O Que Jacó Não Sabia

Meditação do dia: 04/09/2019

  Com quem achares os teus deuses, esse não viva; reconhece diante de nossos irmãos o que é teu do que está comigo, e toma-o para ti. Pois Jacó não sabia que Raquel os tinha furtado. (Gn 31.32)

 O Que Jacó não Sabia – à bem pouco tempo aqui no Brasil ficou muito popular uma expressão de um artista da boa terra, e acabou se tornando um jargão, ou chavão falado por todos os lados: “Sabe nada, inocente!” prometo não trazer aqui a discussão sobre os segredos nada secretos entre os casais em toda a história e no nosso dia a dia; muitas dessas histórias servem bem nas ilustrações dos cursos e seminários de casais, mundo à fora. Mas numa relação familiar, ainda que sejam tão próximos, podem acontecer coisas que ficam guardados naquilo que preferem chamar de “foro íntimo,” mas as vezes quando revelados ou descobertos, produzem resultados hilariantes ou desastrosos. Como não podia deixar de ser, parece que isso começou láááááá no Jardim do Éden, quando caiu na conversa da cobra e testou a sua nova teoria, de que não faria mal algum comer daquele fruto que Deus dissera que não comessem. Segundo ela ouvira no blog da cobrinha sábia, era só uma questão de interpretação! Deu no que deu! Desta vez, Jacó estava apostando suas fichas na honestidade de sua família e na certeza de que ninguém deles se envolveria com ídolos. Mas aqui estava Raquel, envolvida numa questão familiar e de consequências espirituais graves, mas que até então ela não pesara as consequências e muito menos havia dado sinal ao marido de algum procedimento que a ligasse a cultuar ídolos familiares. Ela já fora instruída nas questões de fé de Jacó, desde o início de seus relacionamentos e estava comprometida com a aliança com o Deus de Abraão, Isaque e Jacó e estavam partindo de suas origens e criação para irem para a terra da promessa, para constituir uma nação santa e aliançada com Deus. Mas agora, ela está envolvida em furto doméstico na casa de seus pais, e de objetos que não fariam sentido para ela ou para sua família. Por que? Não responder esse por que, hoje, mas o farei posteriormente. Mas quero escrever aqui como pastor de igreja local, lidando com pessoas e relacionando com aconselhamentos e treinamentos, me trouxe uma bagagem de experiências que me permite dizer que “INFORMAÇÃO” necessariamente não significa “CONHECIMENTO.” Alguém ter ouvido muito e muitas vezes sobre algo, não dizer que está habilitado ou assume aquilo como prática de vida. Olhem ao nosso redor, vejamos quantas pessoas que estimávamos “bons, grandes, sábias, líderes, modelos e etc.” simplesmente pisaram na bola e assumiram posturas radicalmente opostas ao que diziam crer e praticar. Já vi “pastor se tornar pai de santo” – ministro de louvor voltar ao catolicismo praticante. Claro, há explicações e respostas para tudo e tudo mais. Assim, Raquel não está sozinha, não foi a primeira e nem será a última e misturar as coisas. Alguma lição precisamos aprender e tirar aqui. Olha a grandeza da posição de Jacó no projeto de Deus e nos propósitos eternos e ainda assim, se viu nessa situação.

Senhor, só tu conheces tudo de verdade e podes ver o que mais não podemos e nem temos condições de saber. Também podemos depender e pedir ajuda ao Espírito Santo, que Jesus deixou para nos guiar à toda a verdade e nos convencer do pecado, da justiça e do juízo. Hoje é uma dia de começar uma nova etapa na caminhada e que bom que podemos nos livrar de tudo o que não será bênção e edificante nas próximas etapas da nossa jornada contigo. Guia os nossos corações a piedade e verdadeira espiritualidade, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s