O Cheiro do Meu Filho

Meditação do dia 28/05/2019 

 “E chegou-se, e beijou-o; então sentindo o cheiro das suas vestes, abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o Senhor abençoou.(Gn 27.27)

 O Cheiro do Meu Filho – Trabalho com discipulado individual por muitos anos e treinar pessoas na Palavra de Deus para viver uma qualidade de fé mais forte e equilibrado é um desafio maravilhoso. Andar pela fé é uma das experiências marcantes da vida cristã e aprender sobre isso faz toda a diferença sobre os resultados da vida da pessoa. A fé é uma dimensão do espirito e ali se lida estritamente no nível espiritual e portanto não tem margem para o racional e o emocional, senão na proporção em que isso compõe o elemento humano de que somos. Mas Deus lida, vive, opera, sempre no nível espiritual, e nosso acesso a todo esse universo é pela fé. Gosto muito da citação paulina aos colossenses sobre o modo do cristão agir nessa vida e na caminhada cristã: “Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e sobreedificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças” (Cl 2.6,7). Nós recebemos a Cristo pela fé, unicamente pela fé e é assim que devemos andar nele. Quem gosta de frases de efeito se deleitam em citações como: A fé nos permite ver o invisível, crer no incrível e realizar o impossível! Verdade, tudo é possível ao que crê, até Jesus citou isso e se ele diz, então é verdade verdadeira. Quando somos imaturos na fé agimos mais pelos sentidos e emoções tal qual um não convertido, até que o crescimento espiritual apareça e vamos nos distanciando do velho estilo e nossa dependência vai se firmando na Palavra de Deus e assim podemos agir sem tantas amarras mentais e emocionais. Semelhante ao desenvolvimento de um bebê, no processo de aprender a andar; ele começa se agarrando aos móveis e objetos até se firmar sozinho e dar os primeiros passos e depois não mais precisa de ajuda para iniciar ou praticar suas caminhadas. Quando vai aprender a andar de bicicleta, o processo se repete até que se equilibra e ganha confiança. De pessoa para pessoa, os níveis de confiança e a demora para liberdade total varia e com estímulos todos chegam lá. Isaque fez todas as aferições sobre a veracidade dos fatos que lhe despertara desconfiança sobre a rapidez da caça e preparo da refeição de Esaú; ele suspeitou que Jacó poderia estar infiltrando-se e apropriando de algo que ele queria dar a Esaú. Mas ele só fez uso de meios físicos, mentais e sensoriais. Ele perguntou e ouviu respostas; questionou o tom da voz, mas cedeu a afirmativa do filho; apalpou-o e não diferenciou os pelos naturais do filho com o disfarce de peles de animais das veste; pediu um abraço e um beijo e não diferenciou um filho do outro e nem mesmo pelo cheiro. Sabemos que cada pessoa tem um odor próprio e a familiaridade distingue isso. Quando alguém age pelos instintos a possibilidade de ser enganado, iludido é muito grande. Emocional e mentalmente nós somos sujeitos a cometer equívocos e erros, estando absolutamente sinceros ou fazendo todos os protocolos de segurança. Isaque era um homem de Deus e de uma vida exemplar de oração e comunhão mas aqui ele se deu o direito de agir pelo conhecimento e pelas suas capacidades de lidar com fraudes e o final é que ele não evitou o que temia. Pastores, obreiros, líderes e pais devem fazer uso do conhecimento e da experiência de vida, mas não pode abrir mão da disciplina do discernimento espiritual através da oração. Ainda que seja algo simples e prático. Quem ora, tem vitória!

 

Senhor, te reconhecemos como o Deus Todo Poderoso e que detém todo o conhecimento e contigo não há nada escondido ou impossível. Assim, como teus filhos, pedimos sabedoria e discernimento espiritual do teu Espírito Santo para as decisões do dia a dia, porque nelas afirmamos a nossa fé  e o nosso testemunho da tua grandeza e da glória devida ao teu nome. Guia os nossos corações ao caminho da obediência e da sensibilidade para não errarmos tanto. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s