Duas Nações e Dois Povos Divididos

Meditação do dia 06/05/2019 

 “E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.(Gn 25.23)

 Duas Nações e Dois Povos Divididos – Essa foi a resposta que Rebeca recebeu de sua consulta a Deus sobre os acontecimentos em seu ventre. Ela estava gestando duas nações e dois povos que se dividiriam e um prevaleceria contra o outro; o que seria tido por maior serviria ao menor. Uma mãe recebendo uma profecia dessa, tem muita coisa para guardar no coração e manter observações constantes sobre os acontecimentos e comportamentos dos filhos. Ela receber a notícia de que seria mãe de duas nações, era uma excelente notícia e fazia parte do contexto de bênção familiar que recebera ao sair de casa anos atrás para se casar com Isaque. De agora em diante vamos observar e meditar sobre a vida e os acontecimentos do patriarca Jacó, posteriormente Israel. Um elemento muito rico em termos de devocionais, pois ele foi uma pessoa que experimentou de tudo que essa vida pode oferecer a um homem. Tão dedicado a sua fé e às raízes daquilo que seu pai e seu avó cultivaram, mas com uma dose extra de pessoalidade e também o gosto meio amargo de enfrentar um irmão que rivalizava o tempo todo e foi algoz por muitos anos. Ao olharmos as histórias dos personagens na nossa Bíblia, podemos nos identificar com vários e em muitos dos seus próprios aspectos, pois são histórias de pessoas que também serviram a Deus, viveram em contextos de sofrimentos, perseguições, tiveram dramas pessoais e familiares, sofreram perdas, alcançaram vitórias, tiveram respostas poderosas de orações e também ouviram o silencio de Deus. Nada que eu e você não saibamos ou não estejamos enfrentando ou tenhamos enfrentado. Mas como diz o texto de Romanos: Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança (Rm 15.4). Cheios de esperança de encontramos bons momentos com a Palavra de Deus, abramos os nossos corações para conhecer mais sobre o nosso próximo patriarca.

 

Senhor, com boas expectativas iniciamos nossas meditações sobre a vida e o ministério de Jacó; alguém que andou contigo em aliança de fé e obediência e através dele as promessas feitas e confirmadas aos demais patriarcas se transformaram em uma nação. Ilumina os nossos corações para aprendermos e crescermos em fé diante de ti e sermos bênçãos em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s