Igual Mas Diferente

Meditação do dia 05/09/2018

 

 “Disse-lhe mais o anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será.”  (Gn 16.10)

 

Igual, mas diferente – Escrevi no primeiro texto sobre Agar, que tinha uma admiração muito grande por essa personagem e volto a reafirmar isso nesse texto de hoje. Sei que as imperfeições que o pecado impôs aos homens, leva até os dias de hoje a vermos determinadas situações por uma ótica colorida. Quando digo colorida, me refiro a uma visão da vida sob uma perspectiva não só limitada, mas também distorcida daquilo que é a verdade do ponto de vista de Deus e descrita em sua Palavra. Insistimos em ver as pessoas em quadrados diferentes, embora em teoria afirmemos que cremos que todos são iguais, mas como se diz em termos de justiça no Brasil, todos são iguais, mas há alguns mais iguais que os outros. Olhamos para a história de Abraão e Sara, e vemos outras pessoas ali, mas para nós são meros coadjuvantes, sem muita importância; seriam figurantes de cena. A Palavra de Deus não considera assim. Cada pessoa é exatamente e igualmente preciosa, especial e amada por Deus. Para cada uma delas ele tem um plano e um propósito e a equipou com tudo o que é necessário para que ela realize o seu potencial. Essa história de igualdade para todos e para tudo é coisa humana, da sua  imperfeição e uma forma egoísta bem enfeitada de dizer “assim ficaria melhor e todos seriam felizes.” Em termos de valor, dignidade sim, não vejo problema nisso e seria uma questão de justiça e bom senso. Mas cada indivíduo tem um potencial inerente de administrar seus recursos, que ainda que lhes deem cotas idênticas e condições igualitárias, logo se percebe que algo diferencia um do outro e isso é maravilhoso. Deus não criou robôs e todos com a mesma placa-mãe. Cada um de nós, é ÚNICO! Se por um lado Deus chamou Abraão e sua esposa para um projeto eterno e lhes fez promessas e andou com eles revelando-lhes sua pessoa e seu caráter, de forma que se tornaram amigos e Abraão foi visto por muitos como sendo um Príncipe de Deus entre eles e fez um excelente trabalho no testemunho de cultuar o Deus único e verdadeiro. Agar entrou pela lateral na história e armaram para ela, de forma que poderia ter estragado sua vida, seus sonhos e sua vida se tornar um poço de amargura e ressentimento. Ela tinha escolhas e agora surge a oportunidade de uma vida. Ela recebe uma promessa muito semelhante a que recebera o seu senhor e a sua senhora. Se ela se via solitária, sem direito a dirigir sua própria vida e destino; o filho que esperava poderia ser confiscado e contar como filho de Abraão e Sara e ela ser relegada a uma vida de frustração e viver planos de segunda categoria, isso tudo estava mudando. O Deus do senhor dela, também era o Deus dela e lhe deu uma promessa tão grande e tão firme, que lhe valeria a pena encarar seu trecho de caminho difícil, ao retornar para ser a serva de Sara. Ela agora via ao longe, algo que poucos mortais poderia sonhar em ter. Eu consigo olhar para verdades tão grandes, que parecem incríveis, mas tendo o Senhor que eu tenho e crendo que ele é quem diz ser e podendo fazer o que creio que pode, o meu coração se alegra e minha esperança é bem maior do que a minha capacidade de expressar. Estou falando disso: Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa (Gl 3.26-29). Uma das cláusulas da Aliança de Deus com Abraão, era que ele abençoaria todas as nações da terra, e como abençoar outros, de longe, do futuro, se não fizesse isso logo dentro de sua casa? Começou com Agar, uma baita bênção. As bênçãos de Deus virão sobre sua vida, porque você e eu somos servos dele e o amamos e servimos com fidelidade. Ninguém é de segunda categoria diante de Deus! Encontre Deus junto ao poço no deserto na sua fuga das responsabilidades e deveres que são seus. Pare de culpar os outros e lamentar sua condição, levante-se tome uma atitude de voltar e se humilhar, a sua bênção, a sua vitória, o seu livramento virá; é Deus que cuida de ti e de mim. Lembra daquele hino:

Aflito e triste coração,            Deus cuidará de ti,                 Na dor cruel, na provação,

Deus cuidará de ti;                Em cada dia proverá;            Deus cuidará de ti;

Por ti opera a sua mão,         Sim, cuidará de ti,                 Socorro dá e salvação,

Que cuidará de ti.                  Deus cuidará de ti.                 Pois cuidará de ti


Deus cuidará de ti,

Em cada dia proverá;

Sim, cuidará de ti,

 Deus cuidará de ti. 

Amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s