Jacó Fez Voto

Meditação do dia 21/06/2019 

 “E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; (Gn 28.19)

 Jacó Fez Voto – Fazer voto é uma prática usual entre os cristãos e isso para quem entende do assunto, sabe-se que é uma coisa séria, é palavra empenhada diante do sagrado e com isso não se brinca. Quanto ainda era seminarista, voltei de férias para casa e num bate papo com minha mãe, ela me contou um sonho que teve, e ela estava associando a um voto que fizera e esquecera de cumprir e ela entendia que o boleto acabara de chegar e na verdade tudo que ela queria era apenas que eu confirmasse o que ela já sabia e confirmei; afinal, prefiro ficar do lado do sagrado! Ela me contou que à uns tempos atrás havia orado sobre algo e caso a resposta fosse positiva, ela iria confeccionar uma toalha de mesa e dar de presente para a igreja, uma congregação quase em frente à nossa casa. Ela recebeu a bênção e tocou a vida. Nesses dias da minha chegada ela sonhara que o pastor da congregação, que por sinal era nosso vizinho, chegou para ela com uma toalha de mesa toda podre e esburacada, imprestável e sem conserto, pedindo que ela consertasse porque era a única que a igreja tinha e estava naquele estado lastimável. Não era preciso ter dom de discernimento e muito menos receber uma revelação sobre o significado do sonho. Ela cumpriu sua promessa imediatamente. Jacó se viu diante do Senhor e sendo contemplado com tantas bênçãos, ele entendeu que seria plausível fazer um voto e ele o fez. Os versos seguintes concluem a narrativa dos termos onde ele invoca a bênção da continua presença e companhia na viagem, provisões básicas de comida e vestes, o que para nós também se subentende, um teto para viver e um feliz retorno à casa dos seus pais; a parte dele seria em ter ao Senhor por seu Deus; aquela Pedro erguida como coluna, seria um local de adoração, e se comprometeu a ser dizimista em tudo que ganhasse.  Sabemos que ele cumpriu sua promessa, e o fez porque o Deus Altíssimo, que o conhecia antes dele nascer já tinha tudo planejado e sempre seria fiel à sua Palavra. Nos tempos de Salomão ele deixou um sábio conselho sobre votar: “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. melhor é que não votes do que votares e não cumprires” (Ec 5.4,5). Nós, somos daqueles que cumprem a palavra diante de Deus e do próximo. Voto deve ser algo sério que demanda uma medida de consagração e dedicação valiosa. Mas precisa-se fazer uso da sensatez, para não incorrer em emoção demais e vontade de menos e depois não ter como cumprir o que foi votado.

 

Senhor obrigado pela lição que podemos aprender da experiência de Jacó naquela manhã do encontro contigo; ele teve sua vida transformada, e respondeu com dedicação e honrou ao Senhor com sua vida e seus bens, estabelecendo uma generosidade de quem reconhece a ti como Senhor e soberano sobre tudo, incluindo a vida financeira. Agradecemos em nome de Jesus pelo suprimento de nossas necessidades de forma tão abundante em todo tempo. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Deixe um comentário