Esaú Está Vindo

Meditação do dia: 13/10/2019

  “E levantou Jacó os seus olhos, e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então repartiu os filhos entre Lia, e Raquel, e as duas servas. (Gn 33.1)

 Esaú Está Vindo – Um versículo do Novo Testamento, diz … Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” (Rm 15.4). Se foi escrito para nosso ensino, então temos que receber o tal ensino e aprender, exatamente porque essas escrituras praticadas promovem o surgimento da paciência, e quem é que precisa de paciência, senão os impacientes, como eu e vocês! Quem precisa de consolação, senão quem está desconsolado, desanimado, vencido, combalido;. ou seja, todos nós!!!! Aquilo que era literal na experiência de Jacó, é figurado em nossa, mas as nossas lutas e batalhas não são nada figurados. Então precisamos mesmo aprender na Palavra de Deus e tirar o máximo de proveito e em oração e contrição receber toda ajuda de que precisamos para permanecermos dentro dos propósitos soberanos de Deus. Sempre fomos ensinados pelo adágio de que “depois da tempestade, sempre vem a bonança.” Até que a turma do humor negro, inverteu e trouxe a outra face da moeda: “Depois da tempestade, vem sempre a enchente.” Pode ser aquela idéia do copo meio cheio ou meio vazio, dependendo do ponto de vista positivo ou negativo do observador. Olhando os fatos, ocorridos com Jacó, ilustrando aqui o cristão em sua peregrinação e jornada de crescimento, indo na direção das promessas divinas; ele passou uma noite de lutas em todos os sentidos imagináveis e ficou exaurido, esgotado e ainda saiu mancando ao nascer do sol do novo dia, quando entrou no acampamento do pessoal que houvera atravessado o ribeiro na tarde do dia anterior e dormiram, repousaram e estavam descansando enquanto esperavam pela chegada do chefe. Ele nem tinha ainda tomado um cafezinho matinal e contado a aventura da noite, quando levanta os olhos, e olha só o que lhe aparece? Esaú! Você pode se identificar emocionalmente com Jacó, naquela situação? Por que é que vencemos uma batalha? Para nos preparar para outra! Também, se é Deus que vai à frente e vai conquistar as vitórias para nós, qual deve ser o intervalo entre uma luta e outra? A idéia aqui, é de um curso intensivo de acertos, consertos e reparos, para de fato iniciar uma nova fase completamente diferente e sem mais janelas para olhar para trás e sem brechas para o adversário bisbilhotar e encontrar legalidades. Jacó levantou os olhos e viu Esaú, vindo com multidão, armado até os dentes e era essa a visão diante dos seus olhos; mas e a visão da fé e do coração? Já se esquecera de Maanaim? O exército de anjos de Deus? Já não se lembra da palavra recebida que era para voltar para Canaã, que seria ajudado e chegaria em paz? Sim! Tem a visão humana, emocional, racional e palpável, mas também tem a visão da fé, do coração, do Espírito e nessa dimensão, Deus está no controle.

Pai, obrigado pelas lutas e provas de cada dia, onde nossos corações são testados e experimentados no exercício da fé em ti e na tua Palavra. Hoje é um novo dia e nele também teremos lutas e provas, mas também teremos vitórias e aprendizados. Permita-nos ao levantar os nossos olhos, vermos do mesmo ponto de vista que o Senhor, o nosso Deus. Em nome de Jesus, submetemos nossos corações ao aprendizado para recebermos o consolo que produz paciência e virtudes que precisaremos todos os dias. Amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s