Isaque Agora é Pai

Meditação do dia 02/01/2019 

E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou.”  (Gn 25.26)

 Isaque agora é pai – Depois de prevalecer em oração para vencer o obstáculo da infertilidade, a bênção de ser pai se materializou para Isaque e Rebeca. Aos sessenta anos de idade, comparativamente, bem antes que seu pai, que teve Ismael aos oitenta e seis e Isaque aos cem anos. Para ele também veio em dose dupla de uma só vez, pois Rebeca teve gêmeos. Estou pensando na saga desse patriarca, que batalhou por vinte anos em oração juntamente com a esposa, para chegarem nesse desfecho. Esse ano, chego aos sessenta anos, e embora haja um grande espaço entre nossas histórias, e não é apenas os costumes, a cultura oriental dele e a ocidental minha; a longevidade daqueles tempos e agora estamos novamente num movimento de maior potencial de vida, graças aos avanços nas áreas de saúde e alimentação. Provavelmente a vida de Isaque era mais dura do que as nossas na atualidade. Mas ele dependia da fé, tal qual eu e vocês. Ele tinha trabalho, ocupação e deveres, muito parecidos com todos nós hoje. Ele adorava a Deus e  o servia, com bem menos recursos do que nós. Todos os dias eu posso ler a história dele nas páginas da minha Bíblia, posso ver os preceitos de Deus e até mesmo os evangelhos com a revelação de Jesus Cristo, e o sacrifício definitivo na lá na cruz. Posso ir a uma reunião com centenas de adoradores, com instrumentos musicais, etc. Na Nova aliança, temos o Espírito Santo habitando em nós e nos guiando em toda a verdade, nos consolando e edificando em nós a vida de Cristo. Isaque não tinha acesso a muito de tudo isso que temos, mas ele era parte da história acontecendo. Ele conheceu a Deus pela fé e na intimidade como nós, ou até em grau mais íntimo. Ele era um pioneiro da fé. Estou feliz porque ele perseverou por vinte anos em oração buscando o cumprimento de uma promessa não só de paternidade, mas de uma herança espiritual que viria influenciar e abençoar a todas as famílias da terra. Para abençoar famílias, ele teria que ter a sua família e assim passar para uma próxima geração o seu legado de fé. Esse tipo de compromisso é que tem sustentado a transmissão dos propósitos do Senhor nosso Deus e do Evangelho de Cristo. Ao tomar nos braços aqueles gêmeos, ele estava tomando também a concretização da sua fé e a vitória sobre um adversário que se opõe aos planos de Deus. Isaque venceu a sua batalha. Agora eu tenho as minhas e você tem as suas e juntos temos as batalhas dos nossos dias, mas o Senhor pretende que todos alcancemos as vitórias e o ingrediente primordial é perseverar – em fé, em oração, em adoração e serviço por uma causa maior que nós mesmos. Não desista!

Pai, obrigado por sustentar a fé dos seus filhos e ajudar nos momentos difíceis, para nossos olhos não saiam da tua Palavra para nossas limitações. Tu és fiel, ainda que a minha realidade esteja dizendo o contrário. O Senhor é Deus grande e misericordioso para com todos que em ti confiam. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s