Isaque Já Nasceria Grande

Meditação do dia 09/11/2018

 “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.  (Gn 12.2)

 Isaque já nasceria grande – Esse também é um título que mais de marketing, do que verdade verdadeira literal, é claro. Estou lançando mão de um título espalhafatoso de propósito para chamar mesmo a atenção dos meus dois leitores dessas meditações. É um fato bíblico que as coisas surgem, ou iniciam muito antes de aparecerem fisicamente aqui em nossa presença, até mesmo as pessoas. Os cristãos acreditam que o sábio Criador planejou todas as coisas desde a eternidade e eles já existiam em sua mente, em seus planos e no devido tempo elas vão se manifestando; há escolas de pensamento que contestam isso ou apresentam outras linhas de pensamento, mas isso é assunto para teologia e doutrinas, que não são nosso foco aqui. Escrevendo aos romanos, Paulo afirma sobre Deus no relacionando com Abrão seguinte: (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem (Rm 4.17). Através da fé Abrão se tornou por antecipação de fé, o pai de Isaque e de muitas nações; ali Deus estava chamando à existência algo que ainda não existia no plano físico e material. Para Abraão, ter um filho significava ver um bebê em gestação e depois nascendo e crescendo ao seu lado. Para Deus, Isaque já existia com nome e sobrenome e tudo o que Abraão chamaria de futuro, no realidade da fé, já era presente e bem presente. Assim Isaque já viria a esse mundo como alguém grande e trazendo sobre seus ombros grandes responsabilidades, pois seria a sequencia da vida e ministério de Abraão, um grande amigo de Deus e com quem o Senhor firmara alianças, que Isaque já teria que confirmar e estabelecer também as suas. Como já sabemos, nossa vida cristã é recheada de experiências que só podem ser vivenciadas com uma plenitude espiritual de vida e comunhão com Deus. Todas as promessas de Deus foram feitas literalmente a alguém específico, ou genericamente a um corpo coletivo de pessoas comprometidas com ele em fé e obediência, seja uma família, um grupo de pessoas, uma comunidade, uma nação ou a igreja, quer na sua expressão local ou universal. Todas as promessas de Deus tem o potencial de acontecerem, de se cumprirem, pois são na verdade, palavras de Deus. Mas já sabemos que sem fé é impossível agradar ao nosso Deus e sem obediência também ele não se agrada. Equilíbrio é uma boa palavra ou atitude a ser cultivada na vida. Deus não é chefe de religião e nem se liga muito nisso; se os rituais são meras formalidades, não atraem a sua atenção e muito menos o seu favor; o que estou dizendo é que nem tudo o que acontece num templo é de fato culto; nem tudo o que se passa numa reunião de oração é de fato oração a Deus; nem tudo o que acontece numa religião ou denominação é de fato serviço a Deus e a seu reino. Vamos meditar por uns dias na vida e história de Isaque, um ícone que sintetiza viver a esperança de uma promessa se cumprir. Abraão, seu pai é o “pai da fé” e teve que crescer e batalhar muito para gerar essa promessa. Ficar reclamando e murmurando porque algo está demorando acontecer não ajuda muito e talvez precisemos mudar de atitude e trabalhar ao lado de Deus para fazer acontecer aquilo que só uma fé forte e vibrante será capaz de produzir; então não fique passivo demais e nem fabrique resultados; CREIA!!!

 

Senhor Deus, criador e sustentador de todas as coisas; obrigado por me permitir participar teus planos e propósitos eternos. Posso não entender tudo ou muito, mas posso crer e confiar em tua infinita sabedoria e capacidade de trazer à realidade aquilo que foi projetado no teu coração desde a eternidade. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s