Tempo Determinado

Meditação do dia 22/08/2018

 E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado.”  (Gn 21.2)

 Tempo Determinado – A questão do tempo sempre foi um bom motivo para discutir e tirar conclusões. Os homens de todas as matrizes científicas e filosóficas, incluindo os teólogos e religiosos debruçaram sobre isso e ainda tem muito material para ser observado e trabalhado. Sendo raso, bem superficial mesmo, tem os que defendem que está tudo já determinado e previsto; outros entendem que está tudo aberto e a cada movimento nosso um novo cenário se desenha. Não poderia faltar os que ficam no meio, ou indecisão ou por opção mesmo. Um amigo mineiro, me disse que a mania que os mineiros tem de ficar em cima do muro, não tem nada à ver com indecisão, mas sim para terem uma melhor visão do cenário. Como não sou filósofo, nem teólogo e muito menos cientista, me alegro com o que a Bíblia diz sobre o absoluto controle que Deus tem sobre o tempo e as estações, que ele mesmo criou e dirige tudo isso em santo amor, para nosso proveio e bem estar. Pessoas na verdade são a grande paixão de Deus, desde o começo de tudo. Ele criou não só o nosso mundo onde colocou o homem num lugar privilegiado e bem equipado para que ele prosperasse e desenvolvesse todo o seu potencial. Também criou um universo, que ainda hoje, com todo o nosso aparado tecnológico, ainda estamos arranhando a periferia daquilo tudo que está ao nosso redor. Deus ama pessoas; seus planos são para pessoas, contempla pessoas e por elas deu seu filho para se sacrificar em preço de resgate. A história inteira que lemos na Bíblia, de Gênesis à Apocalipse, é a historia de Deus criando, cuidado e restaurando todas as coisas em função do seu amor à pessoas. Suas promessas, seus planos, seus milagres, suas intervenções em todos os níveis, visam um fim único: Pessoas. Abraão e Sara são pessoas; chamadas e contempladas com alianças com Deus, tendo vista pessoas, começando com um filho para o casal. Isso demandou tempo, ações e milagres até que Sara viu em seus braços uma pessoinha chamada Isaque. Tudo isso no tempo determinado por Deus. O tempo foi ajustado para Isaque nascer ou Isaque veio no tempo cronometrado para ela nascer? Os pai de Isaque esperaram “muito tempo” ou o tempo foi um mero detalhe? Fico à vontade, pois o tempo está à favor de quem está do lado de Deus e vivendo no melhor que ele disponibilizou em Cristo Jesus. Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai (Gl 4.4-6). Entendendo Sara como uma irmã na fé, podemos entender como viver as promessas de Deus, que também nos chamou para algo importante dentro de um plano maior. Sara e seu esposo viveram dentro de um contexto de aprendizado e experiências pessoas com Deus, até estarem prontos para coisas maiores, pois o futuro estava sendo construído. O fato mais importante daquele futuro de Sara gerar um filho, para nós hoje é fato consumado no nosso passado, pois Jesus era a causa de tudo aquilo e é o centro de todas as coisas, para o tempo e para a eternidade. Nossas vidas hoje também está dentro de um contexto de ancestrais espirituais que já fizeram o seu trabalho e agora é a nossa vez, a nossa geração, uma vez que a bênção e favor prometido por Deus é de geração em geração. Outros vieram, nós estamos aqui e outros virão, o que realmente importa é fazermos o que está determinado por Deus. Compreendeu?

Senhor, graças te damos por estamos dentro de um limite de tempo que não está nem adiantado e nem atrasado, mas dentro dos teus planos. Reconhecemos que tens perfeito controle de todas as coisas, incluindo nossas vidas, o tempo e os meios para que a tua perfeita vontade se cumpra. Obrigado, por cuidar dos detalhes, em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s