mesmo; bravo ou rindo de si mesmo? Para alguns é bastante natural para altos papos consigo mesmo; já outros consideram isso uma esquisitice e porque não uma insanidade? Mas, maluquices à parte, isso é uma realidade e já que podemos fazer autocrítica, autoavaliação, autojulgamento, autoexames, sondar nosso coração, consultar nossa consciência então tá valendo todas essas reflexões e as Escrituras fazem citações de pessoas que “disseram a si mesmos…” Como Jó que fez um acordo ou aliança com seus olhos (31.1); Davi exortava sua alma (Sl 103.1,2); O insensato diz no seu coração (Sl 53.1) e tantos outras citações que confirmam o fenômeno da autocomunicação. Sara que estava “curiosa” pela conversa dos visitantes com seu marido, ouviu uma boa notícia tão aguardada, mas que era até boa demais para ser verdade. Ela estava agindo simplesmente como uma pessoa humana normal, aquela incredulidade positiva ou que na verdade é apenas uma forma de expressar uma surpresa; como alguém esperando uma resposta positiva de alguma coisa e quando acontece ela fica extasiada e a primeira frase a ser dita é: “Não acredito?!!” Sara parece estava já conformada com sua condição física e a essa altura do campeonato, já na prorrogação, vem esse informação bombástica. Tudo indica que as primeira imagens que vieram à sua mente foi dela mesma gestante com uma barriga grande, ou amamentando um bebê, naquela idade de ser bisavó, era mesmo para rir! Sara era uma adoradora piedosa e aquilo era motivo de alegria e louvor a Deus, pois as dificuldades e impossibilidades humanas seriam superadas pelo poder de uma intervenção maravilhosa de Deus em resposta a fé. Outras pessoas na Bíblia não tão piedosos, estiveram em posições de ver a glória de Deus manifestar e escolheram desafiar e pagar para ver e o fim nem sempre foi fácil para eles. Cito aqui o Faraó, no Êxodo: Mas Faraó disse: Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir Israel (Ex 5.2); O capitão do exército de Israel nos dias do profeta Eliseu: “Porém o capitão a cujo braço o rei se apoiava respondeu ao homem de Deus: Ainda que o Senhor fizesse janelas no céu, poderia suceder isso? Disse o profeta: Eis que tu o verás com os teus olhos, porém disso não comerás” (2 Rs 7.2); Até os discípulos de Jesus se viram em situação de não saber o que fazer e viram suas crenças serem postas à prova: Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?
E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível
(Mt 19.25,26). O bom de experiências como essa de Sara, é que se está vivendo na presença do Senhor e se está experimentando algo grande demais para caber na racionalidade de cada um e ao mesmo tempo, se pode extasiar de alegria com os feitos do Senhor. Pode até parecer engraçado e motivo de riso, mas é muito bom ver chegar o momento da realização dos grandes sonhos e das grandes promessas em nossas vidas. Vivamos na presença gloriosa de Deus todos os dias e vejamos sua graça realizando grandes coisas que trarão alegria ao nosso coração e honra àquele que tudo pode.

Obrigado, Senhor do impossível! Em nome de Jesus, amém!

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s