Serva Com Atitudes Erradas

Meditação do dia 01/09/2018

 E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.”  (Gn 16.3)

 Serva com atitudes erradas – Agar era uma serva! Eu sou um servo e você também é e temos um Senhor que cuida de nós, que determinou tarefas para fazermos em sua ausência e que irá receber prestação de contas quando voltar. Em qualquer posição ou condição de alguém estiver, uma atitude muito boa de se tomar e a humildade. Além de atitude ela é também uma virtude. Ser humilde é coisa boa. Essa virtude não deve ser confundida com pobreza física ou financeira; muito menos ser passivo e inerte sem reagir ou se defender. Uma pessoa sem iniciativa não é necessariamente humilde. Por outro lado, humidade faz parte dos mandamentos que o cristão está comprometido a cumprir no seu estilo de vida como filho de Deus. “Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
(Ef 4.1,2). Na condição de filhos de Deus, firmados na graça de Cristo, o andar do cristão precisa expressar a dignidade do nome que agora nos pertence. A atitude de Agar nos aponta como uma pessoa pode deixar sua condição e entrar por caminhos que trarão dificuldades. Ela aproveitou sua condição de mulher fértil para dar uma lição na sua senhora e com isso a menosprezava. Podemos inferir que o relacionamento delas não era muito amistoso e Sara fazia prevalecer sua condição de senhora. Agar se viu numa condição privilegiada, quase intocável, porque estando gestante de um filho de Abraão, por ordem de Sara, ela não seria expulsa, castigada fisicamente ou mesmo vendida. Na minha imaginação fértil, Agar irritava Sara em qualquer oportunidade; aquela rebeldia muda, silenciosa, irritante ou de mensagens indiretas. Agar demonstrava que Sara podia ser rica, linda, casada, cheia de posses e poderia praticamente comprar qualquer coisa, menos… o que ela tinha de sobra, então “a senhora vai ter que me engolir!” No livro de Provérbios, o rei Salomão, disse algo, que é muito pertinente: Por três coisas se alvoroça a terra; e por quatro que não pode suportar: Pelo servo, quando reina; e pelo tolo, quando vive na fartura; Pela mulher odiosa, quando é casada; e pela serva, quando fica herdeira da sua senhora (Pv 30.21-13). Três coisas que causam alvoroço na terra e outra que é insuportável, e Agar estava com essa atitude. Mas não vamos ficar assistindo de camarote e achando feia a maneira como Agar agia, quando não é rara, também agirmos pelos mesmos caminhos. Hoje, estamos meditando sobre atitudes de servos e todos somos servos; nenhuma pessoa cristã tem dificuldade de ser chamada de serva, o que ninguém aceita é ser tratado como serva. Para todos os lados que vamos, se somos apresentados como “homem de Deus, servo de Deus… ficamos envaidecidos, egos massageados… mas dá uma vassoura e um pano de chão para ver como as coisas mudam! Achar lindos os conceitos ensinados por Jesus, todos acham e até fazem uso deles como frases de efeito em seminários motivacionais e pregações para formação novos líderes… mas na prática, aí a história é outra e bem diferente! O que Jesus disse foi: O maior dentre vós será vosso servo (Mt 23.11). Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo (Mt 20.25-27). Entre vocês não será assim!!!

 

Senhor Deus e Pai, obrigado por essas lições de como nos manter como servos e com atitudes de servos, tementes, reverentes e esperando sempre no Senhor. Teus princípios são verdadeiros, puros e eternos, para nos garantir uma vida plena e abençoada. Em nome de Jesus, nosso Senhor, que foi servo e deu a vida em resgate de todos nós. Amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s