É Minha Irmã

Meditação do dia 08/01/2019 

E perguntando-lhe os homens daquele lugar acerca de sua mulher, disse: É minha irmã; porque temia dizer: É minha mulher; para que porventura (dizia ele) não me matem os homens daquele lugar por amor de Rebeca; porque era formosa à vista.”  (Gn 26.7)

 É Minha Irmã – Eu já vi esse filme e agora estamos diante do episódio III da saga dos peregrinos de Canaã. Abraão e Sara protagonizaram os episódios I e II da trilogia e aqui está Isaque com o roteiro do mesmo filme. Amados, o pior erro da vida é aquele do qual nada aprendemos. Alguns advogam que aprendemos com os erros que cometemos ao longo da vida; mas com certeza a vida não é tão longa à ponto de termos tempo para aprender tudo na base das tentativas de erro e acerto. Precisamos remir o tempo, aprendendo também com os erros dos outros e com a sabedoria de Deus nos capacitando a fazer uso da inteligência e do discernimento, para alcançarmos corações sábios e ganharmos tempo. Como seres humanos, podemos acumular experiências e ensinos e assim uma geração passa um legado para as outras, de forma que não precisemos começar tudo do zero em cada geração. A Palavra de Deus é uma fonte de sabedoria e de conhecimento altamente confiável e de características eternas. Seus ensinamentos por princípios não vencem, não caducam e não precisam de reformas ou emendas. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar (Mt 24.35). Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu(Sl 119.89). Não creio que eu seja melhor, mais santo ou não faria o mesmo que Isaque e também sei que cada pessoa tem seus pontos fracos, nos quais precisa vigiar mais e se valer de ajuda e mecanismos de prevenção e cuidados pastorais, como um amigo prestador de contas, um discipulador e ou alguém com quem conversar sobre intimidades sem se sentir ameaçado ou negar verdades que acabarão por produzir falhas na armadura. Isaque foi um homem de Deus e de grande intimidade com o Senhor e mesmo assim, caiu em armadilhas da vida emocional ao tirar conclusões pensando o que os outros estariam pensando dele e agindo como se o quadro já fosse verdade. Tiago, na sua carta, diz que Elias, e por extensão, todos os santos do passado, eram homens sujeitos às mesmas paixões que nós… então orar e vigiar faz bem a nós e precisamos estar ligados e diante do trono da graça com humildade para não incorrermos em erros e pecados que nossa fé condena e já é conhecido de todos nós e também conhecedores dos mecanismos de proteção. Cuide-se! Cuidemos-nos.

Senhor, obrigado por nos restaurar e caminhar conosco mesmo quando falhamos e comprometemos o teu santo nome e o testemunho do teu grande amor e graça para conosco. Obrigado pela atuação do Espírito Santo para nos fazer arrepender e buscar ajuda. O senhor sempre estará certo e justos são os teus juízos. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s