Chegou a Um Lugar

Meditação do dia 12/06/2019 

 “E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar.(Gn 28.11) 

Chegou a Um Lugar – As jornadas tem seus lugares de parada para descansar, alimentar, matar a sede, se refrescar e observar as necessidades de cuidados pessoais e preparação para recomeçar. Quando se caminha ou viaja por um lugar desconhecido, tudo é novo e incerto, mas o objetivo é chegar ao destino, por isso mesmo os obstáculos ou mesmo as belezas e bondades encontradas, precisam ser deixadas para trás e prosseguir. A vida cristã, oferece e recebe um paralelo muito forte da vida natural; assim como entre as metáforas mais utilizadas por escritores, poetas e pregadores, é a analogia com uma caminhada, mas precisamente uma peregrinação. O cristão sabe, que aqui não é o seu lugar definitivo, ele espera uma nova pátria, um reino onde ele não apenas vai viver, mas ali ele é parte importante e tem responsabilidades com o rei e com o reino. O profeta Miquéias profetizou: “Levantai-vos e andai, porque não será aqui o vosso descanso; por causa da corrupção que destrói, sim, que destrói grandemente.” (Mq 2.10). Temos pequenas paradas e oportunidades de abastecimento e reposição das necessidades da nossa caminhada, e nela também desempenhamos papeis importantes, por servimos aos demais e somos também servidos; desenvolvemos nossos dons e ministérios e prosseguimos com o alvo muito nítido a ser conquistado. Paulo também deixou sua mensagem aos peregrinos: “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas” (Fp 3.20,21). Ele não escreveu algo assim como se fosse um desejo, ou uma profecia que levantaria o ânimo dos caminhantes, ele tinha precedentes, como do próprio Senhor Jesus: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho” (Jo 14.2-4). Jacó saiu de casa naquele dia para a sua grande jornada, tanto física e material, quando espiritual. Ele tinha experiências com a sua fé e com o Deus de seus pais e estava debaixo das bênçãos deles e levando consigo as promessas de que seria o herdeiro das alianças feitas por Deus com Abraão e renovadas com seu pai Isaque, e que recentemente lhe fora transmitida na bênção paternal. Agora ele iria enfrentar o primeiro dia do resto de sua vida, como alguém que deixou tudo para trás e caminhava pela fé em direção a um destino humanamente incerto, mas ele podia olhar para frente e desejar prosseguir, porque tudo que Deus tinha para ele estava à sua frente. Ele não sabia muito, até podemos dizer que ele não sabia NADA do que lhe esperava. Isso não é exatamente igual conosco? Você e eu não andamos pela fé com poucas peças de informação, mas com uma confiança muito forte no Deus da nossa aliança e nas promessas que temos? Jacó chegou na primeira noite a um lugar, para ele era apenas um lugar bom para passar a noite; era o que ele percebia, sabia e desejava. Tudo estava sob controle, mas Deus tinha um encontro com ele para lhe revelar coisas novas e grandes. Há o tempo e o lugar escolhido e determinado por Deus e nós precisamos estar no lugar desse encontro no momento certo.

 

Senhor, obrigado por ter em mente encontrar conosco para nos instruir e nos preparar para novas etapas e novos desafios. É preciso sair do conforto e da proteção natural para poder experimentar a grandeza das tuas misericórdias e a segurança das tuas promessas. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s