Senhor de Senhores

Meditação do dia 24/04/2019 

 “E hoje cheguei à fonte, e disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, se tu agora prosperas o meu caminho, no qual eu ando,” (Gn 24.42)

 Senhor de Senhores – O que viemos a experimentar como uma grande promessa de tempos diferentes do modo de Deus lidar com os homens através de alianças, já era na verdade, ou sempre fora, o padrão divino – Deus nunca fez acepção de pessoas. Nos tempos do profeta Joel, ele profetizou sobre um grande derramar do Espírito de Deus em dias futuros que nivelaria essas condições sociais que separam os homens e os etiquetam com diferentes graus de importância ou status. “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito” (Jl 2.28,29). Eliézer dá seu testemunho de que ao chegar à Hará naquela tarde, ali ao lado daquele poço, ele se apresentou diante de Deus em oração, o reconhecendo como o Deus de seu Senhor Abraão, mas o seu Deus também, que era quem o estava prosperando. Estamos tratando aqui de servir em áreas em que a visão principal não é nossa, mas de outra pessoa. As promessas eram de Abraão e seus descendentes; o mordomo servia a Abraão, e compartilhava da visão de Deus para seu senhor. Ver a honra e o engrandecimento da casa a quem pertencia era para ele, estar participando de algo grande, maior que ele e até que o próprio senhor Abraão. Quando criança em casa, nas disputas com irmãos ou colegas de escola, usávamos uma expressão egoísta que dizia: “Eu não como, mas jogo terra!” preferíamos estragar algo do que repartir com generosidade. Quando adultos, vemos essa disposição na vida de muitas pessoas que nunca cresceram; eles não admitem o sucesso e o crescimento de quem quer que seja perto deles; ou eles tem tudo ou ninguém tem nada! Na vida cristã somos chamados para fazer parte de uma família maior, com muitos e variados serviços e é multiforme a variedade de recursos disponibilizados pelo Senhor para se realizar as tarefas do reino. Dentro da esfera de uma igreja local, por exemplo, o Senhor concede visões menores a pessoas, para que juntando esforços, dons e talentos, todos realizam o que é esperado para todos. Não permitir expressões individuais e dificultar ações ministeriais pode ser que estejam inibindo a obra de Deus como um todo. Sabe-se que um pastor principal tem a visão correta, mas nunca completa! Ele faz parte de um corpo local e há vida nesse corpo e daí vem as colaborações complementares. O mordomo tinha uma missão importante para cumprir e longe das vistas de seu senhor e mesmo da possibilidade de intervenção e sugestões de como agir; então ele precisava usar a sua criatividade, improvisação e ser um bom negociador. Lembremos que NINGUÉM faz as coisas como nós; assim como também temos o nosso próprio modo de fazer, mas que os resultados são exatamente os mesmos. Delegar significa confiar e apoiar dando oportunidade para a pessoa se expressar conforme sua personalidade e talentos. Em muitas ocasiões estamos na posição de Abraão e delegamos para nossos “Eliezeres;” e em tantas outras estamos como o mordomo e sob autoridade – mas sempre à serviço do Senhor dos senhores. Isso é o que conta afinal.

 

Senhor obrigado por nos permitir experimentar os muitos lados possíveis da mordomia e em todos, precisamos agir com fidelidade porque é ao Senhor nosso Deus que de fato servimos. Oramos por compreensão e sabedoria para sermos bem sucedidos, para glória e crescimento do teu reino, em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s