São e Salvo

Meditação do dia: 24/10/2019

  Voltando de Padã-Arã, chegou Jacó são e salvo à cidade de Siquém, que está na terra de Canaã; e armou a sua tenda junto da cidade. (Gn 33.17)

 São e Salvo – O que nos fornece campo para a meditação de hoje é a forma como Deus faz as coisas acontecerem nas vidas dos seus filhos. Para o Senhor, todas as possibilidades existem e estão abertas, nada limita o seu poder e o seu agir. Nada, que para nós, humanos constituem fatores de limitação, tem na verdade efeito contra a vontade do Todo Poderoso. No dia que Jacó saiu da casa de seus pais para ir para Padã-Arã, ele recebeu uma visitação divina que lhe assegurou uma aliança e a promessa de que seria cuidado e voltaria para sua terra. Agora estamos vendo nesse texto que tudo aconteceu exatamente como Deus havia dito. Ele foi e voltou. Saiu sozinho, temeroso, esperançoso e com muita vontade de trabalhar e agora está de volta, com uma grande quantidade de bênçãos em termos de patrimônio, esposas, filhos e muita gente de serviço, e amadurecido. Aprendi desde muito cedo na minha experiência de treinamento ministerial, com pessoas boas e que valorizavam o estudo e a prática da vida devocional, que os detalhes daquilo que se registra nas Escrituras tem significados muito bons e dignos da nossa atenção. Ainda nos tempos de seminário, uma dessas pessoas compartilhou uma meditação conosco, mostrando os registros de situações propostas e como elas terminaram. Uma das proposições foi na Torre de Babel, quando as pessoas com atitudes de rebeldia, independência e rejeição aos planos de Deus empreenderam um grande esforço para auto glorificação e o final foi confusão e dispersão. Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra (Gn 11.8,9). Uma outra situação foi registrada como a chamada de Deus para Abraão, que deveria sair e seguir para uma direção dada por Deus, e ele saiu em fé e o resultado foi feliz. Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã (Gn 12.4,5). Partiu e chegou! O mesmo estamos vendo acontecer com Jacó. O que estamos olhando são modelos daquilo que a Bíblia registra como sendo o padrão natural da vida de fé e obediência a Deus. Existe o começo de um projeto que ele instrui a que se faça e o consequente final, com a devida prosperidade no empreendimento. Esse viver pela fé e contando com a graça em todas as etapas, existe os tempos de trabalho, de provas, de dificuldades que são inerentes ao próprio processo. Mas nada disso deve tirar a nossa vista do verdadeiro objetivo traçado por Deus. Entre o começo e o fim da viagem, tem o trajeto, com suas vistas, paisagens, para serem apreciadas e as lições aprendidas. Não existe bênção de “mão beijada,” há muito trabalho e esforço para transformar uma promessa em realidade. É justamente para isso que existe os companheiros de caminhada, os dons e habilidades, as oportunidades de trocar experiências, e todo o processo tem fins didáticos, pois Deus vai nos ensinando e nos preparando para as próximas etapas. Nada é por acaso ou sem significado.  Nesse dia, pensando nessas possibilidades, vou fazer uso do Salmo 121 como a nossa oração do dia. Essa leitura em oração piedosa já é uma fonte de inspiração e cuidado de Deus com você e comigo.

Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s