Trabalhar Pela Minha Casa

Meditação do dia: 10/08/2019

  Porque o pouco que tinhas antes de mim tem aumentado em grande número; e o SENHOR te tem abençoado por meu trabalho. Agora, pois, quando hei de trabalhar também por minha casa? (Gn 30.30)

 Trabalhar Pela Minha Casa – Jacó estava falando com o sogro, sobre a construção de seu patrimônio, fazer a sua riqueza e trazer o conforto e a tranquilidade que sua família precisava. Depois de anos de trabalho pelos contratos de casamento com Raquel e Lia e que não só pagara os dotes de suas esposas, como construiu uma riqueza para o sogro mediante o seu trabalho, com a bênção de Deus. Ao pensar em constituir uma família, precisa incluir nos planos o sustento e a construção de uma estrutura básica que proveja as necessidades imediatas, mas também construir algo mais permanente e que dê a devida segura para sua casa. É um engano pensar e agir como se Deus esperasse que vivêssemos de extrativismo natural, catando frutas aqui e ali conforme as estações e sem previsão de cuidados básicos. Na ordem dada a Adão e Eva o que ele disse tem tudo à ver com trabalho e renda, esforço e recompensa. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás (Gn 3.19). Não se trata de maldição, castigo ou punição, mas consequência das ações e atitudes erradas. Mas a construção de riquezas é algo absolutamente dentro da bênção e dos propósitos divinos. O erro ou pecado está em colocar o coração nesses bens e passar a confiar neles como nossa fonte de segurança. Abraão o pai da fé, foi homem riquíssimo até para os nossos padrões atuais e não comprometeu sua espiritualidade e muito menos o relacionamento com Deus. Moisés descreveu o ideal de Deus para o seu povo nos seguintes termos: Porque o Senhor teu Deus te põe numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais, que saem dos vales e das montanhas; Terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel. Terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro, e de cujos montes tu cavarás o cobre. Quando, pois, tiveres comido, e fores farto, louvarás ao Senhor teu Deus pela boa terra que te deu (Dt 8.7-10). Adquirir riquezas e trabalhar por prosperar dentro da aliança é motivo de louvor e adoração a Deus, pois é dele que vem essa possibilidade e a sabedoria para transformar trabalho em riquezas. Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia (Dt 8.18). Abraão, Isaque, Jacó e os israelitas entenderam o sagrada direito de trabalhar para construir riquezas e assim desenvolver todo o potencial que a pessoa tem por dentro. Uma pessoa pode até ser criativa, inventiva, competente, mas se tiver que lutar pelo pão de cada dia, não terá tempo e nem meios para desenvolver aquilo que é o seu sonho e a sua vocação. Para um povo ter grandeza e domínio, precisa de educação e geração de riqueza com bons propósitos. Isso também vale para uma família, uma igreja e uma pessoa.

Senhor, ninguém há tão rico como tu és; ninguém é tão criativo e laborioso como o Senhor nosso Deus e dispões de todas essas coisas sem que afetem o teu caráter santo e a tua essência. O teu povo pode copiar a ti e ser benção e influenciar, ser cabeça e não cauda, estar em cima e não em baixo, emprestar e não pedir emprestado, porque o teu poder nos capacita para isso. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s