Os Meninos Cresceram

Meditação do dia 09/05/2019 

 “E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas.(Gn 25.27)

 Os Meninos Cresceram – É tudo o que os pais querem após o nascimento dos filhos é que eles cresçam. E como crescem rápido! Quando pensamos em crescimento, temos uma oportunidade muito grande de comparação da vida natural com a vida espiritual e com isso muitas aplicações práticas e boas. Começamos pelo simples fato de que o crescimento é natural e esperado na vida das crianças, exceção apenas para situações de anomalias, como doenças, acidentes e outros fatores que não são programáveis e muito menos esperado. Numa família com boas condições como era o caso de Isaque e Rebeca, com bons recursos, fartura de alimentos, segurança e apoio familiar, em todos os sentidos era natural que eles crescessem. Na vida espiritual, também iniciamos a jornada pelo nascimento, só que aqui, o nascimento espiritual, ou o novo nascimento, a regeneração, como queira fazer uso do termo. Não há como entrar na vida espiritual sem o nascimento espiritual, foi o próprio Senhor Jesus quem disse isso: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (Jo 3.3,5). Vamos simplificar os conceitos aqui, “O Reino de Deus” é o plano de Deus, a vontade de Deus para nós. Então eu não posso VER ou ENTRAR nesse plano de Deus para mim, sem nascer de novo. Claro, o reino é espiritual e sem nascer espiritualmente não tem como fazer parte disso. Após o nascimento segue-se etapas naturais da vida que são, comer, aprender a andar, crescer e ser adulto. Cinco passos: Nascer, Comer, Andar, Crescer, e Ser Adulto. Não dá para trocar a ordem desses passos e muito menos pular algum. Assim, é na vida física de um bebê e assim é na vida espiritual de um novo convertido. Muito do que as crianças aprendem é por meio da observação e repetição do que os demais membros da família fazem. Como todo mundo fala, eles são estimulados a emitir sons até articulá-los em palavras. Todo mundo anda de pé, então eles tendem a querer fazer e são incentivados e premiados pelas tentativas até “dandar pela primeira vez!” Imagine a responsabilidade espiritual dos membros da igreja para com a influencia na vida dos novos irmãos na fé. eles vão fazer e copiar os irmãos por mais que o pastor ensine boas doutrinas e boas práticas de vida. O ambiente familiar é crucial para a formação interior das crianças, como a atmosfera espiritual e de comunhão numa congregação local o é para os novos convertidos. É impresso na mente e no coração aquilo que se transpira na convivência diária. Para não irmos longe demais, pensemos no quão importante é o papel de cada um individualmente na obra que Deus está fazendo na vida de cada novo irmão na fé. Quanto maior a nossa influencia, maior a nossa responsabilidade.

 

Pai, obrigado por fazermos parte de uma grande família, com muitos filhos, todos destinados a serem conformes à imagem do teu filho Jesus. Como igreja, somos o ponto inicial da caminhada de tantos novos irmãos que foram comprados pelo sacrifício de Cristo na cruz e foram inseridos em nossa congregação local para ajudarmos no crescimento e desenvolvimento deles para crescimento do reino e glória do teu santo nome. Obrigado, pela oportunidade de participar desse discipulado. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s