Rebeca a Admirável

Meditação do dia 04/03/2019 

 E o homem estava admirado de vê-la, calando-se, para saber se o Senhor havia prosperado a sua jornada ou não.”  (Gn 24.21)

 Rebeca, a Admirável – É uma situação de crédula incredulidade! O mordomo orou crendo que o Deus de seu senhor Abraão era solícito em atender orações de seus servos e tudo aconteceu de forma muito imediata, tão imediata que causava admiração. Parece que era melhor do que a encomenda! A moça era linda, gentil, hospitaleira, comunicativa, disponível e serviçal, tudo isso condensado numa única pessoa. No fundo acreditamos que Deus faz todas as coisas perfeitas e singulares, mas a nossa parte mais racional, trabalha contra a fé, dizendo que “tudo que é demais, passa!” ou como diz o adágio popular, “quando a esmola é demais, o santo desconfia.” Tudo conspirava para isso, pois ele mal chegara na cidade e estava à beira de um poço, onde iria saciar a sede e abeberar os animais, para então tomar as providencias de sua missão; quando fez a oração de gratidão ao Senhor Deus pela viagem ter transcorrido tudo bem e já estar no lugar designado por Abraão, agora era localizar a família e dar os demais passos. Mas tudo estava acontecendo ainda ali na beira do poço. Uma moça admirável, diante dele, se dispondo a servir até além da hospitalidade normal. A minha reflexão é sobre como Deus revela ou manifesta a sua bondade e misericórdia através de pessoas que cruzam os nossos caminhos. Pessoas são muito especiais, cada uma com suas particularidades, com suas histórias e a parte de cada uma complementa e faz conexões admiráveis com as demais, de forma que os propósitos eternos, grandiosos de Deus se firmam e se consolidam através da história nossa de cada dia. As vezes levam-se anos para se firmar um relacionamento e produzir algum resultado, e outros a conexão é imediata e complementar, feita sob medida. Eliézer estava familiarizado com milagres e ações grandes do Todo Poderoso, através do relacionamento do seu senhor Abraão e até mesmo em favor do senhorzinho, Isaque. Agora ele tinha a oportunidade de ter a sua própria experiência através da disponibilidade de uma jovem que lhe arrancava admiração. O que eu tenho que desperta a atenção e a admiração das pessoas que aparecem no meu caminho? Como o atender de um pedido ou favor simples pode revelar a operosidade do amor de Deus? Com certeza Rebeca se preparava para ser alguém prestativa e gentil, mas também é muito provável que ela não tinha a menor idéia de que seu gesto de servir um viajante, abrisse-lhe a porta da felicidade, da realização dos seus maiores sonhos. Verdadeiramente a simplicidade é a maior sofisticação! Precisamos deixar os nossos corações disponíveis para ser surpreendido por Deus em sua grandeza e generosidade. Servir sempre foi uma marca importante do Reino de Deus; Deus servir, Jesus serviu, o Espírito Santo serviu e serve até hoje e o fará até tudo se completar. Rebeca, a admirável é um bom modelo para todos nós, e não sem méritos, que ela é uma figura da Igreja que aguarda o tempo certo de encontrar o noivo.

 

Senhor, graças por tua generosidade e bondade. Por nos abençoar diretamente e através de outros servos, suprir e fazer o teu amor se manifestar. Louvado seja o teu nome e a tua glória! Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s