Segundo a Carne & Segundo o Espírito

Meditação do dia 06/11/2018

 “Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora.”  (Gl 4.29)

 Segundo a Carne & Segundo o Espírito – Ler nas entrelinhas é uma arte sofisticada, que pode ser desenvolvida conhecendo-se bem as verdades completas, ainda que espalhadas através de pequenas porções por toda a Escritura Sagrada. Firmados numa fé que afirma a veracidade e inspiração da Palavra de Deus, como infalível, eterna e sendo a verdadeira revelação de Deus a humanidade, então se pode descansar nas evidencias de que nela não contém erros ou contradições; assim podemos extrair ensinamentos completos lançar mão da multiforme sabedoria de Deus, que distribuiu preciosas fragmentações da verdade por toda a extensão dos registros sagrados. Algo escrito lá no início da Bíblia pode ser validado por uma fagulha bem pequena descrita muitos anos depois e por alguém inteiramente diferente, mas igualmente inspirado e dotado de autoridade divina para produzir um texto sagrado. Nada na Bíblia é dito de uma só vez e nem mesmo de uma vez por todas. Suas preciosidades não serão descobertas e desfrutadas por leitores descuidados e impacientes, ávidos por soluções instantâneas. Verdadeiramente a Bíblia não é um livro para ser lido, mas degustado saborosamente na calma e no recolhimento de um espírito sereno diante de Deus. Ao olhar suavemente e com humildade, com espirito desarmado, podemos ver que o Apóstolo Paulo, que era um sábio e culto mestre judeu, zeloso das tradições e revelações escriturísticas, veio também a ser a pessoa humana, que provavelmente excetuando o próprio Senhor Jesus Cristo, é a pessoa mais alcançou conhecimento das verdades eternas dos planos de
Deus. Não bastasse o seu enorme acervo de conhecimento e estudos acadêmicos, após a sua conversão ele se recolheu nos desertos da Arábia para meditação e contemplação e ali recebeu revelações do próprio Senhor Jesus, sobre o Evangelho e a obra da redenção. Metade de todo o volume do nosso Novo Testamento é de sua autoria e a sistematização dos ensinos e doutrinas  cristãs são dele, distribuídas por suas epístolas, fora aquilo que não ficou registrado, pois ele pregou e ministrou por longos anos e escreveu cartas para diversas igrejas, que não compõem o nosso cânon sagrado. Aqui ele alude a um fato de que Ismael perseguia Isaque – claro que não se tratava de violência doméstica, ou ódio expresso pelo caçula de Abraão. Ele trata de assuntos espirituais, embutidos em pequenas ações e atitudes que só por discernimento do Espírito Santo é possível perceber e lidar. Lembremos que na festa dada por Abraão e Sara, celebrando o dia em que Isaque foi desmamado, Sara flagrou algum incidente da parte de Ismael em relação à Isaque que a tirou do sério à ponto de acabar com a festa e botar Abraão contra a parede exigindo a imediata expulsão de Agar e o filho para eliminar definitivamente aquela ameaça que só ela percebeu e não houve registro do fato em si. Mas pela reação intempestiva dela, algo de fato aconteceu. Já tínhamos visto que Agar era habilidosa em implicância e provocava deliberadamente sua senhora desde o início de sua gravidez de Ismael. Será que ela não incitava ele a reivindicar de modo infantil e velado o direito de ser o primogênito de Abraão e como tal o legítimo herdeiro? (Os árabes e islâmicos até o dia de hoje, mantem o registro inverso do que cremos, para eles, Agar é a esposa legítima de Abraão e Sara a escrava e Ismael o filho legítimo e Isaque o meio irmão que reivindica direitos e privilégios iguais ao prometido); de onde eles herdaram isso? Paulo faz uma alusão figurada sobre a luta da carne contra o espírito e ambos disputando o controle da pessoa verdadeira e de sua herança espiritual. Sabemos que a pessoa verdadeira é o espirito, que possui uma alma e ambos moram num corpo. Não somos um corpo, mas moramos num corpo físico. A pessoa verdadeira continuará existindo mesmo após a morte do corpo físico. A imagem e semelhança de Deus na pessoa, não diz respeito ao físico e material, mas sim ao homem interior, a parte espiritual. Assim sendo, ainda que de menor peso e significação em termos de essência, a carne persegue e batalha ferrenhamente por dominar a pessoa e mantê-la subjugada ao domínio físico e carnal. Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências (Gl 5.16,17,24). O único antídoto contra uma vida controlada pela carne é uma vida controlada pelo Espírito. A carne não tem conserto, ela não se converte, não se rende; ela precisa ser mantida sob controle, ainda que forçada por disciplinas espirituais. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado (I Co 9.27). A carne é um excelente servo e cumpre funções muito importantes, mas é um péssimo senhor, quem se deixar dominar por ela, terá grandes problemas.

 

Senhor, graças te damos por acreditarmos que fomos criados por ti através de um projeto perfeito e tudo que o Senhor faz é bom e maravilhoso; foi o pecado que corrompeu a obra prima que criaste e produziu a rebelião e a independência que gerou a morte e a falência da comunhão do homem contigo. Obrigado por nos amar a ponto de enviar Jesus para viver em carne e na carne vencer o poder do pecado se tornar um redentor de todos nós. Ele venceu e nos venceremos, porque por ele podemos todas as coisas, pois ele nos fortalece. Ele vivificou-nos estando mortos em delitos e pecados vivendo sob as paixões e domínios da carne. Agora somos novas criaturas, gerados pela Palavra que é viva e permanece para sempre, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s