Para Que Serve Isso?

Meditação do dia 16/05/2019 

 “E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?(Gn 25.32)

 Para que serve isso? – Li sobre um morador de rua, nos Estados Unidos, que era muito conhecido nas redondezas, onde perambulava e certo dia foi encontrado sem vida no beco onde dormia em meio aqueles papelões. As autoridades vieram e levaram o corpo e entre os pertences pessoais, havia um cinturão largo que ele usava por muitos anos e até o distinguia. Para surpresa geral, descobriu-se que esse cinturão estava recheado de notas altas de dólares; uma quantia tal que ele poderia ter vivido em excelentes condições por muitos anos. Mas para ele era apenas um cinturão e sua única utilidade era cingir a roupa. Também já ouvi de uma senhora pobre que utilizava uma pedra para escorar a porta do seu barraco e depois alguém perito, descobriu que era na verdade uma enorme pepita de diamante. Para ela era só uma pedra e a única utilidade era mesmo escorar a porta. Estamos dizendo que o conceito de “tesouro, ou algo valioso” depende do conhecimento de quem possui. Foi assim com Esaú, que não via nenhuma utilidade em ser primogênito, já que estava com muita fome e comer era mais importante do que ser ou não mais velho ou mais novo entre dois irmãos. O que era descartável para
Esaú, era o objeto de desejo e realização de Jacó. Que valor as coisas espirituais tem para mim, para você? Os dons e oportunidades que nos são dadas, com que grau de preciosidade nos encaramos isso? Os dois filhos de Isaque foram instruídos quanto as alianças com Deus e o valor delas para a posteridade; Jacó assimilou o conceito de construir algo grande, maior do que ele, com alcance muito além dele e dos seus dias. Pela fé ele poderia vislumbrar os acontecimentos contidos na promessa e assim trabalhar com satisfação e ambição por fazer aquilo acontecer, mesmo que ele nos seus dias não desfrutaria dessa plenitude. Ele entendia que estou fazendo coisas para além do seu tempo e para a eternidade. Ele podia contemplar reis, profetas, sacerdotes, multidões de pessoas abençoadas e abençoadoras fazendo o conhecimento do Deus único e verdadeiro alcançar todas as famílias da terra, como prometido a Abraão. Esaú só pensava no seu estômago rocando de fome, e se não comesse agora, não tinha mais salvação e nem futuro. Me faz lembrar uma citação do Apóstolo Paulo, sobre os povos de Creta, citados por um poeta nativo e ele lembrava Tito desses fatos: “Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos. Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé” (Tt 1.12,13). Pessoas cheias de maus hábitos, costumes e vícios e quando o evangelho chega, eles se convertem e senão forem doutrinados, querem ser cristãos, seguidores de Jesus, com toda a bagagem velha com a qual estão acostumados. Paulo disse que precisavam ser repreendidos severamente para que se tornassem sãos na fé. O Evangelho que não transforma, não é o Evangelho de Cristo! Precisamos incentivar os irmãos a verem e reconhecer os verdadeiros valores da fé e da vida espiritual em Deus. Para que serve a oração? Para que serve o Jejum? Para que serve o perdão? Para que serve a generosidade? Para que serve a fidelidade, a perseverança…? Isso tem algum valor, qual, quanto?

 

Senhor abra os nossos entendimentos para que tenhamos verdadeiros discernimentos entre o bom e o melhor, entre o certo e o aceitável. Permita que cresçamos dia a dia e adotemos valores de adultos na fé. Agradecemos essa ajuda, em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s