Deus Falou Com Jacó

Meditação do dia: 18/12/2019

 “E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui.” (Gn 46.2)

Deus Falou Com Jaco – Este é um dos textos pelo qual tenho um especial respeito e consideração na vida e na historia de Jacó. Sempre que leio esta passagem, me deparo com a idéia, de como seria a minha reação, estando no lugar de Jacó. Falo isso, porque à medida que vim observando esse texto, desde a primeira leitura dele, em 1975, portando à mais de 44 anos, eu percebo que cresci e amadureci espiritualmente e passei a compreender um pouco melhor à cada leitura e estudo dessa história. O contexto todo dela, digamos que seja, desde a saída de José numa manhã, para visitar os irmãos que apascentava os rebanhos em outros territórios longe de casa e nunca mais voltou. Como nós leitores, sabemos a narrativa dos dois lados, já estamos armados de pensamentos sobre as reações de todos os envolvidos. Do lado dos irmãos, eles sabiam que José chegara até eles e não foi bem recebido, foi maltratado, jogado num buraco e depois tirado e vendido como escravo para uma comitiva de negociantes que iam para o Egito. Também sabemos que Rubem o irmão mais velho, não soube inicialmente disso, porque ele pretendia devolver o irmão ao pai, mas na sua ausência eles fecharam negócio e só o comunicaram depois quando ele cobrou deles por não encontrar o moço. Sabemos que eles voltaram para casa e armaram uma situação falsa, dizendo que encontraram a capa no campo, suja de sangue e a reconheceram e a trouxeram para que o pai também o fizesse, e ele o fez com muito pesar. É de nosso conhecimento que Jacó ficou profundamente triste e abatido e eles para manterem a farsa, tentaram oferecer consolo. Claro, Deus sabia de tudo isso, dos dois lados e da motivação deles, e ele estava agindo na situação mais completamente em silencio. No caso de Abel e Caim, imediatamente Deus confrontou Caim e revelou-lhe a maldade do coração e denunciou o crime cometido. Aqui, com os filhos de Jacó, Deus não interviu, nem confrontou eles e muito menos falou com Jacó, avisando-o de que os filhos mentiram e eles tinham culpa no cartório. Também, o Senhor não revelou nada, de tanto nenhum a seu servo e Jacó, mesmo sendo um homem de oração, de estreita comunhão e vida espiritual equilibrada, não foi contemplado com nenhuma revelação da parte de Deus. Então temos aqui uma preciosa lição a aprender: Deus, na sua grandeza, pode, se assim o desejar, falar ou não falar, sobre algo que ele sabe sobre nós e até pelo qual estamos orando seriamente, buscando de coração e sendo honestos e corretos. Ele pode e faz, tanto é que fez com Jacó. Nesse caso específico, fica precificado que uma não resposta de oração, não significa que a pessoa esteja em pecado, ou não tenha fé, ou não tenha discernimento, ou não é digno. Trata-se de uma postura de Deus para no devido tempo dele, revelar seus propósitos e realizar sua vontade. Eu sei, e vocês também sabem, que se Deus revelasse qualquer coisa, ou desse qualquer pista, o resultado final desse história seria outro. Jacó não descansaria fazendo buscas e deixando de fazer coisas para se ocupar daquilo que lhe preenchia o coração. Quem de nós também não reviraria meio mundo para encontrar um filho que desapareceu, sabemos que está vivo em algum lugar? Agora, que tudo estava em ordem, até Jacó já sabia que José estava vivo, estava bem e poderoso, então Deus se revela a ele em sonhos de noite e toca no assunto. O que o meu coração cogitou muitas vezes e o de vocês também, era de ficar bravos, decepcionados e nos dar o direito de dizer isso para Deus. Faríamos nada mais, nada menos do que uma acusação: “O Senhor sabia o tempo todo e via o meu sofrimento e não me disse nada? Esses rapazes mereciam uma dura, e o Senhor não fez nada? Por que?” Deixe-me adiantar, que hoje eu não alimento mais essa reação e nem esse sentimento. Reconheço minhas limitações, minhas dores e tudo mais, mas declaro que concordo com o Senhor Deus, e mesmo não entendendo, eu aceito, acato e me submeto à sua sabedoria. Eu não sou bom para guardar segredos e Deus é, então se ele me contasse eu estragaria tudo ou dificultaria o trabalho dele. Quando Jacó chegar lá no Egito, e ver José, e ver quem se tornou aquele garoto, vai concordar que Deus fez um trabalho tremendo e inigualável. Ninguém e com qualquer tipo de recursos, faria com José o que Deus fez e o colocaria onde colocou e como colocou. Então, GLÓRIA A DEUS! As palmas são todas para ele, o louvor, a honra e todo e qualquer reconhecimento. Só e tudo isso. Ele é o Senhor e tem todo direito de ser. O resto é história!

Pai, só nos resta nos curvarmos diante da tua sabedoria e graça e dizer muito obrigado. O Senhor tem toda a razão de agir daquele jeito, desse jeito e do jeito que entender, porque sempre será a melhor maneira de fazer o que pretendes fazer. A vida é minha, porque o tu me deste; mas ela é tua, porque a entreguei a ti e aos teus cuidados. Posso não ver tudo e não ver longe, por isso minha fé precisa ser firme e confiar que quem está dirigindo, dirige bem e sabe o que faz. Te glorifico e exalto sempre e por tudo. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s